Publicada no dia 28 de dezembro de 2022, a lista da Forbes Under 30 revelou nordestinos que se destacaram no cenários das artes, gastronomia, finanças, marketing, empreendedorismo e tecnologia
Trazendo à tona jovens – de até 30 anos – que foram destaque em suas áreas de atuação, a Forbes publicou a lista Forbes Under 30 com 90 nomes que fizeram o mercado estremecer. Dentre os nomes selecionados, estiveram presentes sete nordestinos que se destacaram nos seguintes segmentos: Artes Plásticas e Literatura, Empreendedorismo social, Finanças, Gastronomia, Marketing e Publicidade, e Tecnologia e Inovação.
Bruna Hannouche (29)
A pernambucana Bruna Hannouche foi selecionada na categoria Gastronomia por seu talento na confeitaria. A boleira de 29 anos é formada em direito e foi na faculdade que começou a fazer doces para vender. A iniciativa deu tão certo que Bruna precisou escolher entre seguir estudando para ser procuradora ou continuar investindo na confeitaria. A pernambucana fez a escolha certa e seus bolos estão entre os preferidos para as grandes celebrações em Pernambuco e em outros estados do Brasil. Em entrevista para a Forbes, Bruna contou que preparou todos os bolos da próxima temporada do reality Casamento às Cegas, da Netflix, e está desenvolvendo uma plataforma de streaming com cursos e mentorias.
Em seu perfil no Instagram, Bruna comemora sua presença na lista e escreve:
“Minha carreira na confeitaria começou despretensiosamente. Sempre brinco que fiz direito pra fazer bolo direito… mas a verdade é que você desistir de seguir o caminho convencional de uma carreira vista como “certa” e escolher desbravar novos mares como empreendedora, foi uma escolha difícil, mas que veio de dentro. Cada bolo foi/é parte fundamental do todo. A Cake Hannouche é também, a história de uma ou de várias pessoas, representadas de forma artística, personalizada e única através dos bolos. Bolos que contam histórias”, conta.
Ver essa foto no Instagram
Giulia Braide (26)
A cearense Giulia Braide brilhou na categoria Marketing e Publicidade. Com uma mente empreendedora, Giulia entrou na graduação de marketing com o desejo intenso de trabalhar na comunicação. Corajosa e não satisfeita com a zona de conforto, Giulia abriu a primeira empresa aos 18 anos, no ramo de mídias sociais. Em 2020, já em São Paulo, Giulia tornou-se diretora criativa da Messs, empresa que fundou com Arthur Chini. Em quase três anos, a agência/produtora de conteúdo já assinou campanhas para marcas como Levi’s, Prada e Banco Neon. A perspectiva para 2023 é um salto de 60% em receita, com a consolidação do grupo em três empresas: de comunicação e publicidade, a produtora, e de agenciamento e gestão de carreira de influenciadores.
Giulia publicou nas suas redes sociais a felicidade de está ao lado do seu sócio na lista e escreveu:
“É sobre acreditar e se dedicar. É sobre abdicar mas sabendo onde você quer chegar. É sobre ter o seu pé no chão e respeitar o tempo e processo das coisas. É sobre nunca desistir, mesmo quando falarem que você não vai conseguir. É sobre ser verdadeira consigo mesma! Quase três anos de MESSS e receber esse reconhecimento no final de um ano que foi tão importante para nós significa que continuaremos seguindo e acreditando no que fazemos”, comemora.
Ver essa foto no Instagram
Lucas Chamadoiro (30)
Na categoria Finanças, o baiano Lucas Chamadoiro é o nordestino destaque. Lucas é especialista em orientar investidores com muito dinheiro a cuidar de seu capital. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o investidor trabalha no banco Credit Suisse, em São Paulo, sendo responsável por R$15 bilhões em recursos de clientes. Para 2023, o administrador pretende levar inovações financeiras para além do trecho Rio-São Paulo.
“Meu objetivo é levar as melhores soluções financeiras, muitas vezes restritas à Faria Lima [centro comercial e financeiro de São Paulo], para empresários e investidores por todo o Brasil, especialmente do Nordeste”, revelou o baiano.
Luize Araujo (27)
A baiana Luize Araujo recebeu destaque na categoria Marketing e Publicidade. Graduada em Design, a profissional é fundadora da Motora – agência voltada para a consultoria de branding e design – onde atua como diretora de estratégia. Em 2022, a Motora recebeu o troféu de prata no Latin American Design Award. Além disso, Luize é cofundadora do projeto Designer Gráfica, que mapeia a contribuição feminina na história do design brasileiro. A baiana também foi selecionada como um dos 20 brasileiros com maior potencial de liderança no Brasil pelo programa Young Leaders of the Americas, criado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.Em entrevista para a Forbes ela declara: “desejo inspirar jovens talentos e sonho em ver lideranças mais diversas no mercado da criação”.
Em suas redes sociais, Luize declara que sempre admirou a lista criada pela Forbes:
“Desde que me percebi empreendedora e mergulhei de cabeça nesse mundo, admiro a lista Under 30 da @forbesbr . Não consigo nem descrever a emoção que senti quando recebi a notícia de que havia sido selecionada para compor a lista de 2022! É um misto de alegria, orgulho e muita, muita gratidão!”, escreve.
Ver essa foto no Instagram
Paula Siebra (24)
A cearense Paula Siebra teve destaque na categoria Artes Plásticas e Literatura. Pintora desde a infância, Paula conta à Forbes que sua mãe foi uma peça fundamental para ela acreditar no seu talento.
“Sempre quis ser pintora. Me lembro de já pensar nisso desde muito pequena. Quem me fez pintora foi minha mãe, que me fez acreditar que as minhas garatujas eram extraordinárias”, diz a artista.
Representada pela galeria Mendes Wood desde 2021, a artista desenvolveu as seguintes exposições individuais: Ternura (Rio de Janeiro, 2019): Arrebalde (São Paulo, 2020); Arrebol (Nova York, 2020); Lembrança de Algum Lugar (Fortaleza, 2022); Noites de Cetim (São Paulo, 2022). Em 2022, a pintora teve a oportunidade de expor suas obras em sua cidade natal, Fortaleza.
João Borges (27)
O empreendedor baiano de 27 anos, João Borges, foi destaque na categoria Tecnologia e Inovação. Em setembro de 2021, junto com Matt Rutledge, o executivo fundou a Bayz, empresa de criptogames. O negócio surgiu com o propósito de criar um case mundial no mercado de games com o DNA brasileiro. Atualmente, a empresa possui 50 funcionários, mais de 140 milhões de alcance em suas redes sociais, além de 30 mil membros no Discord. Além disso, João foi nomeado um dos nove melhores profissionais de esportes do mundo, impulsionando o futuro do Mobile Esports pela Business Insider.
Em suas redes sociais o empreendedor escreveu:
“Em meio ao ano mais especial e desafiador dos últimos tempos, tive a chance de ser reconhecido como um dos jovens abaixo de 30 anos no Brasil, que estão revolucionando o mercado. Pioneirismo é mágico, mas traz consigo ainda mais o peso e responsabilidade pelo que entregamos. Eu levanto da cama todos os dias aceitando essa missão e pensando em como construir um futuro melhor na web3 e no mercado de games”, relata.
Ver essa foto no Instagram
Josué Pereira (24)
De Sergipe para o mundo, Josué Pereira foi reconhecido na categoria Empreendedorismo Social. Em 2013, Josué participou do projeto CLOC, o qual promove o empreendedorismo criativo e digital na área de Tecnologia da Informação em comunidades de extrema pobreza e distantes dos grandes centros. Dois anos depois, o jovem começou a aplicar o conhecimento que obtive para os jovens da sua comunidade. Atualmente, além de formar jovens programadores, ele montou a startup CITI2, que oferece serviços de TI e ajuda a colocar outros jovens no mercado de trabalho. Em entrevista para a Forbes, Josué declara:
“Passamos a ser exemplo para os jovens da nossa comunidade que teriam poucas oportunidades além das atividades locais, como pesca e agricultura. Com a empresa, conseguimos nossa própria fonte renda e ajudamos a comunidade a ver que a tecnologia pode mudar a vida das pessoas”, diz Josué.
Confira também: