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Vitor Peçanha, CMO da Rock Content, aponta o que de fato é um marketing estratégico

Por Redação

26/10/2022 17h00

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“Se tem uma coisa que me irrita no marketing é gente que tenta vender fórmulas prontas”, afirma Vitor Peçanha no palco do RD Summit 2022

 

A reflexão sobre a existência de um bom marketing, conduziu a palestra de Vitor Peçanha, co-fundador e CMO da Rock Content, empresa líder em marketing de conteúdo. Com o título ‘O bom marketing não possui atalhos: como sair do tático e se tornar estratégico’, Vitor iniciou seu discurso revelando que não existe uma fórmula secreta para acertar em um bom marketing.

 

“Se existisse uma fórmula de marketing no Instagram e no Google, os algoritmos não funcionariam, porque todos iriam ter sucesso. E sabe o que acontece quando todos têm sucesso? Ninguém tem sucesso”, afirma o especialista em marketing de conteúdo.

 

Incisivo, Vitor reforça que o bom marketing não possui atalhos. Apostando no que realmente funciona, o palestrante volta para os princípios formulados pelo pai do marketing, Philip Kotler.

 

O propósito de transmitir conteúdo estava transparecido até na vestimenta do palestrante. Com uma blusa colorida que remetia ao Carnaval, Vitor disse que sua narrativa estava inspirada nos desfiles da escola de samba da Sapucaí, considerado por ele um dos maiores espetáculos da terra.

 

Para fazer essa relação,o co-fundador da Rock Content, trouxe os princípios/analogias que conseguiu construir a partir do desfile da Sapucaí para a execução de um bom marketing. 

 

 

 

  1. Sincronia –  todos do desfile seguem o mesmo ritmo, o mesmo tom. Uma narrativa alinha cumprindo o seu papel. Vitor reforça que a jornada do marketing precisa estar sincronizada.

 

“A jornada do marketing, desde atenção até retenção, precisa estar sincronizada. Todo mundo tem que estar no mesmo tom, no mesmo ritmo. Cada pessoa precisa compreender o seu papel. Como um quebra-cabeça, as peças precisam se encaixar”, reforça Vitor.

 

  1. Autonomia – cada elemento, cada carro alegórico, cada ala tem valor por si só. A narrativa do desfile pode ser compreendida por meio dos elementos isolados.

 

“Você não pode esperar, no marketing, que todo mundo consuma todos os seus conteúdos, a jornada não é linear. Cada elemento precisa ter valor por si só e encaixar na sincronia do seu samba enredo”, aponta Vitor.

 

  1. Memorável – o seu conteúdo precisa ser bom. Precisa gerar valor, despertar emoções e ser útil. 

 

“Todo conteúdo não precisa ser um espetáculo, mas precisa ser bom,e, conteúdo bom é aquele que gera valor para as pessoas”, diz Vitor.

 

  1. Branding – cada escola de samba desenvolve um samba enredo distinto a cada ano, apesar das diferenças em cada narrativa, elas possuem uma identidade bem estabelecida. 

 

“As marcas precisam ter uma consistência, uma história. Sua marca precisa ser famosa e facilmente reconhecida, pois isso facilita diversos processos, como as vendas”, conta o CMO da Rock Content.

 

  1. Alinhamento – o espetáculo montado pelas escolas de samba possuem um objetivo estabelecido, ganhar o desfile. Isso reflete o propósito do marketing.

 

“Todos precisam focar em um objetivo e trabalhar para alcançá-lo”, finaliza Vitor.

 

Formando no final a palavra samba, Vitor encerra sua analogia e inicia com uma série de instruções sobre como um profissional de marketing pode aplicar cada um desses conceitos. O palestrante comenta sobre como o mecanismo de fornecimento de dados das plataformas sociais vêm mudando e como isso afeta o trabalho do marketing. Vitor ainda comenta sobre o fim dos cookies. 

 

“Não vai funcionar mais, não do jeito que fazíamos antes, precisamos nos adaptar. Não significa que a mídia paga vai acabar, porém precisamos nos adaptar a essas novas mudanças”, reforça.  

 

Comentando sobre as mudanças e a inovação, Vitor comenta sobre as imagens que mostrou ao decorrer da apresentação e ressalta que todas foram criadas por um aplicativo  – chamado Dall-E – que cria o design por meio da inteligência artificial ao ouvir uma ordem descritiva. A fala do palestrante pretende contextualizar o público como as atividades práticas possuem um prazo de validade e como a Inteligência Artificial vêm dominando o mercado.

 

“Pouco tempo atrás eu ia roubar essas imagens de um banco de imagem ou iria pedir para alguém desenhar para mim. Olha como as coisas estão mudando, olha como é perigoso você ser um design que não entende o processo”, alerta.

 

As marcas para sobreviver necessitam estar atentas à inovação dos processos. Além disso, precisam gerar valor sobre o conteúdo produzido. Vitor finaliza com perguntas que os profissionais e as marcas devem responder para continuar existindo e resistindo às mudanças do mercado. 

 

“Você precisa saber qual o valor do seu trabalho? Em todo esse contexto, qual o valor que você gera dentro da jornada da marca?”, e assim Vitor se despede do público.

 

 

 

Após sair do palco, Vitor Peçanha fala para o Nosso Meio:

 

 

 

Vitor Peçanha

Vitor Peçanha, co-fundador da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, a Rock Content. Escreveu centenas de artigos e gravou diversos vídeos que ensinam tudo sobre essa estratégia de Marketing que tem ganhado muito espaço no mercado nos últimos anos.

 

 

 

 

 

 

 

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