Perto de completar 117 anos, a rede de farmácias Droga Raia — do grupo RD, que inclui outra gigante, a Drogasil — conta hoje com mais de 1100 lojas espalhadas pelo país e tem como desafio se destacar em um mercado caracterizado pela comoditização. Para isso, a empresa investiu em um grande projeto de branding.
A empresa vai tirar o “Droga” do nome da bandeira, seguindo de perto um movimento já visto em negócios como Porto Seguro (agora Porto) e Ponto Frio (hoje, Ponto). Para dar o pontapé inicial na transformação, a empresa inaugurou a primeira unidade Raia no Jardim Paulista, em São Paulo, com a nova identidade visual.
O novo posicionamento reforça a história da Raia em aspectos como a promoção da saúde integral e serviços de saúde nas farmácias e reforça a importância do papel do farmacêutico e de sua proximidade e cuidado com o cliente.
A nova marca, desenvolvida pela Tátil Design exclui o termo “Droga” da marca e elimina a cor vermelha do ícone e tipografia, substituindo-a pelo verde. A cruz também é ressignificada, e se torna um símbolo dinâmico, refletindo a pluralidade de soluções e produtos para a saúde preventiva que a marca passa a oferecer.
“Essa mudança é primordial para traduzirmos o nosso conceito. Migramos nosso modelo de negócios em que a presença da farmácia está associada à necessidade de combate da doença para um conceito onde a farmácia é um ponto de apoio para promover a saúde integral da comunidade local”, destaca Marcílio Pousada, CEO da RD-RaiaDrogasil.
A RD-Raia Drogasil que ser, até o ano de 2030, a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável.
Grupo RD
A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde.
O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch, além do próprio marketplace, voltado para produtos de saúde, bem-estar e beleza. Atualmente a RD conta com mais de 40 milhões de clientes por ano e 10% do seu faturamento já é digital, com grande participação do clique e retire.