O estudo realizado pela Mining Metrics buscou avaliar o sentimento público em relação ao lançamento do novo filme da Barbie
Com o objetivo de compreender, por meio de dados, a repercussão do filme Barbie no Instagram, o Nosso Meio, plataforma que conecta marcas e pessoas, solicitou a Mining Metrics, plataforma de inteligência artificial para marketing, um estudo qualitativo e quantitativo sobre o tema. A Mining Metrics buscou avaliar o sentimento do público em relação ao lançamento do novo filme, e, para isso, foi coletado e analisado um grande volume de postagens do Instagram com a hashtag #barbieofilme.
Com o título ‘O mercado operando no rosa’, o estudo coletou cerca de 4.999 postagens e classificou o sentimento delas como positivo, neutro ou negativo. Observou-se que a grande maioria das postagens continha sentimentos positivos, indicando uma resposta geralmente favorável ao filme.
No entanto, ao explorar a interação dos usuários com essas postagens, surgiu um quadro mais complexo. As postagens com sentimentos negativos geraram mais engajamento em termos de curtidas, enquanto as postagens positivas e negativas estavam aproximadamente equilibradas em termos de número de comentários.
Além disso, o estudo analisou a distribuição geográfica das postagens, mostrando que as áreas urbanas densamente povoadas do Sudeste e Nordeste do Brasil eram as mais ativas. O estudo também revelou as palavras e expressões mais usadas em postagens positivas e negativas, fornecendo um entendimento mais profundo das opiniões e sentimentos do público.
Em resumo, o estudo da Mining Metrics ofereceu uma visão abrangente e matizada do sentimento do público em relação ao novo filme da Barbie, destacando a utilidade da análise de dados para entender as tendências culturais e de consumo.
“Temos que ter cuidado, visto que a exposição não significa necessariamente influência. Esse estudo que levantamos mostra exatamente isso, temos uma proliferação intensa da imagem, ela é até positiva, mas quando olhamos os comentários e curtidas, vimos que tem um aspecto negativo. Então, podemos embarcar no hype e nas tendências, porém com maturidade a partir de dados e visão clara do significado daquilo para o mercado, para o comportamento de consumo e para a percepção das marcas. A importância dos dados hoje e da mensuração de tudo, inclusive dos sentimentos, é no sentido da assertividade e da certeza que estamos produzindo o conteúdo correto para o público que interessa para a nossa marca“, pontua Ana Celina Bueno, sócia-diretora da Mining Metrics.
Confira o estudo completo por meio do link.
Confira também:
Tendência Barbiecore: Como as marcas se movimentaram com a febre do filme
Conheça as marcas parceiras da Copa do Mundo Feminina de 2023