Marketing, Pessoas & Relacionamento

As estratégias de comunicação com o consumidor são tema do encontro Marketing, Pessoas & Relacionamento em Recife

Publicado em

20/03/2024 11h20

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Em um encontro que celebrou o lançamento de mais uma edição do Impresso Nosso Meio, a plataforma de conexão e conteúdo reuniu cerca de 80 profissionais do mercado de gestão, comunicação e negócios no primeiro evento Marketing, Pessoas & Relacionamento na capital pernambucana.

O evento tem como objetivo proporcionar um ambiente de conhecimento e relacionamento, e desta vez o conteúdo exposto contou com a apresentação de Renata Carvalho, Gerente de Marketing e Trade na Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, e Mariana Lisboa, Gerente de Marketing Grupo Moura.

Mariana Lisboa iniciou seu momento de fala comentando sobre as estratégias de comunicação do Grupo Moura. Inicialmente, o grupo escolheu começar a falar primeiramente pela grande mídia. Por isso, Emerson Fittipaldi foi escolhido como garoto propaganda da marca, por ser alguém do meio automotivo com uma carreira respeitada e respaldo com os consumidores. Depois de muitos anos, não era mais necessário ter alguém para “atestar” a qualidade do produto. Assim, se encerrou a parceria com o ex-piloto.

Após essa fase, Mariana afirma que as campanhas passaram a falar mais sobre os carros, sobre as inovações dos veículos e sobre como as novas tecnologias consomem mais energia. E a comunicação passou a falar sobre a importância de ter uma bateria de muita qualidade para conseguir sustentar as novas tecnologias.

A Gerente de Marketing Grupo Moura apresentou o termo “saliência de marca”, que significa a forma que a marca é vista e percebida pelos consumidores. Essa saliência é medida e acompanhada de perto anualmente, e para o segmento de baterias, é de extrema importância.

“Bateria não é comprada toda semana. É um produto associado a um momento ruim, é uma compra de emergência, e você precisa tomar a decisão rapidamente. Optamos por trabalhar os atributos da marca, para meu cliente em potencial estar sempre com a minha marca na mente, e na hora de tomar a decisão rápida, ele saiba que meu produto é a melhor escolha”, afirmou a executiva.

Entendendo a importância de estar na mente do consumidor, o grupo Moura passou a complementar as campanhas com uma estratégia de conteúdo para que a mensagem pudesse chegar ao consumidor em diversos canais.

Segundo Mariana, foi criado uma estratégia multiplataforma de conteúdo autoral para abastecer todos os canais de mídia, com uma intensa diversidade de temas, abordagens, e tons de voz, para que isso chegue ao consumidor.

Em seu momento de fala, Renata Carvalho, Gerente de Marketing e Trade na Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, apresentou o case da Mimi, o chatbot da marca Minhoto, um robô de atendimento virtual que foi criado para dar dicas e receitas práticas e rápidas para os consumidores por meio do WhatsApp.

“Ela chegou para trazer conteúdo relevante para o consumidor. Ela é uma consultora de via rápida e prática, com informações de qualidade”, afirmou.

Entre as estratégias de comunicação da robozinha, o envio de mensagens para os consumidores em datas estratégicas faz com que a marca esteja presente nas datas comemorativas mais importantes do ano, como Natal, Dia das Mães e Páscoa.

Além disso, Mimi tira dúvidas sobre quantidades de alimentos em festas como churrascos e aniversários. Segundo a executiva, Mimi traz conteúdo em momentos estratégicos para o consumidor da marca.

Renata afirmou que existe uma monitorização intensa e constante das perguntas que a robozinha não conseguia responder. Isso é feito para buscar sempre melhorar a experiência de conversa.

“Queremos praticidade, porque nosso consumidor não tem tempo a perder”, comentou.

Após o momento de fala das duas palestrantes, foi aberto um momento de conversa com os participantes para tirar dúvidas e fazer comentários sobre as estratégias de comunicação das duas marcas.