Imagine, leitor, um Rei Davi cearense! Retorquiria, D’us, atores em experiência ao tom igualmente publicístico dos ofícios de UX. Desenho-os enquanto usuários, empregados, consumidores e governos centrados em suas demandas à cinca de escuta de uma sessão de Design Tinking (DT). Tangencio novas interações, mesmo vislumbrando agrura. Amplio os reclames desta croniqueta que, desde o início do ano, pontua um original framework para pesquisas de atores-usuários: Figuras. Verso a quinta modalidade de um estar em uso figurados por personas. Foram-se outrora: Septentrio, Bellator, Donnus e Socius. Faz-se bem relembrar ao leitor que, no segundo parágrafo, submergirá, tal como John, perdido na inércia do tempo que brincou conosco.
Exprimo rituais e vulnerabilidades de quem é alentado, animado, confortado, encorajado, estimulado, melhor seria. De quem é consolidado por coletividades, firmado e intensificado ao reforçar vínculos. Do ator que é guarnecido, ou seja, acastelado, armado, defendido por um Povo, encastelado e ao mesmo tempo munido. Figuram, os que nomeio, como robustos ao final do ato de alimentação e munição. A Figura, assim, do avigorado, da consolidada, do tonificado. A Figura do Fortalecido opõe-se ao do debilitado, não obstante tê-lo enfraquecido, enfraquecida ou enfraquecide. Na velha gramática binária, designa-se o ato de quem se fortaleceu, que se revigorou, robusteceu; continua Houaiss, quem dispõe de bons meios de defesa, mora à praça, região, fronteira, por certo, do forte de Fortaleza. Seria, então, a Figura do Afortalecido, do nascido para ser Forte, mesmo tendo padecido por mortiça secura.
Retomo Faria, em sua terceira edição de 1962 do Dicionário Escolar Latino-Português, porquanto a pessoa pesquisadora de experiência venha a figurar historiadora, mídia que desenha planejamento, historiógrafa dos usos passados para prever o futuro presente. Confirmatus, assim, é “particípio passado” de confirmo. Adjetivo de corajoso, firme, resoluto, sólido. A Figura Confirmatus em Nosso UX é o Confirmado, o Ratificado; portanto, e além disso, o Fortalecido. Explico incorporando-o ao uso da tela.
No app, o Fortalecido é aquele usuário-ator que acumulou distintas interações com o sistema, que já experimentou suas funcionalidades, testou suas limitações e apreciou suas nuances. Confirmatus é um ator em experiência como todas as outras figuras. Em um DT, é alentado e encorajado a explorar o universo de quem o nutre, a desbravar seus caminhos por feedback para o aprimoramento contínuo. Confirmatus acumulou experiências e conhecimentos, tornando-se um defensor do produto público. No entanto, sua vulnerabilidade reside na necessidade de se adaptar a mudanças e demandas em curso. A interação do Confirmatus é marcada por ritmo, ginga, compra de jogo e mandinga, revelando seus traços distintos. Traduzo-o como um gestor público 4.0 em seus rituais e vulnerabilidades.
A sanção e o fortalecimento do Confirmatus são efetivos para a evolução do produto ou serviço (governamental). Essa Figura, com sua resolução e firmeza, traz consigo a bagagem de suas experiências anteriores, conhecendo as armadilhas e as soluções oferecidas pelo sistema. Sim, o chamado sistema. O Fortalecido é um guarnecido pelo conhecimento herdado pelo Povo, um ator que se torna um defensor do produto público, compartilhando suas descobertas com outros atores-usuários e ampliando a rede de novos atores confirmados. Mais tributo, sim! Basta unificar e renomear. Reinventem-se, gestores públicos! Digo aos Confirmatus em seu ritual: cumulativo.
A vulnerabilidade da Figura Confirmatus reside em sua experiência e conhecimento acumulado, ou, engarrafado, abarrotado por vezes. O gestor público 4.0 desafia-se em ser um ator sujeito a novos desafios e obstáculos que podem afetar sua percepção e satisfação. Ainda que seja consolidado pela comunidade de cidadãos, o Fortalecido está exposto a mudanças, atualizações e demandas em curso. Identitárias, dizem. Sua capacidade de adaptação e flexibilidade é posta à prova, assim como sua fulgura de resistir à frustração quando algo não sai como apalavrado. A vulnerabilidade de Confirmatus é a demanda publicística do tempo, os novos usos de necessidades criados.
Ritual e vulnerabilidades em Figuras despontam os quatro vetores de interação do Fortalecido. Tangibilizarei faceando ocorrências interativas de uma sessão de “quebra-gelo” de Design Thinking (DT).
Ritmo (Keys/keyings): O Confirmatus é marcado pelo ritmo do seu relacionamento com o aplicativo e seu legado em sessões de DT. É quem mais cala, mesmo com câmera ligada, se desvirginado. Acumulável, a memória afetiva é o traço mais forte desta Figura. Chora e sorri, ao entretom das experiências do passado. Feliz será se arquivável seu legado, seu substrato.
Ginga (Laminations): Ao entrar no jogo, o Fortalecido figura uma pessoa sisuda, durona. A troca simbólica é burocrática, com muita incidência de caracteres textuais puro. Dá o tom em um DT, apenas pelo cargo que gerencia. Sua Figura diz per se. É animador, sem embargo, se seu interesse estiver na mesa.
Compra de jogo (Anchorages): Supervisiona o anúncio da interação, segue Septentrio, a Ursa Maior do Nordeste. Pode operar, sem embargo, como Donnus. Ratifica falas.
Mandinga (Fabrications): Tal Socius, as mandingas são raras quando amigo. Sendo ator-usuário, Confirmatus se adapta mesmo sem abarcar completamente o contexto que o envolve. Retifica atos.
Nosso UX apresentou a figura do Fortalecido em uma sessão de Design Thinking ou em uma app, tipificado-o como gestor público inovador. Refletiu as vulnerabilidade se a rituais dos atores que operam no app, também no ato publicístico de DT. Enquadra-se como “quem acumula história e desafia-se às adaptações narrativas”. Os rituais de confirmação e fortalecimento parecem ser essenciais para cunhar uma base sólida de conhecimento e experiência a esta figura. Quando abunda para sua emancipação, gema o Fortalecido.
Fernando Koren Nobre
Cientista da mídia e etnógrafo de produtos digitais. Pesquisador visitante do Zentrum für Medien- Kommunikations- und Informationsforschung (ZeMKI) da Universidade de Bremen na Alemanha (2022) e Max Kade German-American Center da Universidade de Kansas (2018). Graduado em Publicidade pela Escola Superior de Propaganda em Marketing, mestre em Sociologia e doutor em Estudos da Mídia. Possui mais de dez anos de experiência em pesquisa e oito anos em docência. Inventor do software Qualichat, desenvolvido em seu pós-doutoramento na UNICAMP, entre 2020 e 2022. Fundador do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública.
Confira também: