Tendência

Audiovisual aposta em tecnologia para superar pandemia

Publicado em

10/08/2021 15h53

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Inteligência Artificial, animação, ilustração digital, drones e direção remota são algumas das ferramentas adotadas para inovar a produção audiovisual em 2021

 

Nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em vídeo e áudio quanto em 2020, é o que apontam pesquisas do Kantar Ibope Media sobre as tendências de comportamento e consumo do último ano. A necessidade trazida pela pandemia fez com que as pessoas encontrassem na tecnologia uma solução para muitos impasses do novo cotidiano e um ponto de contato com o mundo lá fora. E esse é só o começo de uma verdadeira revolução da linguagem audiovisual.

 

Assim, a transformação digital invadiu nossa rotina. Do entretenimento ao trabalho, estamos sendo estimulados diariamente por imagem e som. E se em um primeiro momento a pandemia sinalizou uma crise do setor, sobretudo com a paralisação de projetos e gravações externas, agora as produtoras de audiovisual estão a todo vapor para entregar conteúdo de valor para as pessoas.

 

As organizações aceleraram o processo de digitalização de seus canais com os colaboradores; o ensino à distância se consolidou em escolas e universidades; o entretenimento ganhou novos formatos com a oferta de streamings; a informação se pulverizou em mais diversas plataformas. E por trás de tudo isso estão as produtoras de conteúdo investindo em tecnologia e automação para atender esse mercado em expansão.

 

Inteligência Artificial, animação, ilustração digital, drones e direção remota são algumas das ferramentas adotadas para inovar a produção audiovisual em 2021. No Ceará, a Terra Vista Filmes conta que adaptabilidade e tecnologia foram as palavras-chave para enfrentar a pandemia. “A principal ferramenta que passamos a utilizar foi a de virtual production. Usando painéis de LED, conseguimos reproduzir cenários e locações sem sair do estúdio, com um resultado muito legal, o que facilita em um momento como o atual de isolamento social, redução de deslocamentos, menor equipe e maior controle sanitário. A direção remota é outro recurso que veio para ficar. Também investimos em tecnologia para que o cliente acompanhe a gravação remotamente, com qualidade de imagem e som. E isso rendeu trabalhos para outros Estados”, explica Ednei Martins, diretor da Terra Vista. A produtora finalizou ainda o estúdio próprio, sendo um dos maiores do Nordeste.

 

Alguns setores permaneceram com intensa demanda. A Gravital Filmes tem o foco do negócio na produção audiovisual publicitária, mas observou uma procura de clientes diretos, institucionais, projetos de educação à distância e pós-produção. E no meio de tanta produção de conteúdo, Daniel Cortez, diretor da Gravital, relata que a inovação no olhar para cada projeto é tão importante quanto a atualização tecnológica. “Pensando nisso, abrimos um novo diálogo criativo com os clientes e agências. Para atender a complexidade das demandas nesse período, surgiu a Gravital Content, um braço da Gravital especializado em criação de conteúdo, que visa construir um olhar cinematográfico para qualquer projeto. Às vezes uma boa ideia é tudo que precisamos para viabilizar a linguagem audiovisual”. E ainda resume: “Além de equipamentos, além de limitações do orçamento, é necessário mergulhar nas reais necessidades do projeto para oferecer soluções eficientes. A ideia é desenvolver a identidade do cliente através das imagens e isso não significa produzir filmes bonitos e de qualidade, mas descomplicar, alinhando processo criativo e de produção”, finaliza.