Inspirador e cativante, o presidente da líder industrial de café no Brasil remonta a história de um dos negócios mais prósperos do país.
Com 63 anos de história, o Grupo 3corações é uma das empresas mais sólidas e tradicionais do Brasil. Com raízes no Rio Grande do Norte, tem um jeito de ser cearense, com sede corporativa e fábrica inaugurada ainda em 1989 no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC) no relatório de 2021, o Grupo 3corações é a maior empresa do país no setor.
À frente dessa gigante está Pedro Lima, empreendedor que herdou do pai, João Alves de Lima, a paixão pela arte de torrar e moer grãos. Com mais de 35 anos de experiência dedicados inteiramente à construção e condução do Grupo 3corações, é também presidente do Conselho de Acionistas da São Miguel Holding Investimentos, embaixador da Endeavor Brasil, conselheiro do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE Ceará), conselheiro da Fundação Social Raimundo Fagner e da Associação Caatinga. Em 2022, recebeu o Prêmio Equilibrista pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-Ceará), Oscar do mundo das finanças.
Em entrevista exclusiva ao Nosso Meio, o executivo compartilhou seu olhar inquieto sobre empreendedorismo, inovação em produtos e liderança de mercado no setor de bebidas, cafés e sucos.
Nosso Meio: Os números coletados pela ABIC revelam que, em 2021, o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo, se destacando também como principal produtor do item em escala global. Vale ressaltar que o Brasil é o maior consumidor de cafés nacionais. A que você credita essa paixão nacional?
Pedro Lima: Já em 1940 o Brasil tornou-se o maior produtor mundial de café. É uma relação de longa data, histórica e bem consolidada. Percebendo a potencialidade do produto, em 1959, meu pai, João Alves de Lima, começou a vender café verde em São Miguel (RN), embrião do que viria a se tornar o Grupo 3corações. A aceitação crescente do nosso produto incentivou a ampliação do negócio, que foi se profissionalizando e possibilitou a compra de café verde nas regiões cafeeiras do país. Ainda em 1984, meu pai passou o comando da operação da empresa para os filhos, Paulo, Vicente e eu, Pedro Lima. A partir daí começou o processo de modernização tecnológica e ampliação do mercado. Hoje somos líderes no segmento de café no Brasil graças ao nosso esforço diário de construir laços legítimos e duradouros com os consumidores. Entendo que liderança de mercado é algo efêmero, mas através dessa conexão com o cotidiano do cliente é que fidelizamos a preferência.
Nosso Meio: Você quase completou o curso de agronomia antes de enveredar pelo mundo corporativo. Junto com os irmãos Vicente e Paulo, criou o nome da primeira marca da empresa, o café Santa Clara. Pode-se dizer que Pedro Lima é empreendedor, administrador e marketeiro também?
Pedro Lima: O empreendedorismo está no DNA da minha família. Lá atrás, ainda nos meus 17 anos, eu sonhava com a graduação em Agronomia para virar fazendeiro, assim como foi meu avô, na região de São Miguel, no Rio Grande do Norte. O desejo de ser empreendedor já estava lá, mas voltado para o segmento de agricultura. Só após iniciar os estudos na universidade é que percebi que não tinha nada a ver comigo. Daí fiquei observando os negócios do meu pai prosperarem e decidi retornar a São Miguel para ajudar. Com 20 anos eu decidi gerar valor naquele negócio. Minha mãe foi absolutamente contra essa ideia, queria que eu concluísse os estudos. Mas não teve jeito e eu ainda envolvi meus dois irmãos mais novos nessa nova missão. Na época, um ainda tinha 18 anos e o outro, 16. A filosofia desse novo negócio é do meu pai, vendedor nato, com espírito elevado, visionário, de muito bom relacionamento. Até hoje, mais de meio século depois, clareza, simplicidade e sinceridade nas relações seguem sendo os principais valores que norteiam cada decisão. O mais impressionante é que desde que entrei no projeto, há 35 anos, nós crescemos dois dígitos ao ano. Isso não é em vão, é reflexo do investimento que fizemos em qualidade de produtos e atendimento ao consumidor.
Nosso Meio: Nos últimos 10 anos, o portfólio do Grupo 3corações se transformou. Deixou de produzir apenas o chamado café tradicional (torrado e moído) para trazer máquinas de café expresso, café filtrado e outras bebidas quentes em cápsulas e dezenas de cafés especiais. Comente sobre esse novo posicionamento de mercado.
Pedro Lima: O empreendedor tem que estar sempre se reinventando. Lá atrás, quando assumi os negócios do meu pai, o nosso café se chamava Nossa Senhora de Fátima. Eu quis investir em publicidade para dar início a minha gestão e já promover algumas mudanças. O diretor de uma agência de publicidade de Natal me questionou: “Como é que você quer fazer propaganda para um produto que tem um nome tão grande? Precisamos simplificar”. Tive que concordar. Levei o assunto para meus irmãos e decidimos por Santa Clara. Registramos e trouxemos para Fortaleza o produto com nova roupagem. Lá atrás, meu pai tinha fábrica de sabão, de óleo vegetal, como oiticica e babaçu. Isso não tinha nada a ver com a segmentação que escolhemos trabalhar. É por isso que o empreendedor precisa de consultoria e aconselhamento. Eu busquei um consultor em São Paulo, amigo do meu irmão, e juntos decidimos traçar o foco no produto que desejávamos dar entrada no mercado. Foi assim que abri mão dos demais negócios e investi no ramo de café e alimento. Foi com um só SKU (Stock Keeping Unit, em tradução para portugês, unidade de manutenção de estoque) que iniciamos a jornada. Com o tempo, veio a consolidação do produto e a preferência do consumidor. Depois, para alavancar vendas e trazer novidades, aderimos novos produtos ao portfólio. Todo empreendedor tem que virar empresário, mas seguir cultivando uma mente empreendedora. O que isso significa? Nunca deixe de se reinventar. Assim, um portfólio mais robusto é fruto da necessidade de atender o consumidor de uma forma mais ampla, trazendo uma verdadeira experiência do café para o cotidiano das casas.
Nosso Meio: O Grupo 3corações tem uma relação íntima com o desenvolvimento do Estado do Ceará. A empresa teve, inclusive, como grande incentivador o cantor Fagner, durante a consolidação da marca na região. Como nasceu essa relação afetuosa com o cearense?
Pedro Lima: A nossa relação com o Fagner veio bem antes da fama. Ele era vizinho de alguns familiares aqui em Fortaleza e de repente fomos nos aproximando. Ele passou a frequentar a Serra do Camará, região que abriga a divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, onde fica São Miguel, Pereiro e Jaguaribe. Daí ele foi ganhando projeção na música e eu fui ficando mais íntimo dele. Pedi que ele fizesse uma propaganda para o café Santa Clara e ele topou na hora. Tudo de graça, pois ainda no começo não era possível arcar com grandes investimentos em comunicação. Ele fez primeiro uma campanha incrível em São Miguel e depois, respaldou nosso nome no mercado cearense. Fazia defesa de marca mesmo. Viemos para Fortaleza através do incentivo fiscal e do apoio desse grande músico. Hoje somos amigos íntimos, eu sou conselheiro da Fundação Social Raimundo Fagner e tenho muito orgulho do trabalho de formação educacional desenvolvido por lá com mais de 400 crianças da cidade de Óros e de Fortaleza, ao lado da nossa fábrica. Outro grande orgulho para mim é ter o título de cidadão cearense. Abracei essa terra e tenho muito carinho pelas conquistas realizadas aqui.
Nosso Meio: Em entrevista, você disse uma vez que “existem duas formas de convencer as pessoas: pela força ou pelo convencimento. Nós optamos pelo convencimento”. Esse é o segredo do sucesso do Grupo 3corações?
Pedro Lima: Hoje somos 8.500 colaboradores em todo o Brasil e todos eles acreditam que simplicidade e sinceridade nos levam mais longe. São palavras ancoradas na filosofia do nosso fundador que preservamos com o passar do tempo. A Revista Forbes divulgou em 2020 a lista anual das 100 maiores empresas brasileiras do agronegócio. Com receita líquida de 4 bilhões de reais na época, o Grupo 3corações estava lá e foi o primeiro lugar do setor de bebidas, café e sucos. Pelo 11º ano consecutivo, estamos entre as melhores empresas para se trabalhar no Ceará, segundo a GPTW 2021, alcançando a 3ª posição. Recebemos, pelo 2º ano consecutivo, o Selo Mais Integridade, reconhecimento destinado às empresas e cooperativas do agronegócio que promovem ações de sustentabilidade, responsabilidade social e prevenção à corrupção. O certificado de Boas Práticas de Integridade foi fruto do trabalho de doações durante a pandemia de Covid-19. Esses números dizem muito sobre quem somos e o que propomos para a sociedade. Somos uma empresa verticalizada porque acreditamos nas pessoas. Toda a operação é conduzida pelo nosso time interno, desde o beneficiamento de grãos nas regiões produtoras até a plataforma logística e comercial – inclusive, estamos entre as 10 maiores plataformas logísticas de empresas de alimentos do Brasil. Acho que todo o sucesso é sustentado com a relação que nutrimos com as pessoas. Nós convencemos pelo bem, pelo certo, pela qualidade, pela conexão com as pessoas. O consumidor final é gente, quem desenvolve produto é gente. Por isso, o Grupo 3corações é próspero e feito por e para pessoas.
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