Inovação

Campus Party Brasil 2022 encerra com recorde de palestrantes internacionais e destaque para metaverso, robótica, inteligência artificial e educação

Publicado em

16/11/2022 11h28

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Mais de 200 mil pessoas passaram pelo evento em 5 dias,  que contou com mais de 1.000 palestrantes, 500 horas de conteúdo

 

A 14ª edição da Campus Party Brasil (#CPBR14), maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, aconteceu entre os dias 11 e 15 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, com uma série de novidades em sua programação. O evento recebeu um público de mais de 200 mil visitantes ao longo dos 5 dias, sendo 12 mil campuseiros, que tiveram acesso a mais de 1.000 palestrantes, com recorde de internacionais, e atividades que aconteceram praticamente 24 horas por dia. A edição do ano que vem já tem data: 25 a 30 de julho de 2023.

O retorno ao formato original com Camping, Arena e Open Campus garantiu uma imersão completa para quem estava com saudades do evento. Na Arena, localizaram-se cinco palcos – What´s Next, Login, Artemis III, GIT/T-800 e CRISPR; dois espaços de workshops – Agile e Growth; e oito bancadas de comunidades. Neles passaram nomes como de Orkut Buyukkokten, Dra. Jessica Leeker, Tommaso PrennushiJordan SolesDr. Josiah Zayner, Gabe GabrielleBill Reith,Dr. Fabiano de Abreu,  Ricardo Cappra, Dado Schneider, Laysa Peixoto, Lorrane OlivletNyvi Estephan, entre outros.

Esse ano também ocorreram 5 hackathons das diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de usar a tecnologia para ajudar na transformação digital de setores como educação, turismo e inclusão. O Desafio Accenture visa encontrar um mecanismo para promover a cultura empreendedora na favela; o Desafio Acessibilithon Confweb, conta com a parceria da RNP e quer usar a tecnologia para quebrar as barreiras da inclusão; o Desafio Microsoft tem como tema as soluções de aprendizagem e suas tecnologias para todos e todas com o uso do Microsoft Azure; Desafio Visa que pretende usar a tecnologia para melhorar a experiência do viajante, e o Desafio BNB Chain procura soluções para saúde pública por meio de Blockchain.

Outro grande destaque do evento foi a Open Campus, área aberta e gratuita a todo o público, no qual os visitantes tiveram acesso a Arena Drone, a Campus Play e a Arena de Robôs, no qual ocorreu o maior evento de combate de robôs já visto na Campus Party. Entre as novidades da área gratuita está o Laboratório CRISPR, onde foi possível mergulhar no mundo das células, inclusive com a possibilidade de acompanhar uma impressora biológica imprimindo carne baseada em plantas. Além disso, foi possível conhecer o trabalho de cerca de 80 startups que se apresentaram no Startup 360º e diversos projetos universitários presentes no Campus Future.

 

Fundador do Orkut anuncia nova rede social na 14ª edição da Campus Party Brasil

Reprodução/Campus Party Brasil no YouTube

Orkut Buyukkokten, fundador da rede social que leva seu nome, foi uma das atrações mais aguardadas desta edição da #CPBR14. O engenheiro turco afirmou, neste sábado (12), que lançará uma nova rede social. Em abril, o engenheiro havia reativado o orkut.com e colocado outra iniciativa, a hello, em pausa. Ele diz que quer usar sua experiência para “construir algo melhor”. Orkut Buyukkokten, trouxe a discussão sobre redes sociais explorarem a experiência humana para lucrar. Na palestra “Vale tudo pela curtida? A culpa é dos feeds”, o engenheiro turco falou sobre o que deu errado nas redes sociais na última década. Contúdo, não apresentou como ele pretende reverter essa tendência negativa.

 

Mulheres astrônomas são destaque na 14ª edição da Campus Party Brasil

A estudante de física, Laysa Peixoto, foi uma das palestrantes da CPBR14. A mineira de 19 anos participou do programa “Expedição 36”, da Nasa, em parceria com The Internacional Astronomical Search Collaboration. Durante o período em que esteve no projeto, Laysa descobriu o asteroide LPS00023 (a sigla remete as iniciais de seu nome). Medalhista de olimpíadas científicas nacionais e internacionais de Astronomia e Astrofísica, ela foi aprovada no processo seletivo da agência aeroespacial dos Estados Unidos. 

O empreendedorismo espacial também foi tema desta edição da Campus. A empreendedora Aila Raquel é pioneira no setor de observação da Terra com nanossatélites. Certificada pelo governo francês como empreendedora talentosa, Aila é membro fundadora da Aliança Startups do Setor Espacial e membro de associações internacionais como a StellarModal Transportation Association, com membros de alto desempenho no setor espacial internacional. 

Parte das descobertas sobre o universo vem sendo feita por cidadãos comuns. A jovem mineira Lorrane Olivlet, descobriu não um, mas quatro asteroides em sequência. A engenheira biomédica foi outra palestrante confirmada na CPBR14. Estudante para licença de piloto de avião e criadora do grupo voluntário de STEAM, com foco em assuntos espaciais InSpace que abrange todo o Brasil, Lorrane é autora de um livro sobre sistema solar, divulgadora cientifica e influenciadora digital com quase 1 milhão de seguidores somados nas redes sociais. 

Laboratório CRISPR

O espaço apresentou uma imersão das células. Os visitantes da Open puderam ver e entender melhor células tronco, tumorais e neurológicas, além de acompanhar o processo de amplificação de DNA e miniórgãos. Outra atração foi a impressão de carne de proteína vegetal, criada em uma impressora 3D. O alimento é semelhante, tanto em sabor, como em textura, à carne de animal. A tecnologia consegue trazer a carne 3D mais nutritiva, sem sacrifício de animais e sem impactar o meio ambiente.

Arena de Robôs

Em parceria com a Robocore, foi realizado o maior evento de combate de robôs já visto na Campus Party. Com mais de 4.000 m², o espaço contou com seis categorias (combate de robôs, hockey de robôs, seguidor de linha, sumô de robôs, trekking indoor e exposição artbo). Ao todo, o espaço recebeu 730 competidores, 85 equipes, com a premiação de 51 times. Para informações sobre os vencedores, acesse: https://www.robocoreexperience.com

LYSA, o robô guia, é destaque na 14ª edição da Campus Party Brasil

Inspirada nos cães-guias, animais adestrados para orientar pessoas deficientes visuais em locais públicos e privados, a professora Neide Sellin, graduada em Ciência de Computação, desenvolveu o projeto de um robô-guia chamado Lysa, cujo nome foi baseado no primeiro computador criado por Steve Jobs. As pesquisas começaram em 2011, quando ela dava aulas na Escola Municipal Clóvis Borges Miguel, no município de Serra (ES) e contou com a participação dos alunos da oficina de robótica educacional.

O protótipo inicial do robô, feito em 2011, foi construído com sucata e outros materiais. Para aprimorar o projeto, em sua jornada a educadora conquistou recursos do CNPq, FAPESP, FINEP, FAPES e SEBRAE, FINEP,o que permitiu o avanço das pesquisas, inclusive a adaptação do design para comportar inovações e potencializar a sua eficiência. Neide também participou de programas de televisão como “Caldeirão do Huck” e “Shark Tank”, onde angariou recursos para continuar com os aprimoramentos, até chegar à versão atual de Lysa, feita com auxílio de impressoras 3D.

 

Campus Party Brasil 2023

A 15ª edição da Campus Party Brasil (#CPBR15) já tem data marcada para acontecer: de 25 a 30 de julho de 2023. A CPBR15 vai seguir explorando temas como robótica, machine learning, energias limpas, metaverso e inteligência artificial.

 

 

 

Sobre a Campus Party

Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.