Inovação

Hans Donner apresenta seu pioneirismo em inovação em palestra no lançamento do curso de Design da Unifor

Publicado em

08/12/2022 14h12

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O designer compartilhou os bastidores dos seus principais projetos, entre eles, cases de sucesso da TV Globo e a criação do relógio Onne 

Hans Donner, o mestre na arte da inovação aliada ao design, esteve em Fortaleza nesta quinta-feira (08), a convite da Fundação Edson Queiroz para palestra de lançamento do curso de Design da Unifor, que será ofertado a partir de janeiro de 2023. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Central, com o tema “Memória do Design Brasileiro” em pauta. Na ocasião, o designer foi homenageado pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, com uma peça assinada pelo artista plástico Sérvulo Esmeraldo pelos relevantes serviços prestados ao design brasileiro. Desde outubro de 2019, a capital cearense é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Cidade Criativa em Design, pela criação de laboratórios de idéias e práticas inovadoras, contribuindo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio de pensamento e ação inovadores. A Reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras, a Diretora de Marketing da Unifor, Ana Quezado,  o professor e articulador da economia criativa em Fortaleza, Alberto Gadanha e o presidente da Associação Ceará Design, Allysson dos Reis foram alguns dos nomes que marcaram presença na ocasião.

Responsável pela identidade visual da Rede Globo, Hans Donner moldou a linguagem televisiva, estabelecendo padrão visual para vinhetas e animações que se tornaria a referência mundial na área. De nacionalidade alemã, com cidadania austríaca e coração brasileiro, o designer inovou com aberturas e vinhetas, criando um logo que marcou o cotidiano do Brasil.

Hans nasceu na Alemanha, em 1948, mas com apenas dois anos de idade se mudou para a Áustria com sua mãe e seus irmãos, após a morte de seu pai. Com 17 anos, começou a estudar em uma das melhores escolas de design da Europa, como a Hohere Graphische Bundeslehr-und Versuchsanstalt, em Viena. Foi nesta instituição que Hans descobriu a sua grande paixão: o design gráfico. A paixão o trouxe ao Brasil, onde fez história e se tornou um dos mais aclamados designers do mundo.

Lendo uma revista alemã especializada, Hans conheceu o design publicitário produzido no Brasil. Ficou tão encantado e surpreso com a técnica e inovação dos brasileiros nessa área que, naquele momento, teve a convicção de que embarcaria no país para construir sua carreira, mesmo a contra gosto da família e de amigos.

Na busca por espaço nas agências de publicidade brasileiras, Hans conheceu no elevador da DPZ, em São Paulo, o redator Arlindo de Castro. Ao ver seu trabalho, Arlindo ligou para o célebre fotógrafo David Drew Zingg que, por sua vez, o conectou com a Rede Globo. Ao chegar à Globo, Hans se encontrou com Walter Clark, um dos mais importantes diretores da história da emissora carioca. Ali iniciava uma relação profissional que mudaria a estética da televisão brasileira, com aval de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Hans foi incumbido de criar o departamento de Artes reformular o a identidade visual da emissora. Dos trabalhos de televisão, as icônicas aberturas do Fantástico, que fizeram a Globo se tornar conhecida e respeitada no mundo, as vinhetas do Carnaval Globeleza e as aberturas das novelas de sucesso como Deus Nos Acuda, Tieta, O Dono do Mundo, Selva de Pedra e Caminho das Índias são alguns exemplos que demonstram o pioneirismo na mistura de computação gráfica, design e criatividade.

 

 

 

Inspiradora, a palestra de Hans Donner fez brilhar os olhos pela genialidade e visão à frente do seu tempo na ocasião do lançamento do Curso de Design da Unifor. Donner estabeleceu os parâmetros visuais da TV mundial ao inaugurar a era tridimensional na tela, tendo sido copiado por emissoras nos quatro continentes.

Seu trabalho vanguardista na tevê acabou lhe valendo um enorme prestígio internacional, sendo saudado em todo o mundo como um dos gênios do design do século. Exposições dos seus trabalhos foram levadas a Paris, Londres, Roma, Milão e Nova Iorque.

Hans Donner já foi descrito pelas principais publicações da Europa como um dos mais influentes e visionários nomes da inovação e da tecnologia aplicados ao design do século 20. Também se notabilizou pela criação do marcador de tempo ONNE, que traz uma forma inovadora de visualizar a passagem do tempo, descrito por importantes publicações em todo o mundo como “a definitiva quebra de paradigma”.

Agora Hans orientou a sua trilha de sucesso em direção a novos desafios em diversos segmentos como: decoração, móveis, luminárias, tapetes e quadros, além da parceria com Construtoras e Incorporadoras já iniciada em anos anteriores. A expressão artística de Hans é produto de muitas paixões, uma das quais precisa indiscutivelmente ser citada outra vez: o Brasil. Diz-se que ele ama o Brasil mais do que muitos brasileiros – e é a pura verdade. Há uma razão evidente para isso: em sua vida, o paraíso brasileiro, que era mito, tornou-se realidade.

Bacharel em Design da Unifor

Sempre atenta às necessidades do mercado de trabalho visando formar profissionais mais preparados e qualificados, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, lança o curso Bacharelado em Design. A formação, que faz parte do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), tem como principais diferenciais professores atuantes no mercado, bem como laboratórios e experiências conectadas as múltiplas áreas dessa atuação profissional.

Conforme o professor e coordenador do curso de Design, Tarcísio Bezerra, após os três anos e meio de formação, os egressos estarão aptos a trabalhar em escritórios de design, departamentos de marketing de empresas, em agências e veículos de comunicação, assim como na atuação liberal como freelancer e na carreira acadêmica em Design.

Nesse sentido, o curso vai oferecer não só conhecimento generalista na área de design, mas focado nas três áreas de maior interesse do mercado. A ênfase de design gráfico prepara o aluno para desenvolver projetos como identidade visual, livros, revistas, catálogos, posts, embalagem, sinalização, etc. Já a ênfase em design de serviços apresenta as melhores práticas em Experiência do Usuário (UX Design) atrelado à análise sistêmica da jornada do usuário e da pesquisa em design. Por fim, a ênfase em design de interfaces digitais, por sua vez, explora o desenvolvimento, a avaliação e a otimização de interfaces para sites, aplicativos em diferentes sistemas digitais.

“O curso de Design da Universidade de Fortaleza está bem alinhado aos projetos estratégicos da cidade, inaugurando um novo momento para o setor, já que nasce com a perspectiva de se ampliar como escola, trazendo novas abordagens, integração com áreas correlatas e eixos de formações bem desenhados”, frisa a professora Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor.

Segundo Danielle, “a essência da universidade e do CCG se ressaltam a partir projetos desta natureza, nos fortalecendo como agente que fomenta transformação em áreas de destaque, em consonância com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho”.

A professora Priscila Medeiros, coordenadora da nova graduação da Unifor, salienta que a universidade vem se transformando em uma grande escola de design.

“Da graduação à pós-graduação, o design na Unifor está em disciplinas de vários cursos, projetos de pesquisa, laboratórios e na criação de novos produtos e de soluções inovadoras. Agora, a Unifor dá mais um importante passo nesse sentido com a criação do curso de bacharelado em Design. E nada mais justo que marcássemos esse lançamento com a presença de um dos maiores designers com atuação no Brasil, reconhecido internacionalmente pela sua criatividade, inovação e talento”, destaca.