A filosofia da “Mentalidade do Fundador” é aprofundada pelo consultor e Office Head da Bain Company, Alfredo Pinto e James Allen, um dos fundadores da consultoria
A quarta edição do Encontro com Mercado do Nosso Meio contou com a parceria da Unimed Fortaleza, que juntos, reuniram cerca de 50 profissionais do mercado, entre Fundadores e Diretores de Recursos Humanos, que prestigiaram a palestra de Alfredo Pinto, consultor e Ofiice Head da Bain Company, consultoria de destaque global. O palestrante trouxe diversos insights e orientações partindo da filosofia “Mentalidade do fundador”, utilizada por sua empresa.
O consultor inicia sua fala pontuando 3 pontos que importam para uma empresa ser bem sucedida na sua missão: liderança, escala e cultura. Nesse sentido, ele cita um dos cases que alcançaram seus objetivos com a mentalidade do Fundador, como o Grupo O Boticário e Localiza.
“Busquem liderança, continuem e alimentem a cultura que vocês estão vivendo, e mantenham o foco estratégico”, afirma
Ao longo de sua fala, Alfredo ainda pontua que o crescimento sustentável é desafiador, logo que somente 1 em cada 13 empresas cresce de forma sustentável. Para ajudar neste movimento de ascensão, existem várias formas de você desenhar uma estratégia:
- 1. Estratégia na incerteza: Criação de cenários ‘Future-back’ para algumas incertezas críticas, rastreadas apenas pelo “faro”, decisões ‘no-regret’, opções & hedges e apostas em portfólio estratégia como capacidade e aprendizado contínuo.
- 2. Estratégia como capacidade: Planejamento estratégico separado do planejamento operacional, agenda estratégica baseada em problemas forçando grandes debates para alternativas.
- 3. Aprendizado contínuo: Táticas flexíveis possibilitam adaptação e feedback rápido baseado em algumas métricas simples.
“Não é fácil entregar sempre a combinação entre liderança, cultura e foco. A estratégia ajuda, mas esses três elementos resolvem e orientam como vocês resolvem a estratégia”, ressalta.
Com o público formado majoritariamente por profissionais de RH, Alfredo faz questão de reforçar a importância e o impacto da cultura para a resolução dos problemas de qualquer empresa.
“Cultura importa e resolver a questão em casa é uma parte importante pra ultrapassar os desafios e focar no sucesso”, pontua.
Se aprofundando no tema do livro “A Mentalidade do fundador”, de James Allen, Alfredo explica que o conceito foi formado após muitas pesquisas, mas pode ser concentrado em três grandes conceitos: Cabeça de dono, insurgência e obsessão com a linha de frente. Cada uma delas falam sobre a proatividade com o mercado e dentro da empresa
“Diferentes empresas de sucesso, tem brilhos especiais em alguns desses ingredientes” , ressalta
Manter a mentalidade dentro da empresa é um fator indispensável para crescer no mercado, a perda dos benefícios de seguir essa filosofia pode ser o início da deterioração da empresa, é o que explica Alfredo ao pontuar algumas empresas que perderam o seu valor de mercado por não incorporar a filosofia de fundador, ou por serem ultrapassadas por outras marcas que aderiram a mentalidade.
“Manter-se na liderança é um grande desafio”, aponta.
Quatro forças fazem uma empresa perder os benefícios de ter a mentalidade de um fundador:
- 1. Fundador não escalável
- 2. Perda de participação na linha de frente
- 3. Fragmentação da responsabilidade
- 4. Receita crescendo mais rápido do que lento (não fomenta talento)
O que pode fazer sua empresa perder escala:
- 1. Ciclo de vícios de complexidade
- 2. Maldição da estrutura matricial
- 3. Fragmentação da experiência do cliente
- 4. Morte da missão nobre
Para instigar os convidados, Alfredo lança algumas perguntas que podem ajudar a percepção do cenário de suas empresas.
“Estamos obtendo benefícios da Mentalidade de Fundador? Estamos ganhando benefícios de tamanho à medida que crescemos? Quais “ventos nocivos” estamos enfrentando? Que forças externas precisam ser reinventadas?”, instiga.
Além das orientações sobre a filosofia de fundador, o consultor ainda ressalta as intervenções necessárias ao longo do processo.
“É indispensável fazer intervenções para resgatar os ingredientes que estão se perdendo ao longo do tempo. Nem sempre as dores são as mesmas, às vezes pode ser a velocidade, a taxa de crescimento, os clientes e as turbulências que ocorrem”, pontua.
Ao encerrar sua participação, Alfredo destaca uma forma diferente de transformar os problemas em pequenas batalhas, e dessa forma, elaborar estratégias com equipes multifuncionais para solucionar esses entraves.
“Existem microbatalhas, não adianta querer mudar tudo. Pegue o problema, fragmente ele e lute microbatalhas com times multifuncionais para vencê-las”, conclui.
Após a fala do consultor, James Allen entra rapidamente em contato com o público para encerrar mais uma edição do Encontro com Mercado. O momento contou com tradução simultânea da transmissão feita diretamente de Londres. O autor do livro que inspirou a abordagem da consultoria global, Bain Company, conta ao público um pouco dos insights que o levaram para construção do conceito “Mentalidade do Fundador”.
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