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Negócios de bilhões: O surpreendente crescimento do mercado pet no Brasil

Por Victoria Lima

15/05/2024 14h59

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O mercado pet brasileiro tem crescido a uma taxa média anual de aproximadamente 7% nos últimos anos

O mercado pet no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da renda da população, mudanças nos padrões de consumo e maior conscientização sobre o bem-estar animal. O Brasil é um dos maiores mercados pet do mundo, ocupando atualmente a segunda posição, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2021, o mercado pet brasileiro movimentou cerca de R$40 bilhões.

Segundo Caio Bernardo, Diretor Comercial e Marketing da Cobasi, há um grande acirramento no cenário competitivo com players capitalizados e avanço de outros canais na categoria Pet. Segundo Caio, o maior conhecimento do tutor sobre as reais necessidades dos seus pets deverá ser um impulsionador do crescimento. 

“Compreender que um brinquedo não é diversão e sim saúde mental para o cachorro muda a priorização que o tutor dá à essa categoria de produto, por exemplo. O mesmo pode se aplicar à qualidade das rações que apresentam um amplo espectro de preço por quilo. As rações super premium proporcionam uma qualidade de vida melhor para o animal assim como sua longevidade. Esse entendimento muda tudo”, afirma. 

Ao assumirem o status de membro da família, os pets passaram a ser grandes consumidores de produtos e serviços. A relação com eles passa a ser pautada pela afetividade, impulsionando o potencial de consumo. Somado a isso, é observado o envelhecimento populacional (efeito nicho vazio) e a formação de casais sem filhos ou com um único filho como tendências que continuarão a impactar positivamente o mercado.

“No Brasil, a Doutora Nise da Silveira (Psiquiatra), foi a primeira a utilizar animais para o tratamento de pacientes adoecidos em um hospital psiquiátrico, e a partir disso, o olhar sobre os impactos positivos na saúde emocional da relação animal e humano começou a ser visto a partir de uma nova ótica. Hoje, absolutamente os animais ganham cada vez mais espaço, não apenas em cuidados específicos com a saúde, mas também, dentro dos nossos lares. Percebe-se que no período pandêmico e até mesmo após, a procura por animais de estimação cresceu consideravelmente. Atualmente, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil está em quarto lugar, como o país com maior população de animais do mundo”, comenta a psicóloga Ticyane Olímpio. 

É unanimidade entre os especialistas afirmar que o período pandêmico mudou as necessidades humanas. A saúde mental ficou extremamente mais vulnerável, e os animais viraram os protagonistas, tornando-se o suporte emocional de diversas pessoas e famílias, com as suas presenças físicas repletas de afeto. 

O mercado pet engloba uma ampla variedade de segmentos, incluindo alimentos, produtos de higiene e beleza, acessórios, serviços veterinários, medicamentos, entre outros. O mercado pet brasileiro tem crescido a uma taxa média anual de aproximadamente 7% nos últimos anos, demonstrando uma demanda crescente por produtos e serviços relacionados aos animais de estimação. O crescimento da inserção do canal digital na venda da categoria como a principal mudança nos últimos anos. 

“Nosso canal digital dobrou de participação nos primeiros meses de pandemia. Hoje temos mais de 35% da nossa receita vinda dos nossos canais digitais. Para ter uma referência, em Janeiro de 2018 esse canal beirava 2% da receita total da empresa. A Cobasi já vinha investindo no canal Digital e quando o comportamento do consumidor mudou, estávamos preparados”, informa Caio.

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Segundo as pesquisas, o setor de Petfood tem se destacado, impulsionado pela crescente percepção dos pets como membros da família e pelo aumento do conhecimento sobre suas necessidades nutricionais. Além disso, a categoria de Farmácia/Medicamentos para animais tem recebido maior atenção, refletindo a preocupação dos tutores com a saúde e o bem-estar de seus companheiros.

“Para atender às crescentes demandas dos consumidores e manter-se alinhada com as tendências do mercado, a Cobasi está adotando diversas estratégias. Estamos fortalecendo nossa presença no canal digital, oferecendo uma experiência de compra omnichannel e investindo em nosso Super App para proporcionar conveniência aos clientes. Além disso, estamos priorizando o desenvolvimento e entrega de conteúdo relevante, capacitando os tutores com informações úteis para cuidar de seus pets. E, por fim, estamos constantemente buscando inovação em nosso portfólio de produtos, acompanhando lançamentos e tendências tanto no mercado nacional quanto internacional”, finaliza o executivo da Cobasi.