Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung foram os destaques da premiação, consagradas como vencedoras do “Top do Top”. Confira os vencedores, em mais de 80 categorias
A cerimônia de premiação da 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, realizada no último dia 25, revelou as marcas que estão na ponta da língua dos consumidores brasileiros como as mais lembradas. Os destaques ficaram para Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung, contempladas na categoria especial “Top do Top”. A gigante sul-coreana dos eletrônicos foi protagonista durante a celebração ao conquistar outros prêmios nas categorias “Aparelho de TV”, “Computador e Notebook” e “Smartphone e Tablet”, além das categorias especiais “Top Confiança” e “Top Inovação”.
A festa no Tokio Marine Hall teve apresentação de Lilia Cabral e Nany People, marcando a volta presencial do evento, interrompido em 2020 devido à pandemia.
As categorias regionais contemplaram Cristal, no “Destaque Região Centro-Oeste”; Pitú e Primor, no “Destaque Região Nordeste”; Havaianas, no “Destaque Região Norte”; União, no “Destaque Região Sudeste”; e Melitta, no “Destaque Região Sul”.
A noite também foi especial para marcas como Adidas, Nike e Samsung, contempladas no “Top Confiança”; Risqué, no “Top Feminino”; Havaianas, no “Top Masculino”; além de Natura e Ypê, no “Top Preservação do Meio Ambiente” e “Top Sustentabilidade”. A Ypê também levou o “Top Performance”, categoria vencida pela empresa com o maior crescimento em percentual em relação à pesquisa anterior.
Desde 1991 no mercado, quando começou aferindo 12 categorias, a pesquisa de lembrança de marcas feita pelo Datafolha é a principal do país. Segundo Luciana Chong, diretora do instituto, o Prêmio Folha Top of Mind se mantém relevante em 32 anos de trajetória por identificar mudanças de comportamento dos consumidores, bem como transformações no ambiente mercadológico. “Mais do que uma referência em recallsobre produtos e prestadores de serviços, o reconhecimento evidencia percepções e sentimentos de um público com demandas cada vez mais desafiadoras às empresas. Esse movimento que inclui questões ambientais, bem como de inclusão e diversidade, exigindo das organizações propósito claro, bem comunicado e conectado às práticas, para manterem-se relevantes no dia a dia das pessoas”, ressalta.
Renovação
Nesta edição, 84 categorias foram pesquisadas, sendo 16 inéditas, ou seja, há renovação significativa dentro da iniciativa. As novidades na premiação são: “Alívio de Azia e Má Digestão”; “Amaciante de Roupa”; “Aplicativo de Turismo”; “Atacadista”; “Bicicleta”; “Cera e Lustra Móveis”; “Chocolate”; “Coloração para os Cabelos”; “Conexão 5G”; “Fralda Descartável”; “Linguiça Calabresa”; “Máquina de Café em Cápsula”; “Maquininha de Pagamento”; “Posto de Gasolina”; “Sandália”; e “Sensibilidade dos Dentes”.
A pesquisa do Prêmio Folha Top of Mind realizou 7.701 entrevistas nesta edição, entre 2 e 13 de agosto de 2022, considerando a população a partir dos 16 anos, de todos os sexos e classes sociais, em 197 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Nesse processo, os pesquisadores utilizam avião, carro, moto, ônibus e, até mesmo, barco para representar a pluralidade regional do Brasil ao máximo.
Sustentabilidade
A revista especial, com o mesmo nome do prêmio, circula hoje (26) junto com a edição da Folha de S.Paulo. A publicação deste ano tem recorde de páginas e traz a sustentabilidade como tema central, apresentando diversos olhares sobre como o universo das empresas está lidando com as preocupações em relação ao planeta. Desta forma, coloca no centro das atenções as ações práticas das corporações para minimizar os impactos na natureza.
Entre os assuntos abordados estão utilização de recursos hídricos, compensação de carbono e projetos que envolvem replantio, bem como as iniciativas para comunicar essas atividades à sociedade. Outra reportagem aborda a aliança de grandes marcas com ONGs protetoras da fauna brasileira. Além disso, a redação convidou integrantes do World Wide Fund for Nature (WWF) e da Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolver conteúdos analíticos.
Região Nordeste – Pitú e Primor
A premiação foi especial para Primor e Pitú, duas marcas com forte presença no Nordeste e que são atendidas pela agência Pernambucana Ampla. Ambas receberam o Prêmio Folha Top of Mind, do jornal Folha de S.Paulo, na categoria de “Destaque Região Nordeste”.
“Ver Pitú e Primor como destaques no Nordeste é um orgulho para a Ampla, pois um dos nossos objetivos é fazer nossos clientes estarem no imaginário do consumidor. Elas são marcas nacionais, mas têm forte ligação com a região. Esse é um reconhecimento de que estamos no caminho certo e que essas marcas fazem parte do dia a dia das pessoas”, afirma Queiroz Filho, copresidente da Ampla.
Samsung
A empresa foi destaque em 6 categorias. São elas: Top do Top, Top Confiança, Top Inovação, Top Aparelho de TV, Top Computador & Notebook e Top Smartphones e Tablets. O Top of Mind é realizado anualmente pelo Instituto Datafolha.
“Para a Samsung é uma honra ser reconhecida como marca ‘Top of Mind’ no Brasil. Acreditamos que quem constrói a reputação de uma marca são as pessoas que, diariamente, assumem o compromisso de entregar os melhores resultados nas mais diversas frentes de atuação”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil. “Essa é uma conquista que também associamos aos consumidores que confiam em nossos valores. É por essas pessoas que estamos desenvolvendo, constantemente, novas formas de usar a tecnologia para empoderá-las em seu dia a dia e tornar suas vidas mais fáceis e conectadas”.
Gol
Pelo quinto ano consecutivo, a GOL foi a Companhia Aérea mais lembrada pelo público.
“É uma imensa alegria sermos para os brasileiros, pelo quinto ano consecutivo, a Companhia Aérea mais lembrada. Isso significa que nossa busca incansável pela excelência no atendimento tem resultado em uma experiência boa para o Cliente. E não posso deixar de pontuar que os prêmios desses últimos 3 anos nos orgulham ainda mais, pois vivemos tempos bem desafiadores para a aviação. Esse reconhecimento é de todo o Time de Águias da GOL”, comenta Renata Maluf, diretora de Marketing, Canais e Produtos.
EMS
A EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil – conquistou pelo terceiro ano consecutivo o prêmio.
“Alcançar este reconhecimento pelo terceiro ano seguido é algo que nos motiva e nos enche de orgulho. Tanto quanto comemorar esta conquista, quero expressar minha gratidão, em nome da EMS, a todos os brasileiros que reconhecem o nosso esforço em promover a saúde e mais qualidade de vida”, celebra Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.
Pirelli
A empresa registrou índices mais altos entre os homens (52%), entre os que têm 45 a 59 anos (46%) e entre os que possuem renda familiar mensal de 5 a 10 salários mínimos (46%). A companhia se consolida como a única vencedora nesta classe, com 20 conquistas em 20 edições na tradicional premiação da Folha de S. Paulo. Com os prêmios que já conquistou também em outras categorias, a Pirelli chegou a 33ª vitória no Folha Top of Mind, coroando o 150º ano de fundação da companhia, comemorado em 2022.
“A Pirelli tem muito orgulho em ser uma das marcas mais lembradas pelo brasileiro, e esse é o resultado de uma preocupação da empresa em sempre colocar o cliente no centro do nosso radar. Somos brasileiros, estamos aqui há mais de 90 anos, e ter essa perspectiva nos traz uma enorme vantagem, já que conseguimos entender claramente as necessidades dos clientes e, assim, colocarmos todo o nosso know-how de forma assertiva a favor deles”, explica Cesar Alarcon, CEO e Vice-presidente executivo da Pirelli na América do Sul.
Adria
É o terceiro ano consecutivo em que Adria, marca de massas, biscoitos e torradas pertencente à M. Dias Branco, que completou 70 anos em 2022, é uma das marcas mais lembradas na categoria.
“Estamos felizes em receber o Top of Mind pelo terceiro ano consecutivo. Adria é uma marca que cuida dos detalhes em todos os seus produtos. É lider nacional e referência na categoria. Acreditamos que os verdadeiros prazeres estão justamente nos detalhes do dia a dia e, com esse posicionamento, traduzido e expressado em inúmeras ações de comunicação, em inovações e em todos os pontos de contato com nossos consumidores, temos fortalecido essa relação com os brasileiros há 70 anos e muitos que estão por vir”, comenta Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco.
OMO
Presente na categoria Top do Top da pesquisa Datafolha há três décadas, OMO é a marca líder no mercado de detergentes para roupas e está presente em quase 7 de cada 10 lares brasileiros.
“É motivo de grande felicidade estar mais um ano no Top do Top. É a confirmação de que toda nossa dedicação e trabalho tem impactado positivamente a vida das pessoas. Estar na maioria dos lares brasileiros nos estimula cada vez mais querer retribuir a confiança que eles depositam em nós” declara Vinicius Menezes, Gerente de Marketing de OMO. “Além de todo vínculo emocional que a marca criou ao longo dos últimos 60 anos, garantindo que ‘se sujar faz bem’, OMO permite que vivamos todas as experiências da vida sem nos preocupar com a garantia de limpeza.”
Confira a lista dos ganhadores do Folha Top of Mind 2022:
Categorias |
|
Top do Top | Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung |
Top Confiança | Adidas, Nike e Samsung |
Top Feminino | Risqué |
Top Inovação | Samsung |
Top Masculino | Havaianas |
Top Performance | Ypê |
Top Preservação do Meio Ambiente | Natura e Ypê |
Top Sustentabilidade | Natura e Ypê |
Destaques Regionais |
|
Destaque Região Centro-oeste | Cristal |
Destaque Região Nordeste | Pitú e Primor |
Destaque Região Norte | Havaianas |
Destaque Região Sudeste | União |
Destaque Região Sul | Melitta |
Categorias |
|
Alimentos |
|
Açúcar | União |
Adoçante | Zero-Cal |
Arroz | Tio João |
Café em Pó | Pilão |
Carne | Friboi |
Chocolate | Nestlé |
Feijão | Camil, Kicaldo e Tio João |
Iogurte Grego | Danone e Vigor |
Leite | Ninho |
Linguiça Calabresa | Sadia |
Macarrão | Adria |
Macarrão | Galo |
Margarina | Qualy |
Molho de Tomate | Elefante |
Pratos Congelados | Sadia |
Requeijão | Vigor |
Tempero Pronto | Sazón |
Bebidas |
|
Cachaça | 51 |
Vodka | Smirnoff |
Whisky | Johnnie Walker Red Label e White Horse |
Dia a Dia e Uso Pessoal (Saúde, Higiene e Beleza) |
|
Absorvente Feminino | Sempre Livre |
Alívio de Azia e Má Digestão | Eno |
Coloração para os Cabelos | Cor&Ton, Koleston e L’Oréal |
Cosméticos | Avon, Natura e O Boticário |
Cuidados para o Bebê | Johnson & Johnson |
Esmalte de Unha | Risqué |
Fralda Descartável | Pampers |
Medicamento Genérico | EMS e Medley |
Pasta de Dente | Colgate |
Plano de Saúde | Unimed |
Protetor Solar | Sundown |
Sensibilidade dos Dentes | Colgate |
Produtos para Casa |
|
Amaciante de Roupa | Comfort |
Cera e Lustra Móveis | Óleo de Peroba e Poliflor |
Chuveiro Elétrico | Lorenzetti |
Cola Instantânea | Super Bonder |
Detergente | Ypê |
Faca para Churrasco | Tramontina |
Fritadeira | Britânia, Mondial e Tramontina |
Geladeira | Consul |
Máquina de Café em Cápsula | 3corações |
Máquina de Lavar Roupas | Brastemp |
Panela | Tramontina |
Sandália | Havaianas |
Tinta de Parede | Suvinil |
Turismo e Transporte |
|
Agência de Viagem | CVC |
Aplicativo de Turismo | CVC, Uber e 123milhas |
Bicicleta | Caloi |
Caminhão | Mercedes-Benz |
Carro | Volkswagen |
Companhia Aérea | Gol |
Moto | Honda |
Óleo Lubrificante | Lubrax |
Pneu | Pirelli |
Posto de Gasolina | Ipiranga, Petrobras BR e Shell |
Tecnologia e Comunicação |
|
Aparelho de TV | Samsung |
Computador e Notebook | Samsung |
Conexão 5G | Claro e Vivo |
Operadora de Internet de Banda Larga | Vivo |
Operadora de Telefone Celular | Vivo |
Operadora de TV por Assinatura | Sky |
Smartphone e Tablet | Samsung |
Finanças e Varejo |
|
Atacadista | Assaí e Atacadão |
Banco | Banco do Brasil |
Cartão de Crédito | Visa |
Loja de Móveis e Eletrodomésticos | Casas Bahia |
Maquininha de Pagamento | Cielo e Pagseguro |
Poupança | Caixa Econômica Federal |
Seguro | Bradesco Seguros e Porto |
Site de Compras | Mercado Livre |
Supermercado | Assaí, Atacadão, Carrefour e Extra |
Confira também: