RioMar Fortaleza e North Shopping Fortaleza receberão a campanha que irá realizar o Teste de Olhinho de forma gratuita
Com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças de até cinco anos de idade, a campanha “De Olho Nos Olhinhos” será realizada em diversas cidades brasileiras neste sábado (16) e domingo (17). Fortaleza entrou na programação da campanha graças à mobilização de médicos voluntários, que farão ações de conscientização e prevenção em dois shopping centers da capital cearense, o RioMar Fortaleza, sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 13h às 21h, e no North Shopping Fortaleza, sábado das 10h às 21h.
A campanha está em sua segunda edição e surgiu como uma iniciativa dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento.
Em Fortaleza, a campanha terá o apoio das equipes de Oftalmologia do Hospital dos Olhos – Caviver (por meio da médica Islane Verçosa) e da Associação Peter Pan (com a coordenação da médica Daiane Memória); de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin (sob a coordenação da médica Viviany Viana); e de Oftalmologia Pediátrica do HGF – Hospital Geral de Fortaleza (coordenada pela Dra. Cecília Juaçaba).
“A campanha pretende ser um momento de conscientização dos pais sobre a importância de levar a criança ao oftalmologista nos dois primeiros anos de vida e também de fazer o Teste do Olhinho, de forma repetida, desde o período de alta da maternidade e em toda consulta de puericultura durante o desenvolvimento da criança. Nos locais montados nos dois shopping centers aqui em Fortaleza, vamos distribuir uma cartilha informativa sobre saúde ocular, conversar com os pais sobre o Teste do Olhinho e realizar o teste em crianças, de forma gratuita, e mostrar como é algo simples, indolor e que toda a criança deve ser submetida como forma de prevenção de doenças”, comenta a médica-oftalmologista Islane Verçosa, uma das coordenadoras da campanha em Fortaleza e diretora do Hospital dos Olhos – Caviver.
O retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais frequente encontrado nas crianças. Representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de 2 anos. Doença rara, tem cerca de 200 a 300 casos novos registrados por ano no Brasil. Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de 0 a 5 anos de idade, a maioria dos casos é detectada ao redor de 2 anos.
Não existe diferença nas taxas de incidência entre o sexo feminino e o masculino, entre raças ou entre o olho direito e o esquerdo. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos são unilaterais) ou nos dois olhos (40% dos casos são bilaterais). Quando diagnosticado precocemente, é uma doença curável, inclusive com a preservação da visão da criança, mas, se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Em suas redes sociais, o jornalista Tiago Leifert destaca a importância do diagnóstico breve e explica o funcionamento da campanha:
Outras cidades participantes da campanha:
- São Paulo – Shopping Taboão e Shopping Eldorado
- Rio de Janeiro – Vila Parque
- Belo Horizonte – Boulevard BH
- Belém – Boulevard Belém
- Manaus – Manauara Shopping
- Curitiba – Shopping Curitiba
- Goiânia – Passeio das Águas
- Salvador – Shopping da Bahia
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