Inovação

Supermercado HIPELAB é lançado como laboratório de testes e pesquisas para o setor varejista

Publicado em

26/12/2022 11h00

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O HIPERLAB, um supermercado tecnológico,  foi inaugurado no Vale do Pinhão, em Curitiba, atuando no desenvolvimento de soluções, testes e pesquisas para o varejo. A novidade é lançada pelo Instituto HIPELAB, um laboratório com um supermercado funcional, que recebeu R$2 milhões de investimento e já inicia suas operações com 25 inovações tecnológicas voltadas para gestão inteligente com foco na experiência do consumidor.

 

Entre as tecnologias está o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente. Outra inovação presente no HIPELAB é o Delphos, uma solução em Business Inteligence com capacidade de análise de dados muito rápida. Ele consegue cruzar informações com apenas um clique para que o gestor tenha uma visão 360° do negócio e consiga colocar o consumidor no centro de suas tomadas de decisão.

 

O laboratório tem como objetivo gerar inteligência de mercado e atuar na validação de novas tecnologias e soluções para o segmento varejista.

 

O HIPELAB atua como um showroom de tecnologias e tendências para que o varejista possa ter uma experiência imersiva no futuro do setor. Além de testar as inovações, poderemos demonstrar cada novidade de maneira prática e realista”, afirma o COO do HIPE, Ricardo Pontes.

 

Por contar com uma plataforma de testeso HIPELAB agirá como um facilitador para que as ideias e as startups cheguem ao mercado mais rapidamente.

 

“Hoje, existe uma certa dificuldade para conseguir um supermercado disposto a assumir os riscos de testar uma nova solução e o HIPELAB cumprirá esse papel. Assim, quando os empreendedores forem comercializar as suas soluções, já oferecerão algo testado, validado e pronto para operar”, explica Pontes.

 

Essa parte do projeto é denominada de Laboratório Nível 1 e está localizado na sede do HIPE, no coração do Vale do Pinhão, em Curitiba. O espaço é um ambiente totalmente controlado e funcional, onde serão testadas as soluções desenvolvidas pelos associados do Instituto e startups do HIPE. Após essa fase, a solução será testada no Laboratório Nível 2 – um supermercado da rede Verde Mais (associado do HIPE). Depois disso, a tecnologia já estará apta para ser utilizada no varejo.

 

A novidade chega para complementar os demais trabalhos realizados no HIPE Innovation Center, considerado o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo.