O poder das comunidades digitais para as marcas

Por Redação

22/05/2023 12h00

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Viver em sociedade, buscar aceitação, ser reconhecido e se sentir parte. São características tão humanas que jamais podem ser desconsideradas pelas empresas em suas ações de marketing. Sei que isso não é nenhuma novidade.

 

Mas sabe a diferença entre saber o que precisa ser feito e efetivamente fazer?

 

Pois é… existe uma diferença…

 

O fato é: as marcas humanizadas, que dialogam e valorizam o protagonismo dos consumidores entenderam as necessidades dos seus públicos e estão resolvendo essas necessidades com suas formas empáticas e próximas de se relacionar e se comunicar com eles, tornando-se, assim, marcas de valor, e quem sabe até: insubstituíveis.

 

Mas o que essas marcas tem feito para ocupar essas lacunas emocionais?

 

Elas tem criado as suas comunidades digitais, a exemplo da Lego Ideas e da A “Beauty Insider Community” da Sephora. Essas comunidades além de trazerem o benefício do relacionamento e de fazerem as marcas sempre serem lembradas pelos consumidores, também tem um papel fundamental de fazer com que a empresa entenda sobre o comportamento deles, monitorando e analisando as suas opiniões. Uma excelente fonte de pesquisa. Isso ajudará a responder rapidamente às novas demandas e tendências de mercado, permitindo ainda estratégias de vendas mais eficazes.

 

Um estudo realizado pela Statista, uma plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores, prevê que o número de usuários de comunidades digitais deve atingir 1,8 bilhão no ano de 2025 no mundo todo. Se comparado a 2020, teremos um aumento bastante significativo, tendo em vista que naquele ano esse número era de 1,2 bilhão. 

 

Hoje, não é mais suficiente estar presente nas redes sociais. Agora, é preciso criar uma conexão efetiva com os consumidores. Valorizar o protagonismo deles. Isso é possível desenvolvendo comunidades digitais, em que as marcas e consumidores atuem de forma autentica. Essas comunidades devem ser compostas por pessoas com interesses comuns para troca de informações, dicas e conhecimento, bem como estimular a compra.

 

A empresa precisa gerir essa comunidade, realizando um acompanhamento próximo e constante. Exige esforço, dedicação, atenção, inovação e criatividade. Importante destacar que a comunidade precisa colocar o cliente no centro e não a marca.

Segundo a pesquisa “A Better Way to Build a Brand: The Community Flywheel”, realizada pela McKinsey & Company, empresas que possuem comunidades digitais tem três vezes mais chance de superar a concorrência no que se refere ao crescimento de mercado e a rentabilidade. Logo é algo que exige esforço da empresa, mas que também traz excelentes resultados.

 

Como desenvolver a sua comunidade digital?

 

Primeiro, é entenda sobre o público, suas preferências e comportamento, assim como tenha claros o propósito e os valores da comunidade. Em seguida, identifique quais são os produtos que geram valor para a marca e partir para o storytelling sobre esses produtos e a marca em si. Na sequência, crie conteúdo relevante e estimule a criação de conteúdo pelos usuários da comunidade. Ofereça benefícios para esses usuários, como testar produtos e participar de eventos exclusivos. Por fim, não se esqueça de que a jornada de compra deve ser fluida e sem barreiras.

 

Pronto, agora, é com você!

 

Céu Studart é sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Eio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 15 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.

 

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.