Impresso

Visão Empresarial com José Alves de Oliveira, a mente empreendedora que deu vida às lojas Zenir

Por Redação

02/06/2021 02h20

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Comemorando 30 anos no mercado, a expansão das lojas já começou em ritmo acelerado, em um único dia foram inauguradas duas lojas 

 

Nascido em 24 de agosto de 1965, no Município de Jucás, o cearense José Alves de Oliveira é um empreendedor nato. Aos 7 anos de idade já trabalhava para ajudar os pais na lavoura de uma pequena plantação que era o sustento da família. Aos 14 anos foi morar em Iguatu para estudar e trabalhar como auxiliar de serviços gerais em uma loja de móveis e eletrodomésticos pertencente a seu tio. 

 

O inquieto jovem tinha o dom para o negócio, pouco tempo depois foi promovido a vendedor e, posteriormente, a gerente de vendas. O próximo grande passo na sua carreira profissional foi dado em 9 de maio de 1992, quando inaugurou a sua primeira loja de colchões e alguns modelos de estofados, no município de Iguatu. 

 

Desde então, a Zenir Móveis e Eletros começou sua expansão pelo interior do Ceará até chegar em Fortaleza, em 2003, quando inaugurou duas lojas no mesmo dia. Hoje, a empresa conta com 56 lojas espalhadas de norte a sul do estado.

 

Filho de Joana Alves de Oliveira e Francisco Leite de Oliveira, o jovem visionário casou-se em 1986 com Maria Solineide, com quem tem quatro filhos, os gêmeos Alex e Alan, e Emerson e Ilana. O empresário fala que, desde cedo aprendeu que é do trabalho que vem o sustento, mas que também é preciso ter fé e coragem para conquistar qualquer coisa na vida. 

 

“Lembro que ainda no começo da loja eu olhava pra cima e dizia “vou pensar positivo, vou acreditar, ter fé e meu negócio vai dar certo”. E é assim, acreditando na força do trabalho, no respeito aos colegas de empresa, concorrentes e clientes que eu venho conduzindo a minha trajetória”, pontua o empresário.

 

O empresário, nas suas horas vagas, gosta de leituras relacionadas ao varejo, que trazem informações como tendência, comportamento do consumidor, etc. Na sua visão, o mercado mudou muito, principalmente com o advento da tecnologia. 

 

“Hoje o cliente tem a facilidade de, rapidamente, encontrar o melhor negócio. Outro fator importante é que o poder de compra das pessoas aumentou bastante de 30 anos pra cá e, com isso, o consumidor está mais exigente. Mas se tem uma coisa que não muda é que todo mundo gosta de ser bem atendido. Aquele contato olho no olho, com um sorrisão no rosto, esse lado humano é fundamental e acredito que continuará sendo”, afirma.

 

Indagado sobre qual o princípio básico para ser um bom empresário e um empreendedor ele afirma que o segredo é gostar de trabalhar. Segundo José Alves, não tem muito para onde correr, empreender é um desafio que todo dia traz algum obstáculo novo para ser superado e, nessas horas, é preciso arregaçar as mangas e botar a mão na massa. Ele afirma que é fundamental acreditar no seu trabalho e nas pessoas que estão trabalhando ao seu lado.  

 

Sobre a importância de um bom alicerce familiar na formação de um profissional, o empresário fala que a família é tudo na vida. 

 

“É a nossa base, e sem uma boa base não tem construção que fique de pé. Graças a Deus eu tive grandes exemplos dentro de casa, meu pai e minha mãe sempre batalharam muito para garantir uma vida digna pra gente, com respeito, fé e coragem. E essas lições ficam não só para o trabalho, mas para o resto da vida também”, expõe.  

 

Visão empresarial

O empresário também ressalta a importância do colaborador para o crescimento de uma empresa. Segundo ele, ninguém chega a lugar nenhum sozinho. 

 

“E eu tive a sorte de contar com muita gente decente, honesta e trabalhadora do meu lado. Comecei meu negócio com apenas três pessoas. Hoje, já são mais de dois mil colaboradores que seguem ao nosso lado. É graças a dedicação de toda essa gente, que seguimos olhando para o futuro com vontade de fazer mais. E dá gosto de ver um colaborador nosso melhorando de vida, dando entrada na compra da sua casa própria, por exemplo. A gente trabalha junto e cresce junto”, relata.

 

A Zenir tem a filosofia de valorizar as “pratas da casa” e garantir um bom ambiente de trabalho em todos os setores. Dessa maneira, a maioria dos nossos colaboradores têm, no mínimo, cinco anos de empresa. Inclusive, foram eleitos uma das melhores empresas para se trabalhar, no Ceará, por quatro anos seguidos. E quem faz parte dessa votação são os próprios colaboradores. 

 

Comprometimento social

A Zenir tem parceria com diversas associações e ONGs, como a Sopai e o Instituto Peter Pan. Outra iniciativa é a doação de uniformes e calçados para crianças carentes e o apoio a eventos de arrecadação de alimentos, especialmente no interior do estado. 

 

Com relação à responsabilidade ambiental, a empresa desenvolve um projeto de energia solar que vai gerar energia limpa no Ceará. A ideia é desenvolver o potencial solar no estado e transformar a Zenir em uma  empresa que cresce de maneira sustentável.

 

Retomada econômica 

Assim como diversas outras empresas, a Zenir foi impactada com a crise econômica causada pela pandemia da COVID-19. O empresário conta que foi um período tenebroso.

 

“Foi um período muito difícil para todo mundo, não só para o varejo. Sem dúvida, o mais doloroso foi a perda de vidas. Todas as nossas lojas ficaram fechadas por mais de 120 dias, sem vender e nem receber o carnê (crediário próprio). Mas sempre mantivemos o pensamento positivo de que isso ia passar e procuramos manter a equipe motivada ao longo desse período, com a cabeça erguida para dar a volta por cima”, afirma José Alves.

 

Sobre a relação com o cliente, ele relata que é a principal motivação. Desde o primeiro dia de atividade da Zenir, ofoco é oferecer sempre os melhores serviços e atendimento. O visionário afirma que o atendimento humanizado é essencial. 

 

“A gente gosta de gente. De ver as pessoas realizando seus sonhos, ajeitando sua casa. Gosto de pensar que o cliente é o nosso grande parceiro, se ele sai da loja feliz a gente cumpriu nossa missão”, ressalta.

 

Para 2022, a rede começou o ano inaugurando uma loja bem no cartão postal de Fortaleza, no Centro da cidade, na famosa e amada Praça do Ferreira. José Alves assegura que, até o final do ano, terão mais lojas Zenir abrindo no Ceará. 

 

Outra novidade será o lançamento do e-commerce Zenir como mais uma opção para os clientes. E os investimentos não param por aí, será construído um novo centro de distribuição em Maracanaú com uma área de 80 mil m². E além dos investimentos na fábrica adquirida da Eurosono em Jaguaruana, será construído um parque solar, citado anteriormente, que vai gerar 3,22 MW, tudo fruto de um planejamento sério e consolidado.

 

Confira também: