Impresso

Entrevista Técia Caetano (CEO ibyte)

Por Redação

02/06/2022 17h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A paraibana Técia Caetano vive no Ceará mas, se auto denomina cidadã do mundo. Viaja sempre pelo Brasil para visitar as lojas e negócios da IBYTE, gigante do varejo de tecnologia em que atua como CEO há mais de 3 anos. Atualmente, Técia lidera um ecossistema de negócios com mais de 1.200 funcionários diretos. Na sua trajetória, tem passagem pelo cargo de diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional na ibyte, com uma formação que perpassa as áreas de Psicologia, Pedagogia, Gestão Empresarial, Gestão de Projetos, Neurociência e Coaching. Hoje, a executiva tem a missão de levar o grupo ibyte para o próximo nível.

 

Nosso Meio: O que representa ser uma liderança feminina no setor varejista de tecnologia e inovação no Nordeste? 

Técia Caetano: Uma mulher assumir a posição de liderança em uma empresa de tecnologia demonstra que nossa competência, combinada a um olhar feminino, geram mais e melhores resultados. Hoje em dia, um CEO não pensa só em lucro. O CEO representa o propósito de uma empresa. Ele gera impacto na sociedade e, como mulher, sinto que tenho um compromisso gigante. A minha missão é, através do meu trabalho, gerar mais oportunidade para mulheres na área da tecnologia, diminuindo desigualdades, e consolidar um modelo de negócios pautado em diversidade e estratégia.

Nosso Meio: Quais os principais desafios da sua gestão desde que assumiu como CEO? 

Técia Caetano: Com certeza, o principal desafio foi assumir o cargo em um contexto econômico desafiador do País e do varejo. Um momento em que o consumidor tem menos poder de compra. Em um cenário favorável, os resultados aparecem com facilidade. Em períodos incertos como o contexto atual, mostrar resultados positivos em números é desafiador. Mas isso não me desanima, pelo contrário, adoro desafios! Esse é o melhor momento para implementar mudanças com foco em inovação e na consolidação do ecossistema ibyte.  

Nosso Meio: São 22 anos de trajetória da ibyte. O que mudou no posicionamento da marca ao longo do tempo e como a forma da marca se comunicar com o público evoluiu nesse periodo? 

Técia Caetano: Mudamos junto com a sociedade. Se o brasileiro consome e se comporta de forma diferente, precisamos nos adaptar. Somos uma marca mais plural, mais digital, mais próxima. O nosso propósito, porém, continua o mesmo. A essência que moveu e move os nossos fundadores continua presente. O legado de três cearenses que, há 22 anos, conectam pessoas através da tecnologia, mostrando a força do Nordeste para o Brasil. 

Nosso Meio: Por fim, quais as novidades e projetos da ibyte para 2023 em termos de portfólio ou ações? 

Técia Caetano: Estamos o tempo todo nos reinventando e as novidades acontecem sempre independentemente do calendário anual. Porém, diria para todos prestarem atenção no crescimento da nossa marca própria, a Goldentec (tem muita novidade boa vindo por aí!). Além disso, estamos investindo pesado na profissionalização ainda maior da estrutura do nosso ecossistema de negócios com contratações de nomes fortes no mercado e na consolidação de uma estratégia cada vez mais fígital, com foco na experiência do cliente.

Saiba mais sobre a ibyte

O ecossistema de negócios ibyte conecta diferentes empresas, canais e públicos. Com mais de 22 anos de atuação no mercado de tecnologia, a ibyte conta com 36 lojas de varejo espalhadas por CE, PE, PB, PA, MA, PI e DF; e 8 lojas de atacado em CE, RN, PB, MA, PI e PA com foco em distribuição e em venda direta para empresas; além de assistência técnica especializada em todas as lojas. O ecossistema contempla ainda um canal de distribuição exclusivo para energia solar, a GT Solar, e uma marca própria de tecnologia, a Goldentec, com fábrica instalada no Ceará.

Com atuação omnichannel, a ibyte investe em experiência de compra, integrando loja física e canais digitais através de apps e e-commerce B2C (www.ibyte.com.br) e B2B (www.ibyteatacado.com.br), com entrega para todo o Brasil.