Influência

Relembre a icônica trajetória de Mauro Salles, publicitário que participou da concepção da TV Globo

Por Redação

13/02/2023 17h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Mauro Salles faleceu no último sábado (11) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

 

No último sábado (11), Mauro Bento Dias Salles faleceu aos 90 anos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a família, Mauro estava doente há 16 anos e morreu de causas naturais. O publicitário foi enterrado na manhã do último domingo (12) em cerimônia reservada para a família. Mauro se despede da esposa, com quem estava há 64 anos, dos três filhos, dos dez netos e dez bisnetos. O publicitário participou ativamente da concepção e do lançamento da TV Globo como diretor de jornalismo e diretor de programação. Além disso, foi um dos responsáveis pela contratação de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

 

 

Mauro Salles se formou em direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 1950, iniciou sua carreira no jornalismo na revista norte-americana ‘Life’. Em 1954, foi convidado para integrar a equipe da recém-lançada revista em cores “O Mundo Ilustrado”, que em um curto período, atingiu a tiragem de 140 mil exemplares por semana. Em 1955, Mauro se demite da revista por discordar de uma editoria e no mesmo ano aceita o convite de Roberto Marinho para trabalhar na Rio Gráfica Editora.

 

Em outubro de 1955, o publicitário foi para O Globo auxiliar na cobertura da posse do presidente Juscelino Kubitschek. Depois da cobertura da posse, Mauro Salles se tornou repórter do jornal O Globo, onde permaneceu por  12 anos e participou do lançamento da TV Globo, inclusive como diretor de jornalismo e programação em 1965.

 

 

Em 1966, Mauro deixou a Globo para fundar sua própria agência de publicidade, a Mauro Salles Publicidade. A agência tornou-se uma das maiores do país, com o nome de Salles/Interamericana, já que, em 1968, incorporou a Interamericana de Publicidade. No mercado publicitário, Mauro atuou como líder de entidades do setor. Foi presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), da Federação Brasileira de Publicidade (Febrasp) e da International Advertising Association (IAA).Em 1980, liderou a criação do Código de Ética da Publicidade Brasileira. E, em 1985, ocupou o cargo de diretor do Conselho Nacional de Propaganda (CNP).

 

No universo literário, o publicitário é autor de livro de poesias e rendeu sua criatividade para as obras: Coisas de Crianças (1991), O Gesto (1994), Viagem (1994), Recomeço (1999) e Tilápia Galiléia (2004).

 

Nesta segunda-feira (13), Ana Maria Braga encerrou o ‘Mais você’ comentando sobre sua amizade com o publicitário e desejou condolências para a família.

 

“Eu quero transmitir um abraço a família do publicitário Mauro Salles, com quem eu tive oportunidade de conviver no meu trabalho, quando eu era publicitária. Ele tava com 90 anos e morreu de causas naturais. Ele deixou a mulher Tereza, com quem estava casado há mais de 64 anos, três filhos, netos, bisnetos… meus sentimentos, um homem maravilhoso, uma pessoa que faz falta em qualquer geração… famoso Mauro Salles“, comentou a apresentadora. 

 

Confira também:

Veja as 5 histórias contadas por Glória Maria que marcaram o telejornalismo brasileiro