Responsabilidade

Google anuncia parceria com a Secretaria de Diversidade do Ceará para expansão de programa de capacitação tecnológica

Por Redação

26/09/2023 09h20

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Empresa também reforçou compromisso com programas para o aumento da empregabilidade no Estado, além de destacar contribuições para o crescimento de negócios locais

O Google anunciou, na última quinta-feira (21), durante o segundo dia do Cresça com o Google em Fortaleza, a parceria com a Secretaria de Diversidade do Estado do Ceará para a ampliação do programa de capacitação profissional tecnológica da empresa para a região de forma gratuita. A pasta trabalhará com o Google em uma iniciativa para a doação de bolsas de estudo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando principalmente o combate às desigualdades e ao desemprego. Serão mapeadas ONGs e Associações para contribuir com o projeto, localizando os grupos que o programa quer alcançar.

As certificações de carreira da empresa compreendem os cursos de UX Design, Suporte em TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Marketing Digital e E-commerce em português. Disponíveis no Coursera, plataforma de aprendizado on-line, cada treinamento tem cerca de 200 horas e é desenvolvido pelo Google para a capacitação em especialidades demandadas pelo mercado – sem exigência de experiência prévia.

As bolsas serão doadas especialmente à população LGBTQIAP+, de forma colaborativa com a sociedade civil, justamente para que possamos ampliar os esforços do Estado contra violências e desigualdades. Sabemos do potencial que essas iniciativas têm na superação do preconceito e na construção da cidadania. Essa parceria com o Google é só o início de outros projetos sociais que queremos realizar no escopo das ações desenvolvidas no âmbito da campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTFOBIA”, disse o Secretário-Executivo da Diversidade, Narciso Júnior. 

No ano passado, o Google anunciou a distribuição de 500 mil bolsas para todo o Brasil até 2026Ao todo, 150 mil já foram concedidas como parte dessa iniciativa. Durante o evento, a empresa também detalhou outras ações para colaborar com os esforços em prol da capacitação profissional e da aceleração da economia local. Conheça algumas delas a seguir:

Capacitação, treinamento e educação

O Google trabalha com soluções que contribuem com o processo educacional, o treinamento e a capacitação de pessoas desde a educação básica, até depois da formação universitária, com programas que observam os principais desafios sociais do País e dos Estados. A rede estadual do Ceará, por exemplo, tem acesso ao Google Workspace for Education, um conjunto de ferramentas poderosas que facilitam a colaboração e o dia a dia da sala de aula na educação básica e contribuem na administração da escola. 

Mais de 50 municípios do estado já se registraram para utilizar o sistema. Os professores e alunos das redes têm uma conta educacional, com diversas soluções, como o Google Sala de Aula. Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) e o Google têm um acordo de Cooperação Técnica para facilitar a adesão à versão sem custo.

Já o Google Cloud, a divisão de computação em nuvem da empresa, oferece programas de capacitação gratuitos para estudantes universitários e de escolas técnicas. Nos últimos 18 meses, mais de 25 mil pessoas participaram dessas capacitações, resultado que é fruto de um trabalho contínuo, iniciado em 2020, que já envolveu mais de 250 instituições de ensino. Essas parcerias contam com o Google Cloud Computing Foundations, que possui um módulo inteiro de conteúdos sobre Inteligência Artificial (IA), para manter os alunos sempre atualizados em relação às tecnologias mais recentes do mercado.

O programa C-Jovem, oferecido pelo Google, pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Centro de Competências para a Transformação Digital (CCTD), é um exemplo disso. O objetivo é justamente capacitar alunos e professores do Ensino Médio profissionalizante nas modernas aplicações de nuvem. Até o momento, mais de mil alunos de 26 instituições do estado do Ceará foram capacitados, sendo que mais de 70% deles já concluíram o curso e adquiriam seus digital skill badges, selos que representam o reconhecimento do Google Cloud de que a pessoa está capacitada naquela habilidade específica.

Além disso, com foco em mulheres negras das regiões Norte e Nordeste, o Google ainda atua desde 2018 com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) no programa Ela Pode. A iniciativa habilita as participantes para a concepção, operação e fomento do próprio negócio, o que contribui para promover independência financeira e autonomia, redução da desigualdade de gênero e aumento da empregabilidade. Mais de 200 mil mulheres já foram treinadas até o momento, sendo 38 mil em 50 municípios do Ceará, e até 2025 serão 300 mil.

“Nos últimos anos, o Google tem se dedicado à formação de novos profissionais em áreas de alta demanda do mercado de trabalho, especialmente no campo da tecnologia. Esse é um setor que hoje conta com diversas oportunidades de carreira, oferecendo opções para quem busca por um reinício profissional ou até mesmo pelo primeiro emprego. Nossos esforços são também para ajudar no enfrentamento do desemprego e de outras problemáticas sociais, como as desigualdades, seja no estado do Ceará ou no Brasil como um todo”, explicou Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil.

Aceleração da economia

O desenvolvimento econômico local também é  uma prioridade do Google no Ceará. O Relatório de Impacto Econômico 2023 mostrou que, em 2022, o uso das plataformas da empresa, incluindo a Busca, o Google Ads, o Google AdSense, o Google Cloud, o Google Play, o YouTube, por negócios de todos os tamanhos, ajudou a movimentar R$ 153 bilhões em atividade econômica no Brasil. Desse valor, R$ 26,7 bilhões foram na região Nordeste – a terceira mais impactada, seguida do Centro-Oeste (R$ 14,3 bi) e Norte (R$ 9,2 bi). Sudeste (R$ 75,8 bilhões) e Sul (R$ 27,5 bi) completam a lista. 

Os números representam o impulso econômico estimulado pelo uso das plataformas da empresa e serve como uma demonstração de como empresas de todo o País estão usando a internet para crescer. Os empreendimentos puderam, por exemplo, combinar essas soluções com o Perfil da Empresapara gerenciar a presença on-line no Google Maps e na Busca, criando novas oportunidades de conexão com potenciais consumidores. Os negócios podem exibir informações essenciais do estabelecimento – como o horário de funcionamento, fotos dos produtos, informações adicionais e receber avaliações e comentários de seus clientes.

Outra iniciativa é o Google Accelerator Brasil, do Google for Startups, que oferece suporte e ferramentas para colaborar com startups que já têm um produto consolidado, mas que enfrentam desafios técnicos e específicos. O Accelerator já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 50 startups brasileiras, como as empresas cearenses Mobills, que atua com gerenciamento financeiros, ajudando pessoas a economizarem e a se organizarem financeiramente, e Delfos, que trabalha na coleta de dados e otimiza processos no setor de energia, e outras grandes startups brasileiras como Nubank, Grupo Zap, Loggi e Gupy. 

O programa tem duração de três meses e as empresas selecionadas contam com treinamentos em áreas como marketing e liderança, suporte para estratégias e produtos, créditos na Google Cloud Platform e mentorias personalizadas e individuais realizadas por um time renomado do mercado e especialistas do próprio Google, que ajudam a superar desafios específicos relacionados a Nuvem, Aprendizado de Máquina ou Inteligência Artificial

Um modelo mais recente de empreendedorismo, também apoiado pelo Google, é a criação de conteúdo para canais de vídeo e/ou áudio na internet, que movimenta a economia de forma criativa, gerando novas oportunidades e enfrentando desigualdades. O Fundo Vozes Negras do YouTube é um dos projetos que caminham nesse sentido. A iniciativa foi anunciada em 2020 com o compromisso de investir aproximadamente R$ 500 milhões para apoiar vozes e perspectivas negras no YouTube. O projeto se estende à comunidade de criadores e criadoras do YouTube Black, como o cearense PH Santos, que com sua pluralidade e autenticidade à frente de um canal voltado para críticas de filmes e séries, referência em todo o País, influencia e desafia o status quo de um mercado audiovisual exclusivamente sudestino, além de gerar empregos e movimentar a economia criativa.

Encontrando vagas de emprego

No Ceará, o Google também investe em uma frente para ajudar pessoas a se conectarem com oportunidades de trabalho de forma fácil e organizada. A empresa trabalha com diversas organizações para melhorar a jornada pela procura de um novo emprego. Basta pesquisar na Busca por termos como “empregos em marketing”, “vagas na área da saúde” ou “estágio em engenharia” para receber uma lista abrangente de resultados, que podem ser baseados na localização, tipo de contrato, empregador, data de publicação e outros tipos de filtros. 

Recentemente, a empresa firmou uma parceria inédita com o Trabalha Brasil, site do Banco Nacional de Empregos (BNE), para mapear mais oportunidades de trabalho para prestadores de serviço, freelancers, autônomos, entre outros. São vagas mais 320 mil vagas para temporários, empreiteiros, encanadores, diaristas, freelancers. Para encontrá-las em Fortaleza, é só digitar na Busca “empregos Trabalha Brasil em Fortaleza. Segundo o BNE, a ideia é estender essas vagas para um milhão, em todo o Brasil, até o final do ano.

Confira também:

Projetos sociais no Ceará devem receber mais de R$ 3 milhões com programa do Santander

Série Humanização & Liderança | Táticas para remediar o Burnout nas organizações

GOL apresenta aeronave #MeuVooCompensa para consolidar suas iniciativas ambientais