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Marianne, um símbolo icônico de acolhimento, simpatia e generosidade

Publicado em

02/03/2022 09h37

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Acabamos de conhecer a peça publicitária que divulga a identidade visual dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. Resultado da fusão criativa de 3 outros símbolos muito marcantes, a medalha de ouro, a chama olímpica e Marianne; a identidade visual é puro afeto. A medalha de ouro é o objetivo máximo dos atletas de todo o mundo que há gerações chegam aos Jogos Olímpicos e competem na busca da perfeição e, com ela, a vitória expressa na perenidade do metal dourado no peito recebido ao som do hino nacional de seu país de identidade.

No símbolo, a medalha que é de ouro, surge com seu brilho atenuado, suporta e se transforma no contorno, transformando-se em cabelos dourados que adornam. A chama é o signo da vida, da eterna juventude e, no contexto, do vínculo à cidade de Olímpia, na Grécia e dos valores esportivos que transcendem fronteiras, culturas e gerações. A chama se torna a própria face. Marianne é a personificação da Revolução Francesa (1789-1799) com seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, ressignificados contemporaneamente como igualdade, partilha e generosidade. Marianne representa o povo e sua luta por liberdade. Presente em bustos, selos e estampas, Marianne é uma mulher e todas as mulheres. Assim, o símbolo se completa com a boca-sorriso, surgindo a face de Marianne que incorpora a vitória e a própria vitalidade da chama para ser “simplesmente” Marianne. Um símbolo metonímico, uma boca-sorriso feminina em uma face flamejante. Um símbolo antropomorfizado que favorecerá sua expressão na materialidade de objetos de culto, colecionismo e afeto. Um símbolo vinculado à tradição japonesa dos anos 90; Marianne é também um emoji simpático e acolhedor, uma vez que se assemelha graficamente e expressa emoção na forma de um símbolo, com isso, revela também sua alta potencialidade de se replicar nas ambiências digitais de comunicação e expressão sem fronteiras.

 

Junto ao símbolo Marianne há um logotipo “Paris 2024”, composto por tipografia Art Décor, movimento que estava em voga em 1924, quando a capital parisiense também havia recebido as Olimpíadas; um toque nostálgico que conforta, embeleza e elabora pertinência com a cidade sede.

            Outro fato muito particular é que é a primeira vez na história que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos têm o mesmo símbolo e logotipo, certamente uma mensagem inequívoca de acolhimento na igualdade. Como afirmou o presidente francês Macrom, com a identidade visual dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, a França mostrará a sua cara, e ela é feminina, acolhedora e simpática.

 

Para conhecer o filme publicitário que divulga a identidade visual Paris 2024, acesse:

https://olympics.com/pt/video/paris-2024-emblem-three-iconic-symbols-marianne

 

Clotilde Perez

Professora universitária, pesquisadora, consultora e colunista brasileira, é titular de semiótica e publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, concentrando seus estudos nas áreas da semiótica, comunicação, consumo e sociedade contemporânea. Ela é fundadora da Casa Semio, primeiro e único instituto de pesquisa de mercado voltado à semiótica no Brasil, já tendo prestado consultoria nessa área para grandes empresas nacionais e internacionais, conjugando o pensamento científico às práticas de mercado. Ela apresenta palestras e seminários no Brasil e no mundo sobre semiótica, suas aplicações no mercado e diversos recortes temáticos em uma perspectiva latino-americana e brasileira em diálogo com os grandes movimentos globais.

 

 

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Clotilde Perez
Professora universitária, pesquisadora e consultora
Clotilde Perez é professora universitária, pesquisadora, consultora e colunista brasileira, titular de semiótica e publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, concentrando seus estudos nas áreas da semiótica, comunicação, consumo e sociedade contemporânea. Fundadora da Casa Semio, primeiro e único instituto de pesquisa de mercado voltado à semiótica no Brasil, já tendo prestado consultoria nessa área para grandes empresas nacionais e internacionais, conjugando o pensamento científico às práticas de mercado. Apresenta palestras e seminários no Brasil e no mundo sobre semiótica, suas aplicações no mercado e diversos recortes temáticos em uma perspectiva latino-americana e brasileira em diálogo com os grandes movimentos globais.