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Estudo realizado em Pernambuco por Samsung Ads traz dados de consumo nas Smart TVs

Por Redação

26/09/2023 09h39

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Segundo dados proprietários da plataforma publicitária, o estado consome muito mais conteúdo no formato AVOD que a média brasileira

Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung Electronics, divulgou recentemente dados do consumo de conteúdo nas Smart TVs da empresa pelo consumidor pernambucano. Esse estudo levantou números relevantes e estratégicos para as marcas que querem se conectar com o consumidor da região e que reforçam o discurso do serviço sobre um consumidor cada vez mais difícil de encontrar, conectar e engajar, diante do perfil “turista”, em gêneros, canais lineares, plataformas de streaming e gaming. 

Ainda que 77% da base ativa da região consome um número expressivo de canais de TV tradicionais (abertos ou pagos), com uma média de 15 canais/mês/aparelho, e essa mesma base prefira os canais abertos (85%) e, se o conteúdo for ao vivo, melhor, o pernambucano tem dedicado uma grande parte do seu tempo ao consumo de streaming – com o mesmo perfil de consumo de todo o Brasil, a média de 89 horas mensais e um consumo de 4 APPs/mês/aparelho. 

Quando transformamos esses dados em hábitos, é possível entender que os gêneros mais assistidos são, em primeiro lugar, notícias, seguidas de esportes e novelas em terceiro lugar. 

Nesse mesmo estudo, constatou-se que o estado registrou um total de horas dedicadas a conteúdo linear de mais de 6 milhões, o que equivale a aproximadamente 29 horas por mês por aparelho conectado na região em um único mês, enquanto o total no Brasil, no mesmo mês é de 42 horas. Para o streaming, Pernambuco contabiliza cerca de 18 milhões de horas, com uma média de 89 horas mensais/aparelho versus as 82 horas da média nacional.

Os dados colocam Pernambuco como um dos principais estados com potencial para as marcas investirem em publicidade em CTV, apontando o consumo de streaming no formato AVOD (Advertising-Based Video on Demand) com 63%, enquanto a média nacional está em torno de 50%.

Dados adicionais mapeados trazem uma lupa no consumo de linear dessa audiência e insights relevantes para os anunciantes da região:

Total da base não linear: 23%  

Essa é uma audiência que não consome mais nenhum conteúdo de TV tradicional, seja em canais abertos, seja em pagos, apenas streaming, APPs de serviço ou games, e uma estratégia de publicidade linear only nunca alcançará essa audiência. Apesar da porcentagem alta, se comparada com a média geral nacional que é de 33%, representa uma região que ainda consome TV tradicional. 

Total da base light linear: 26% 

Esse é o consumidor que, durante sua jornada de busca ou consumo de conteúdo de TV tradicional (canais lineares abertos ou pagos), dedica menos de 1 hora/dia/aparelho, representando uma audiência difícil de ser encontrada numa estratégia linear only. Se comparada com a média nacional de 22%, trata-se de um consumidor ainda mais difícil de ser encontrado.

“Esses estudos mostram o quanto a região tem um consumidor altamente engajado nas diversas plataformas de oferta de conteúdo e o potencial para anunciantes que buscam encontrar, conectar-se com e engajar essas audiências, principalmente as do streaming, que, se comparado com o consumo de AVOD nacional, é bem superior, o que se traduz em um consumidor aberto à publicidade e que entende o valor agregado que ela traz para sua experiência de consumir e entreter-se numa Smart TV”, analisa Essio Floridi, Diretor Sr. de Vendas e Operações Latam para Samsung Ads.

Se somarmos as audiências não linear e light linear, o volume dos nunca ou dificilmente impactados por uma estratégia linear representam mais de 49% da base pernambucana, que é 6% menor do que a nacional, com seus 55%.

Fonte: Samsung Ads Brasil I Estudo realizado na base ativa de Smart TVs Samsung no mês de agosto de 2023 no Brasil (+16MM) e em Pernambuco (+200K). 

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