Mercado

Conheça as mentes por trás do marketing do Circo Americano

Publicado em

27/03/2024 17h34

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Bryan Stevanovich e Pedro Lucas lideram a equipe de marketing, que conta também com o apoio da AD2M Comunicação

Por todos os lados de Fortaleza é possível ver alguma propaganda do Circo Americano, que está na cidade desde janeiro e tem causado impacto pelo seu espetáculo e todas as suas ações que reverberam com facilidade na mídia.

Quem ainda não foi ao circo, pelo menos já viu algum anúncio, seja em outdoors nas ruas, vídeos em shoppings, jornais, ônibus, TV, rádio, internet ou até pelos ares – isso porque suas sessões também são anunciadas através de um avião de som. É inegável que toda essa presença 360 seja a principal responsável pelo sucesso do circo, que já recebeu mais de 100 mil pessoas desde a sua estreia na capital cearense.

Por trás de todo esse planejamento estratégico de mídia e ações existem duas mentes que unem o tradicional às tendências atuais de mercado. Bryan Stevanovich, 30, é de nacionalidade espanhola e família tradicional circense francesa, mas com um coração genuinamente cearense. Casado com Thalita Farias Stevanovich, uma paulista radicada no Ceará, eles tiveram duas filhas e construíram em Fortaleza uma base para sua família que também acompanha o circo em sua turnê pela América Latina. Ele é uma das peças centrais do marketing e comunicação do Circo Americano, um dos 4 circos da família.

“O circo é encantador, é diferente. Não posso negar: todo o padrão e excelência do Americano facilitam o meu trabalho na hora de fechar parcerias e negócios. Diversas empresas se unem à nós para reverberar a presença do circo e as pessoas por trás dessas empresas brilham os olhos e pensam: eu quero fazer parte disso. O mais importante nisso tudo são os contatos que fazemos, as conexões… É uma rede que levamos para a vida. É sempre muito prazeroso trabalhar quando trazemos qualquer um dos nossos circos para o Ceará”, diz.

Por outro lado, Pedro Lucas, 23, usa sua expertise no digital para ganhar ainda mais alcance e garantir que o circo seja visto por todos. Envolvido em entretenimento desde 2018, ele conheceu o Cirque Amar em 2020 – um dos circos da família Stevanovich – que estava em Fortaleza. De lá pra cá, acumulou conhecimento no assunto e ganhou experiência com estreias e temporadas em várias cidades, como Rio de Janeiro e Recife. Com a vinda do Circo Americano a Fortaleza, ele entrou em cena novamente para ‘jogar em casa’.

“Eu me apaixonei pelo circo, essa é uma verdade. Dentro do entretenimento, é o que eu mais curto fazer, comunicar e criar. O circo é muito dinâmico e me dá milhares de possibilidades todos os dias, então é preciso ser estratégico na hora de vender o espetáculo e as ações que criamos, como o Espetáculo Inclusivo, mutirão de doação de sangue, espetáculo aberto ao público na praia, visitação à lares de idosos e crianças em tratamento de saúde… Quer dizer, além de tudo, nós acreditamos que entretenimento se faz com propósito. E como consequência, o Americano tem ganhado cada vez mais espaço nas redes e imprensa e isso o torna um circo bem posicionado”, diz.

Juntos, eles são responsáveis por um plano de mídia que envolve um trabalho de gestão de conteúdo no Instagram, considerado por ambos a vitrine da companhia, além de convites à influenciadores, jornalistas, eventos dedicados à marcas e empresas parceiras, distribuição multicanal e, o que Bryan mais gosta de fazer: mídia de rua. Todo esse trabalho é somado ao da assessoria de imprensa composta por profissionais da AD2M Comunicação.

“Os meninos nunca esperam uma ação acabar para engatar outra. Com isso, nos comunicamos diariamente para montar pautas, disparar os assuntos e gerar interesse nos canais. Os veículos de imprensa sempre abraçam todas as ações do Americano, justamente por causarem impacto no público ou terem alguma veia social. O trabalho que tem sido feito ao longo dessas semanas tem nos dado um resultado que podemos medir apenas observando, com sessões esgotadas e amplo conhecimento pela cidade”, afirma Nayana Agrela, jornalista responsável pelo atendimento de assessoria de imprensa do Circo.

A dupla se divide na gestão e distribuição de comunicação, postagens, vídeos, conteúdos, convites e eventos, e garantem: não vão parar por aí.

“A essa altura da temporada só realizamos 50% do que queremos entregar para Fortaleza. Estamos trabalhando no planejamento de eventos que ainda vão dar muito o que falar”, completa Bryan.