Organizações veem os impactos positivos de se inserirem em projetos de cunho social.
A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e exerce grandes impactos nos objetivos, estratégias, visão, missão e valores da empresa.
Nos últimos trinta anos o Brasil tem obtido uma crescente tendência das empresas de grande capital idealizarem institutos e fundações destinadas a fazerem intervenções sociais para o desenvolvimento humano, defesa de direitos humanos e preservação dos recursos naturais.
Essa realidade deu origem ao conceito de Responsabilidade Social Empresarial, que se refere ao conjunto de iniciativas e práticas que manifestam o comprometimento da empresa com comportamentos éticos, transparentes e voltados para o desenvolvimento da comunidade existente em torno do seu empreendimento, incluindo a preservação do meio ambiente, redução de desigualdades e respeito à diversidade
A ibyte, referência em produtos de tecnologia do Norte e Nordeste, doou mais um carrinho elétrico para hospitais de Fortaleza e região metropolitana.
Os mini veículos de brinquedo serão usados pelas crianças internadas e em pré-operatório para locomoção nos hospitais, tornando mais leve e divertido o dia a dia nas unidades. A iniciativa busca, também, humanizar os procedimentos, tornando a experiência das crianças menos traumática no ambiente hospitalar.
Nelson Gurgel, diretor de marketing da ibyte, comenta que os carrinhos são um sucesso entre as crianças internadas nos hospitais que já receberam a doação.
“É gratificante ver o brilho nos olhos dos pequenos. Toda criança ama brincar, mas as que estão no hospital precisam de mais estrutura para se divertir, por isso estamos proporcionando essa diversão para elas”, explica.
A M. Dias Branco, seguindo o objetivo de transformar a relação das pessoas com os alimentos, estimulando hábitos saudáveis e a sustentabilidade ambiental, apoia o projeto Culinária Sustentável.
A iniciativa envolve criatividade, planejamento e fomenta o empreendedorismo e a geração de renda, contando com oficinas gratuitas em quatro estados brasileiros.
O projeto, patrocinado pela líder nacional em massas biscoitos, passará pelas cidades de Lençóis Paulista (SP); Jaboatão dos Guararapes (PE), Rolândia (PR); e Rio de Janeiro (RJ).
Recentemente, a M. Dias Branco divulgou suas metas públicas ligadas às frentes ESG (Ambiental, Social e Governança) até 2030. Umas delas consiste em impactar 150 mil pessoas por programas de fomento ao empreendedorismo e profissionalização no setor alimentício nas comunidades do entorno de suas fábricas.
“As capacitações no ramo alimentício podem representar o impulso necessário para que as pessoas encontrem uma nova forma para empreender ou incrementar sua renda familiar. Nossas ações de responsabilidade social e sustentabilidade acreditam no potencial do povo brasileiro e queremos incentivar as pessoas a sonhar, realizar e crescer. Por isso, estamos empolgados com o projeto Culinária Sustentável”, ressalta Maria Nolasco, coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco.
O Supermercado Pinheiro fundou em 2019 o Instituto Bom Vizinho, braço social da empresa. O instituto promove a transformação da vida de crianças e famílias por meio da música, educação e cultura. Aulas de música, de informática e cultivo de hortas são exemplos de atividades realizadas.
O instituto recebe mais de 100 alunos das famílias dos colaboradores da empresa, e de moradores do bairro Paupina. A infraestrutura conta com salas de aula, laboratórios, cantinas e hortas orgânicas. Além das aulas de música e informática, reforço escolar também é dado às crianças.
As necessidades de cada família são atendidas pelo serviço de atendimento e acompanhamento psicossocial do instituto, e todos encontram as ferramentas necessárias para escreverem um novo futuro.
Cada vez mais os consumidores e clientes têm levado em consideração fatores que vão além dos aspectos técnicos e econômicos na hora de selecionar com quem irão estabelecer relacionamentos comerciais, utilizando seu comportamento de consumo como uma forma de expressar seus valores pessoais.
Por isso, é importante conhecer como as empresas desenvolvem seu relacionamento com a sociedade, especialmente no que se refere às suas ações de responsabilidade social. Ao identificar organizações que se empenham em ações concretas de promoção do bem-estar coletivo, o consumidor tem a tranquilidade de estar se envolvendo com empresas com valores semelhantes aos seus.
Confira também: