Filho de pais empreendedores, Renan Aguiar sempre pensou em montar seu próprio negócio. Na área acadêmica, formou-se em Administração e Marketing. Então, resolveu desbravar o mercado com uma pequena empresa de lavagem de carros.
Renan encontrou na namorada Renata o incentivo que faltava, e os jovens de 23 e 22 anos respectivamente, enxergaram uma nova oportunidade de negócio que poderia suprir uma lacuna em Fortaleza.
Em uma viagem a passeio aos Estados Unidos, o casal conheceu uma rede de sorveterias. Porém, a franquia não tinha o formato que eles desejavam implantar. A referência, então, veio do gelato italiano, porém, com os sabores tropicais do Brasil. Assim nasceu a San Paolo Gelateria.
10 anos depois, a San Paolo possui São 46 lojas em 9 estados do Brasil: Ceará, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão e Piauí. A marca se consolidou como referência no mercado do nordeste, e já recebeu o Certificado de Excelência do Trip Advisor e foi eleita a melhor gelateria do Nordeste e a 7ª melhor do País.
O Nosso Meio entrevistou Renan Aguiar, sócio-fundador da San Paolo, que falou para a nossa equipe detalhes dos 10 anos da empresa e sobre o posicionamento da marca.
Confira a entrevista:
Nosso Meio: A San Paolo foi sua primeira tentativa de empreender? Como foi se aventurar nesse mundo dos negócios, em uma área sem grandes representantes locais, há 10 anos atrás?
Renan Aguiar: Antes da San Paolo eu tinha um lava jato com um colega de faculdade, e esse lava-jato foi muito muito bom porque pude aprender a errar. Como o lava jato era pequeno, os erros custavam barato, então serviu de uma boa experiência para a San Paolo.
NM: A San Paolo logo se tornou referência no mercado local. Pouco depois houve uma explosão de outras sorveterias e gelaterias por todo o estado. Como é para vocês a sensação de ter iniciado o caminho e virado inspiração para outros empreendedores locais?
RA: Sem grandes representantes locais a gente teve que educar muito nosso cliente para entender a diferença do gelato para o sorvete. Eu vejo isso com bons olhos porque era um oceano azul e a gente conseguiu surfar nessa onda, sendo pioneiro nesse segmento aqui em Fortaleza nos estados que a gente entrou posteriormente. Mas ao mesmo tempo, também sentimos um pouco de responsabilidade, pois abrimos o caminho para outras empresas, e a gente vê isso com bons olhos porque nos faz sair da nossa zona de conforto.
NM: O alto padrão da gelateria sempre foi um diferencial da marca. Quais os pilares para personalizar o atendimento depois de 10 anos de funcionamento?
RA: Nosso foco sempre foi a experiência. Costumo falar que a gente não vende gelato, a gente não vende café, nós vendemos um momento de lazer, e isso diz muito da nossa marca. Nossa equipe é treinada para atender nossos clientes da melhor forma, e entrando nessa linha de raciocínio, e a gente pode imaginar por exemplo que o cinema é nosso concorrente, uma ida à praia é nosso concorrente… Focamos na experiência como um todo do cliente dentro das nossas lojas e nas redes sociais.
NM: Hoje a San Paolo está presente em vários estados no Brasil. Como manter o padrão de atendimento e as diversas sedes com a mesma identidade da marca mesmo com tantos funcionários e tanta distância entre eles?
RA: Nós trabalhamos para sermos e mantermos a mesma cultura onde onde as lojas estejam, independente do estados, independente da nossa equipe. O importante é manter a cultura da experiência, a cultura de levar a felicidade para o cliente. A nossa equipe possui um sistema de um treinamento por gamificação, os colaboradores vão treinando ao mesmo tempo que vão jogando, e assim ganham moedas que podem ser trocados por produtos da San Paolo ou até por experiências fora para San Paolo
NM: Ao longo desses anos, quais campanhas e ações de marketing mais te marcaram? Quais fizeram mais sucesso? Conta um pouco sobre esses momentos
RA: A campanha mais marcante para mim foi quando a gente fechou durante a pandemia e só podíamos vender através do Delivery. Muito focado no que eu falei da experiência, a gente quis levar a mesma experiência de loja para para casa do cliente através do delivery. Nós reformulamos todas as nossas embalagens de delivery, que deixaram de ser de isopor e passaram a ser de potinhos biodegradáveis. Esse é o mesmo potinho que a gente serve na loja, e a gente também conseguiu criar uma embalagem que mantém a consistência do gelato até a casa do cliente. Para estimular ainda mais a experiência naquele momento, a gente criou uma campanha onde dávamos sementes aos clientes, e eles poderiam plantar no copinho. Então acho que isso foi bem legal e bem marcante,até hoje os clientes ainda ainda comentam sobre essa campanha.
NM: A San Paolo também tem se posicionado nos últimos anos em relação a pautas socioambientais, realizando ações sociais ao redor de comunidades, e outras coisas. Qual o sentido para a marca em se posicionar dessa forma?
RA: Ter um bom atendimento já virou uma commodity, então no fim do dia o que vai fazer a diferença para o consumidor é a experiência como um todo. A gente sempre martela muito que nós temos três pilares: Produto, atendimento e ambiente. A somatória desses três pilares é que traz a experiência San Paolo. Nossas lojas “Origens” tem um propósito diferente das outras lojas, que é impactar positivamente a comunidade local. Temos lojas “Origens” em Fortaleza, João Pessoa e Recife. Elas contam um pouco da nossa cultura, nossa história, nosso artesanato e nossos artistas locais. Essas lojas possuem cinco grandes projetos: A gente aceita gentileza como forma de pagamento, então um obrigado ou um abraço te dar um pequeno desconto na conta; Nós damos espaço para artistas locais se apresentarem; A gente vende água em copos de vidro e destinamos água potável para moradores da comunidade; fazemos a mesma ação do copinho com mudas e sementes para o clientes; e temos uma biblioteca volante.
NM: Hoje a San Paolo está entre as marcas mais conhecidas do Brasil, e possui sede em 9 estados. Qual o próximo passo de expansão da empresa? Onde vocês querem chegar agora?
RA: Nossa expansão é contínua, nosso objetivo é se consolidar nacionalmente. Queremos estar nos 26 estados no Brasil. Em médio prazo queremos estar em todas as grandes cidades brasileiras com nossas lojas espalhando felicidade e experiência. Queremos entrar em novos canais, além das lojas físicas a gente deve ir em breve para o varejo. Estamos com um projeto piloto na Fazendinha. Temos um bom caminho a trilhar nos próximos 10 anos, estamos prevendo muito crescimento e abertura do leque da parte da experiência San Paolo.
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