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Dia dos Namorados: Live Commerce é aposta para a data que deve movimentar 18 bilhões na economia

Publicado em

07/06/2022 15h37

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Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia dos Namorados (12 de junho), elevou a expectativa de lojistas que projetam crescimento comparado a 2019, ano anterior ao início da pandemia.

 

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes de Lojistas (CNDL) e pelo Serviço De Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, a previsão é que sejam injetados cerca de R$ 18 bilhões na economia brasileira.

 

O estudo ainda revela os presentes mais procurados: 17% responderam que vão optar por acessórios e 16% decidiram por joias/semijoias. Roupas, maquiagens e chocolates completam a lista.

 

Uma pesquisa feita pela Opinion Box, em parceria com a Social Miner, em junho de 2021 apontou que 74% dos entrevistados afirmaram que usam as redes sociais para fazerem compras. Para se ter uma ideia, só compras feitas no cartão de crédito no Dia dos Namorados renderam mais de 3,3 bilhões em faturamento — um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2020. 

 

Além das lojas físicas e do e-commerce tradicional, outro formato de vendas ainda mais eficaz – que estreita o contato das marcas com os consumidores – vai ajudar os casais a se presentearem: o live commerce.

 

O formato chegou ao Brasil no meio da pandemia e se tornou um sucesso, ao permitir que os consumidores tenham uma experiência de compra online semelhante à física.

 

Online e ao vivo, o live commerce une vendas, interação e entretenimento para o público final. Nas lives a marca apresenta seus produtos e lançamentos, trazendo apresentadores – que vão de vendedores e influenciadores até famosos – que interagem com os consumidores enquanto mostram os produtos.

 

Isso faz com que a compra seja muito mais assertiva, pois a live traz as cores, formatos e dimensões mais reais. Com isso, o número de trocas é muito menor comparado com o e- commerce.

 

Além disso, durante  o live commerce, as marcas podem oferecer  descontos e trazer dicas de ouro ao público sobre cada produto, além de possibilitarem vendas em escala já que uma transmissão ao vivo é capaz de atingir 1.000, 100.000 e até 1 milhão de pessoas de forma simultânea, algo impossível de ser feito na loja física.

 

“O live commerce funciona muito bem quando adequado ao planejamento de marketing da marca. Um exemplo disso é que o live commerce pode impulsionar as vendas trazendo um público muito maior e que não caberia no espaço das lojas físicas, principalmente em ações e campanhas focadas em datas especiais, como o Dia dos Namorados. Além disso, isso faz com que o público ‘novo’ conheça essa nova maneira de comprar e torne parte da rotina” , avalia Monique Lima, CEO da Mimo Live Sales, empresa de live commerce que já realizou mais de 700 lives.

 

Consolidado na China, o live commerce movimentou US $200 bilhões em 2020. Além disso, a estimativa feita pela Research and Market prevê que esse formato de vendas deve crescer 39% ao ano e transacionar o volume em GMV de US$ 600 bilhões até 2027.

 

Veja a entrevista que Monique Lima deu ao Nosso Meio:

 

 

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