Tendência

Pesquisas revelam que 67% dos brasileiros optam pelo empreendedorismo e segmento da educação ganha destaque

Por Redação

29/05/2023 15h56

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Estudos da Global Entrepreneurship Monitor, Sebrae e Anegepe mostram que Brasil está em 2° lugar no ranking de empreendedorismo. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que jovens de até 30 anos têm escolhido as microfranquias, em especial pelo baixo custo

Dados do relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2022, compilados pelo Sebrae e pela Anegepe – Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – revelaram que o Brasil é o 2° colocado quando o assunto é ter o próprio negócio. Ficando atrás apenas da Índia, a pesquisa também mostrou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos.


Uma das ferramentas mais promissoras para isso é o franchising, sistema de franquias, onde o crescimento no quarto trimestre de 2022, foi de 12,6%, segundo a Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
 

Uma das vertentes do franchising que tem ganhado destaque é microfranquia, que contempla modelos com investimento de até R$ 100 mil. De acordo com dados da ABF, a microfranquia é o modelos mais procurados pelos jovens de até 30 anos de idade, em especial pelo baixo custo. A Pesquisa de Desempenho Franchising, da ABF mostrou que as microfranquias estão presentes em sua maioria nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Além disso, o relatório revela que um dos segmentos mais promissores na área de microfranquias é o de educação.


Atuantes nesse mercado, Clodoaldo Nascimento, presidente do Grupo BDC, holding de escolas de idiomas, e Fernando Pontes, fundador e CEO da Multiverso Educação, rede cearense de escolas, reafirmam o crescimento do setor e a previsão para os próximos anos.



 

“O mercado de microfranquias no último ano, se mostrou muito promissor, em âmbito nacional. Encerramos o ano de 2022 com quase 11 mil operações, segundo os dados da ABF. Isso significa um aumento de quase 50% deste modelo, em comparação ao ano de 2021. Inclusive, tivemos segmentos com crescimento acima de 80%, o que reafirma que o modelo de negócio é muito assertivo para incentivar ainda mais o empreendedorismo no Brasil”, comemora Clodoaldo Nascimento, presidente do Grupo BDC, holding detentora das franquias YES! Idiomas e FOLLOW ME Idiomas, entre outras marcas.


“O mercado de educação básica é o único que ainda não passou por consolidação de mercado. Para se ter uma noção, temos 40.000 escolas de educação básica hoje para 2.500 faculdades. Vendo esse movimento em outros mercados como tendência natural, por exemplo, com supermercados de bairro, academias, farmácias, vejo um futuro promissor para escolas de menor porte. Isso favorece que o mercado de educação cresça com novas perspectivas de administração, conseguindo operar dentro de um alto padrão de qualidade e, ainda assim, ter esse relacionamento próximo com a família, oferecendo um ambiente mais acolhedor, tão necessário hoje para um serviço de qualidade”, finaliza Fernando Pontes, CEO da Multiverso Educação.


Nosso Meio na Multiverso Educação

O Nosso Meio já teve a oportunidade de conhecer de perto o espaço da Multiverso Educação. A empresa é uma rede que tem por objetivo promover educação de qualidade e acessível por intermédio de um modelo eficiente e escalável. Confira!



Confira também:

TikTok é tendência como ferramenta de vendas, mas usuários ainda desconfiam na hora de comprar

ChatGPT alcança enorme popularidade enquanto interesse no Metaverso e NFTs diminui

Conheça as 10 marcas mais populares para os gamers brasileiros segundo PGB 2023