Gabriel comenta como os podcasts tornaram-se uma excelente estratégia e mostra como incluí-los no planejamento de uma empresa
Segundo um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, o Brasil possui mais de 30 milhões de ouvintes de podcasts, sendo o terceiro país que mais consome podcast no mundo. Com essa informação em mente, Gabriel Costa, fundador da Growth Leaders Academy e da Merlim, empresas voltadas para formação profissional, trouxe o tema ‘Podcasts: a nova alavanca de crescimento para negócios B2B’.
No palco, Gabriel contextualizou qual é o cenário da produção de podcasts nacionais, concluindo que o podcast é uma ferramenta, ainda, pouco explorada. Com o objetivo de mudar esse contexto, Gabriel elenca quatro pontos importantes: para que serve um podcast, os benefícios do produto, o que é necessário para começar e como gerar resultados com o produto.
Gabriel inicia dividindo os podcasts em dois mundos distintos. Com a ascensão de programas como Flow, Podpah e Mamilos, o palestrante deixou claro a improbabilidade de alcançar esse nível de audiência. Afinal, esses podcasts são voltados para o entretenimento/informação e o fim é o próprio programa. Enquanto os podcasts produzidos por empresas, prezam pela educação e o fim é gerar autoridade sobre os temas e leads.
Dessa forma, para um negócio o podcast funciona a partir do momento em que é selecionado um nicho de audiência. A aplicação dessa estratégia de se comunicar exclusivamente com um público, acontece em programas como Primocast, Falando de Delivery e Sambatalks.
Logo, precisa ser compreendido que o grande volume de audiência não vai ser conquistado facilmente, porém é cumprido um propósito como marca de ser autoridade em um tema e se comunicar com um determinado público.
“Em negócios B2B, o podcast precisa ser tratado como um canal e não como um produto. Ou seja, ele é o meio e não o fim”, conta Gabriel.
Ao longo da palestra, Gabriel aponta algumas facilidades ao produzir podcasts: facilidade de produção, inicia com um custo baixo, desdobra em outros formatos de conteúdo, bom para assuntos mais técnicos, episódios ranqueiam em busca orgânica, maior retenção nos episódios, formato aceita patrocínio muito bem e mais conexão com o públibo.
“O podcast consegue transmitir melhor a personalidade de um indivíduo. O conteúdo fica muito mais autêntico do que um texto, e isso por si já é interessante”, diz.
Ao ser questionado diversas sobre a melhor plataforma para iniciar a publicação de podcasts, melhor estrutura e cenário. Gabriel lembra que o ponto crucial para a produção é definir um propósito para aquele produto.
“O que importa de verdade é, assim como qualquer conteúdo, entender qual o propósito para fazer um podcast”, revela.
Por fim, Gabriel comenta sobre inserir o podcast na multimidialidade e trabalhar junto com outros canais como as redes sociais, blogs e email marketing. Para encorajar o público, Gabriel fala quais são as duas preocupações ao produzir um podcast.
“Preocupe-se em criar um conteúdo excelente e em chegar nas pessoas certas”, finaliza.
Gabriel Costa
Co-fundador da Growth Leaders Academy e do SaaS Merlin, foi anteriormente CMO da Singu, a maior plataforma de delivery de beleza da América Latina, onde continua como sócio. Em menos de 6 meses, Gabriel transformou a Singu e ajudou a criar um dos marketplaces de serviço mais eficientes do mundo, com altíssima retenção e reduzindo o tempo de payback de 10 meses para menos de 15 dias.
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