Há 2 meses da Black Friday, Dia do Cliente 2023 promete movimentar o varejo nacional, dados apontam estratégias de marketing para fidelizar e atrair clientes nesta época
Celebrado no mês de setembro, mais precisamente no dia 15 (sexta-feira), o Dia do Cliente conquistou espaço entre as principais datas do varejo brasileiro. A data, criada no Brasil nos anos 2000, é utilizada pelos comerciantes para fazer promoções criativas, atrair mais clientes e dar aquele gás nas vendas antes do fim do ano.
O marketing sazonal exerce um papel importante nas estratégias de mercado, sendo um importante aliado das empresas e marcas. Esse trabalho influencia diretamente o faturamento e os resultados da empresa. Muitas empresas usam apenas as datas comemorativas, como o Dia do Consumidor, a Black Friday e o Natal para essas ações.
Conquistar a atenção e fidelidade dos consumidores é uma tarefa que exige boas estratégias por parte das empresas. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia em San Diego, uma pessoa média é exposta a cerca de 100.000 palavras de informações por dia. Isso significa que as empresas precisam lutar para chamar a atenção dos consumidores em meio a uma sobrecarga de informações.
A experiência do cliente é um assunto explorando na hora de planejar essas ações, logo que 73% das pessoas citam a experiência do cliente como um fator importante em suas decisões de compra. Segundo a PwC. A pesquisa destaca a importância de proporcionar uma experiência positiva ao cliente é fundamental para conquistar e manter a fidelidade.
Elaborar ações de valorização ao consumidor antes da Black Friday se mostra fundamental para maximizar os resultados e construir relacionamentos sólidos com os clientes. Um estudo da RetailMeNot revelou que 54% dos consumidores planejam começar suas compras de Natal antes da Black Friday, muitas vezes nas semanas que a antecedem. Oferecer promoções e ofertas especiais antes do evento pode atrair esses compradores antecipados.
A sobrecarga de informações e escolhas durante a Black Friday pode ser avassaladora para os consumidores. Um estudo da Deloitte mostrou que 33% dos consumidores se sentem estressados durante as compras de fim de ano. Ao valorizar os clientes com antecedência, as empresas podem ajudar a reduzir esse estresse.
Ao antecipar as ofertas e promoções, as empresas podem minimizar a concorrência direta no dia da Black Friday. Isso pode ajudar a aumentar a visibilidade de suas promoções e atrair consumidores que preferem evitar a agitação das compras no dia do evento.
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