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Eventos patrocinados cresceram na preferência dos consumidores, revela pesquisa da Kantar

Publicado em

15/09/2023 09h20

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Estudo mostra que brasileiros preferem pontos de contato presenciais para receber publicidade

A quarta versão do estudo Media Reactions, realizado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, avalia no Brasil e no mundo o equity de publicidade de uma seleção de canais e marcas de mídia, identificou que há um contraste significativo entre os canais preferidos pelos profissionais de marketing e aqueles escolhidos pelos consumidores. O estudo indicou que os especialistas são mais inclinados para a mídia online, tanto que o YouTube saltou para o topo do ranking, melhorando a percepção de confiança em 6% em comparação ao ano passado. Os consumidores, por sua vez, escolhem pontos de contato presenciais, com os eventos patrocinados na liderança pelo segundo ano consecutivo.

A mesma tendência é percebida no Brasil. Os canais de mídia offline lideram o ranking de Ad Equity. Aqui, eventos patrocinados, ponto de venda e mídia exterior são os meios de contato que criam uma melhor experiência para receber publicidade, na percepção dos consumidores. Quanto às mídias online, podcast, e-commerce e conteúdo de influenciadores são os que lideram a lista e apresentam crescimentos mais expressivos em relação a 2022.

As marcas de e-commerce, inclusive, lideram o ranking brasileiro e apontam a tendência do crescimento das mídias de varejo no País.

“Quando as pessoas entram em plataformas de e-commerce, elas estão abertas a buscar e descobrir produtos e serviços para comprar. Com esse mindset, os consumidores estão mais do que abertos para que as marcas facilitem e ajudem nessa busca até a compra”, comenta Maura Coracini, Diretora de Mídia & Digital da divisão Insights da Kantar.

Outro destaque da pesquisa foi a conquista da Amazon pela segunda vez como líder global de anúncios relevantes e úteis segundo os consumidores. A gigante do comércio eletrônico também lidera as paradas no Brasil, na Alemanha e no México – três dos 23 mercados incluídos no estudo.

O Media Reactions ainda aponta como as tendências e mudanças no cenário da mídia moldam as atitudes dos profissionais da área. O metaverso, por exemplo, continua a ser uma promessa não cumprida. Apenas um em cada cinco especialistas (22%) afirma que aumentará o orçamento para publicidade no próximo ano.

O X (antigo Twitter), por sua vez, sofreu danos à reputação após a aquisição pelo magnata Elon Musk. Isso fez com que 14% dos especialistas afirmassem que vão reduzir o investimento na plataforma em 2024.

“No estudo deste ano fica evidente que, passado todos os resquícios da pandemia de Covid-19, voltamos a ter experiências fora de casa e os consumidores têm valorizado mais o contato das marcas nos ambientes presenciais. Também observamos o fortalecimento e a consolidação dos formatos de vídeo e a comprovação do e-commerce como um forte ponto de contato para as marcas”, finaliza Maura.

Para chegar aos resultados de 2023, foram entrevistados mais de 16 mil consumidores e 900 profissionais de marketing. A pesquisa foi realizada entre 24 de maio e 24 de julho de 2023 em 23 mercados. No Brasil, as entrevistas foram aplicadas em 650 pessoas de 16 a 65 anos de idade. O estudo foi realizado entre 26 de maio e 2 de junho de 2023

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