Artigos

Imagem corporativa no Linkedin

Por Artigo de Opinião - autor

09/05/2023 09h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Gestão inovadora, vozes potentes do mercado, cases de sucesso, oportunidade rica de conexão.
Indiscutivelmente, o Linkedin é a melhor plataforma para a imagem corporativa. CEO’s, gestores e profissionais de todas as áreas têm utilizado cada vez a rede social para destacar a carreira, compartilhar experiências e projetos empresariais ou até mesmo para comentar e repercutir fatos relacionados aos negócios e ao mercado.
 Nesse cenário, executivos e executivas têm apostado em conteúdo de relevância para fortalecer a presença digital, posicionamento pessoal e institucional, engajamento e, sobretudo, gerar reputação positiva. Você tem o hábito de entrar no Linkedin? Como está a sua imagem corporativa e pessoal na plataforma? Criada em 2003, a maior rede profissional do mundo reúne mais de 850 milhões de membros, mais de 58 milhões de empresas registradas e está presente em mais de 200 países.
Uma pesquisa exclusiva realizada a pedido da Forbes Brasil mostra que 52% dos CEOs possuem presença estratégica na rede. 16,6% deles possuem presença A+, considerada como referência, enquanto 36% têm classificação A, considerada como comprometida e efetiva. O estudo mostra também que 36% possuem avaliação B (são ativos, porém sem estratégia de conteúdo e relacionamento bem definidas) e 8% ficam nas categorias C e D (iniciantes e inativos, respectivamente).
É preciso que os líderes estejam atentos ao posicionamento na rede social de forma qualitativa e quantitativa com conteúdo criativo, análises inteligentes e frequência para publicações. Cultivar a visibilidade no Linkedin pode impactar diretamente a percepção do mercado sobre a empresa, reforça o posicionamento da organização e de seus valores, além de fortalecer a marca pessoal.
Para o público, líderes que apresentam suas opiniões ganham força na sua reputação e potencializam a mensagem transmitida. Os CEO´s precisam driblar a falta de tempo, a insegurança por não dominar a rede social ou a preocupação com possíveis crises e manter a estrutura de organização do seu perfil ou da empresa de forma ativa. Não há uma fórmula já pronta, o caminho é falar um pouco da sua história, abordar temas como gestão, liderança, inovação, tendências de mercado e muitas outras pautas relevantes para a sociedade como inclusão, diversidade, sustentabilidade, responsabilidade social e outros. Afinal é importante se conectar com a sua audiência através de boas histórias que gerem conhecimento, oportunidades e transformação, tudo com empatia e humanização.
Verônica Melo 
Jornalista, Gestora de Comunicação e Sócia-Diretora da Inove Comunicação.