Influência

Estudantes da Unifor atingem mais de 4 milhões de brasileiros com campanha de segurança no trânsito

Por Redação

08/11/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Os alunos desenvolveram peças gráficas com o intuito de conscientizar a população sobre o respeito nas vias como parte de projeto internacional

 

Neste ano, o projeto universitário internacional Re:act ocorreu pela primeira vez no Brasil, em parceria com os estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor). No dia 14 de setembro, a campanha de conscientização que resultou dessa colaboração, batizada de “Evite mais um nome”, visa conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre todos nós termos a responsabilidade compartilhada de prevenir acidentes nas estradas para salvar vidas.

 

O trabalho selecionado para a campanha foi veiculado pela JCDecaux, parceira brasileira desta primeira edição Re:act no Brasil, e começou a circular em Fortaleza e em São Paulo, atingindo, durante seu período de veiculação, mais de 4 milhões de brasileiros. No formato Out Of Home (OOH), as peças criadas pelos alunos foram exibidas em cerca de 700 pontos por mais de duas semanas. Segundo a empresa, 4.164.814 foi o número estimado de pessoas impactadas pela campanha entre as praças de Fortaleza e São Paulo (capital).

 

“Esta é a primeira vez que o Re:act é realizado na América do Sul e eu não poderia estar mais impressionado com o apoio que recebemos e com as campanhas que os alunos de Fortaleza produziram”, disse o fundador e CEO do Re:act, Andrew Hardwick.

 

Além do apoio da JCDecaux, o projeto contou com a participação de profissionais da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), da Prefeitura de Fortaleza e da Vital Strategies.

 

Na universidade, o programa foi majoritariamente desenvolvido por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, que está comemorando seus 25 anos. Os alunos também foram responsáveis pela elaboração de um documentário sobre a edição brasileira do Re:act, o qual deverá ser lançado no início de novembro.

 

De acordo com Davi Rocha, docente da Unifor e supervisor da execução do projeto, a trajetória de elaboração do material foi, ao mesmo tempo, difícil e inspiradora. Para ele, a inclusão de jovens em iniciativas como essa potencializa a união entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho.

 

“É de grande importância aumentar ao máximo a superfície de contato entre o mercado profissional e o jovem, porém é crucial dar a esse jovem espaço para errar, estudar e aprender com o processo prático que ele estiver realizando. Apesar da pressão e do interesse em haver essa conexão, carecemos ainda de modelos que facilitem esse processo. Acredito que meu trabalho no Re:act 2022 ajudou a mostrar esse caminho e também contribuiu para que ele se tornasse claro também para a Unifor como um todo”, conclui.

 

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, acrescentou:

“O resultado do programa Re:act expressa a criatividade e o talento dos alunos, mas também mostra que o engajamento dos jovens é uma parte importante na mudança de comportamento para um futuro com estradas mais seguras. São jovens conversando com jovens, conscientizando, cobrando responsabilidades e influenciando novas atitudes. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram desta iniciativa.”

 

A gerente geral da JCDecaux Brasil, Ana Celia Biondi, acrescentou:

“Entendemos que iniciativas de segurança viária como estas salvam vidas e temos muito orgulho de contribuir para que esta importante mensagem alcance um público mais amplo, disponibilizando nossos relógios de rua em duas grandes cidades do Brasil: Fortaleza e São Paulo, a maior metrópole da América do Sul.”

 

O Re:act

O Re:act, criado em 2016 pela empresa Hard Edge, é um programa universitário anual que tem como foco incentivar estudantes a disseminar conhecimento sobre a segurança nas estradas para pessoas entre 16 e 25 anos. O principal objetivo dos trabalhos produzidos é gerar a reflexão a respeito do comportamento no trânsito e inspirar uma mudança positiva de atitude.

 

Originalmente desenvolvido apenas na Austrália, a iniciativa espalhou-se por outros continentes e, atualmente, alcança universidades nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Brasil. Além de motivar estudantes, o Re:act busca unir empresas, governo e demais instituições para contribuir com a propagação de seus ideias.