Responsabilidade

Pacto Global da ONU no Brasil e KPTL se unem em prol do empreendedorismo amazônico na agenda climática

Por Redação

18/09/2023 10h49

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Bioeconomy Amazon Summit (BAS) é uma agenda que visa estimular o surgimento de inovações com foco socioambiental

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas no Brasil e a gestora de Venture Capital KPTL anunciaram na última sexta-feira (15), na sede da ONU, em Nova York, uma parceria estratégica para alavancar o papel do empreendedorismo e dos investimentos em inovação para o fortalecimento da bioeconomia no Brasil. Trata-se do Bioeconomy Amazon Summit (BAS), uma agenda de eventos que começa em 2024 e vai até 2030 com o objetivo de reunir comunidades locais, empreendedores, investidores, acadêmicos e corporações com histórico de atuação na Amazônia para discutir maneiras de acelerar o surgimento de inovações oriundas da região e com potencial de impacto socioambiental.

Além do fomento ao desenvolvimento das pautas de inovação e empreendedorismo na região Norte do Brasil, o BAS reverterá 10% dos recursos arrecadados para o Movimento Impacto Amazônia, iniciativa do Pacto que também será lançada em Nova York e que tem o objetivo de mover o setor empresarial brasileiro para combater o desmatamento na Amazônia. Para isso busca implementar iniciativas e projetos que assegurem que a operação e cadeia de valor da empresa não contribuam com o desmatamento e promovam ações para manter a floresta de pé até 2030.

O lançamento do BAS aconteceu no dia (15) após uma mesa redonda sobre o papel da inovação e do empreendedorismo na pauta climática global e foi conduzido por Camila Valverde, diretora da Frente de Impacto do Pacto Global, e Danilo Zelinski, head do fundo de Clima e Floresta da KPTL. A edição inaugural do evento está prevista para o primeiro trimestre de 2024, em Belém (PA).

Segundo Carlo Linkevieius Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, o momento é de união em torno de uma causa urgente.

“Esta parceria representa um marco na luta pela sustentabilidade global. O Bioeconomy Amazon Summit 2024 é o começo de uma jornada que visa fortalecer a inovação e o empreendedorismo na região amazônica, trazendo esperança para um futuro mais verde e sustentável para todos”, acredita.

Confira também:

Programa Bandeira Azul reuniu mais de 300 voluntários em limpeza da praia em Aquiraz para ‘Clean Up Day’

Fortaleza recebe a 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” em shopping centers

Humanização e Liderança: desmitificando o Burnout e as práticas de prevenção