Análise

Empreendedorismo feminino e os desafios no cenário cearense

Publicado em

21/11/2023 09h26

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Camilla Cruz, líder na área de Gestão do Conhecimento no Instituto Empresariar, comenta pontos de destaque no avanço do mercado liderado por mulheres

No último domingo, dia 19 de novembro, o Dia do Empreendedorismo Feminino foi celebrado. Com o passar dos anos, as mulheres estão cada vez mais presentes e se destacando no mundo dos negócios, um espaço que por muito tempo foi dominado pelos homens. Existem inúmeros casos de sucesso em diversos setores. De acordo com o IBGE, em 2022, as mulheres representavam 34% do total de empresas no Brasil, o que equivale a mais de 10,3 milhões de empreendedoras. Para elucidar como esse cenário se encontra no Ceará, Camilla Cruz, líder na área de Gestão do Conhecimento no Instituto Empresariar, comenta pontos de destaque no avanço do mercado liderado por mulheres.

Os últimos dados do Sebrae apontam que mulheres empreendedoras geram 30% a mais de trabalho formal comparando 2021 com 2022. Além disso, mais da metade dessas mulheres atuam no setor de serviços. A crescente participação feminina traz benefícios tanto para o mercado quanto para a sociedade. Questionada sobre como as empreendedoras no Ceará estão utilizando a tecnologia e inovação para superar desafios específicos enfrentados por mulheres nos negócios, Camilla esclarece que um dos maiores desafios desta participação é a falta de capital.

“Quando se fala de empreendedorismo feminino é importante destacar que é um dos seus principais desafios relacionam-se a falta de capital; barreiras culturais podem dificultar sua participação no empreendedorismo e desafios de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Devido as suas capacidades de serem multitarefas as empreendedoras têm se utilizado das redes sociais para conectar com o seu público-alvo aliado também ao seu estilo de vida e assim como consequência obter mais clientes. Outra questão é que como elas são mais adeptas a busca do conhecimento elas se utilizam de mentorias que irão potencializar a inovação e a perpetuação do seu modelo de negócio”, pontua.

A pesquisa do Sebrae revela que apenas 45% das mulheres que iniciam suas próprias empresas conseguem prosperar. Embora os dados comprovem o aumento na participação feminina nos negócios nos últimos anos e a sociedade esteja cada vez mais interessada neste debate, ainda existem obstáculos a serem superados. Estes incluem preconceitos, desigualdade de gênero, falta de incentivo, burocracia e carga tributária pesada.

“A empresa familiar principalmente no norte e nordeste é ainda mais influenciada devido a questões culturais. Principalmente, com a crença de que “o meu filho quem vai tomar de conta dos negócios”. No entanto, nos deparamos com vários casos em que a mais preparada é a filha mulher. Assim, no Instituto Empresariar atuamos de forma holística, por meio do método Balanced Family Business – BFB, fazendo com que o fundador compreenda que para atender as perspectivas de felicidade dos líderes chave do ecossistema da empresa familiar, a harmonia da família, a efetividade dos negócios e o aumento dos ativos ela é a mais preparada. Outro ponto é a presença de uma governança solida na empresa que irá propiciar mais transparência e assim possibilitar que os critérios adequados de avaliação de performance sejam utilizados”, ressalta.

As empreendedoras ainda enfrentam um outro desafio significativo que é a jornada tripla de trabalho, que envolve a conciliação de obrigações familiares e domésticas com decisões de negócios. Além disso, há a dificuldade de inserção em uma área dominada por homens. Diante do cenário, Camilla pontua as estratégias inovadoras que essas empreendedoras no Ceará têm adotado para garantir a resiliência de seus negócios.

“Eu e minha equipe do Instituto Empresariar acompanhamos desde da concepção até o desenvolvimento da estratégia dos negócios das empresas familiares e uma característica comum é a presença de um propósito muito claro que vai além do lucro e sim qual a diferença que o negócio delas pode impactar nas pessoas desde uma melhora na qualidade de vida ou mesmo alta estima, por exemplo. Com um propósito bem definido, suas ações ficam mais assertivas e até mesmo naqueles momentos de desmotivações eles são minimizados pela presença desse propósito claro”, finaliza