Em seu primeiro evento fora do Ceará, Nosso Meio chega à capital piauiense
Teresina recebeu nesta terça-feira (21), a 11ª edição do evento Marketing, Pessoas & Relacionamento realizado pelo Nosso Meio, a primeira fora do Ceará. A plataforma de conexão entre marcas e pessoas realizou um encontro com cerca de 70 profissionais do mercado de comunicação, gestão e negócios da capital piauiense, que se reuniram para realizar networking e consumir o conteúdo desenvolvido na palestra conduzida por Camila Coutinho, Fundadora da Nexum Marketing e Resultados.
A palestrante convidada para assumir o encontro, trouxe uma explicação de “Como gerar valor para o cliente e o negócio”. Há 23 anos nas áreas Comercial e Marketing de empresas nos setores da Indústria, Varejo e Serviços, Camila estruturou a sua carreira construindo e gerindo marcas nacionais e internacionais.
A apresentação da fundadora da Nexum foi guiada por três perguntas base sobre o protagonismo do marketing na produção de resultados “Por que?”, “O que?” e “Como?”. Camila inicia falando sobre sobre a importância da geração de valor na marca na hora da decisão de compra do consumidor. Falando disso, ela destaca que atualmente o mercado vive uma era do propósito, onde todos os serviços ou produtos buscam gerar um impacto positivo pensando no coletivo.
Para ilustrar isso, a consultora trás o funil do marketing, que engloba o interesse, a compra e o relacionamento. Com Philip Kotler como principal autor em sua fundamentação teórica, Camila segue para a segunda questão de sua palestra, abrindo a discussão para o que é necessário para fazer com que a marca seja referência no pensamento do cliente, por meio de seu posicionamento.
“O discurso de valor é justamente para gente sair dessa mentalidade do ‘preço’, porque uma hora a régua acaba”, alerta.
Ela ilustra esse pensamento com a “Equação do Valor” elaborada por Kotler.
Para solucionar esse olhar frequente para redução do preço como única saída para cativar clientes, Coutinho pontua três alternativas:
- Cashback;
- Diminuir os elementos de custos e focar na experiência do usuário;
- Aumentar o valor total para o cliente.
Diante dessas alternativas, Camila ressalta “Entregue experiência!”, mostrando elementos humanos, estéticos e temporais que englobam as estratégias de foco do cliente. Ela pontua que o resultado da união desses fatores é a construção de memórias.
“Precisamos sempre pensar em entregar algo a mais, algo que crie memórias marcantes e que a pessoa consiga esquecer aquilo que é negativo e potencializar o que é positivo”, pontua.
Seguindo para a última parte de sua palestra, a fundadora da Nexum desenvolve como entregar jornadas utilizando o design de serviços para projetar experiências.
“O objetivo do design de serviços é gerar essa conexão e potencializar ela. Entendendo a natureza da conexão entre pessoas, organizações e sociedade”, afirma.
Camila pontua 5 princípios que são essenciais para execução desta metodologia:
- Centrado no usuário: a partir do estudo aprofundado da persona e do público com foco em geração de valor;
- Cocriativo: utilizar múltiplas mentes ou parcerias com outras marcas para enriquecer o valor da entrega;
- Sequencial: movimentar todos os setores da empresa para que o que acontece nos bastidores tenha impacto na experiência final do cliente;
- Evidente: se importar com os detalhes, mesmo que isso seja uma cartinha feita a mão;
- Holístico: enxergar todo o processo do começo ao fim, eliminando rusgas para que o cliente não sinta desconforto.
“A gente precisa entender o que o cliente quer e o que ele entende como valor, sem entender isso, nós não conseguimos entregar aquilo que é necessário para se conectar com ele”, destaca.
A partir de uma abordagem dinâmica, os pontos de contato com o cliente podem ser diferentes por conta de cada experiência particular, por isso é indispensável pensar em como perpetuar uma boa lembrança da marca, como uma lembrancinha de evento, capaz de materializar memórias.
“A gente precisa entender o ecossistema de valor da marca, a partir do propósito do negócio, quais são os pontos de contato ao longo do ciclo de vida com o cliente. Depois que a gente mapeia, a gente desenha eles e deixa visível quais são os problemas e as oportunidades que podem aparecer ao longo dessa jornada”, conclui.