Destaque

Veja as 5 histórias contadas por Glória Maria que marcaram o telejornalismo brasileiro

Por Redação

02/02/2023 14h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A jornalista Glória Maria faleceu na manhã desta quinta-feira (02) e deixa os brasileiros saudosos da sua brilhante atuação na arte de contar histórias

 

Na manhã desta quinta-feira (02), a jornalista Glória Maria faleceu na cidade do Rio de Janeiro. A jornalista foi diagnosticada com câncer no pulmão em 2019 e teve bons resultados com o tratamento. Porém, no ano passado, a jornalista descobriu metástases no cérebro e os últimos tratamentos não estavam dando resultados. Glória estava internada no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio.

 

Sinônimo de ícone, Glória Maria, ultrapassou barreiras no jornalismo e protagonizou evoluções tecnológicas e momentos históricos do telejornalismo brasileiro. Sempre abastecida pela coragem, Glória contava histórias com maestria e fazia os telespectadores navegarem por sua condução.

 

 

Sendo a primeira repórter a entrar ao vivo em cores no Jornal Nacional, a jornalista levou o telespectador brasileiro para mais de 100 países e tornou-se repórter ainda quando os jornalistas não apareciam em vídeos. Disruptiva, Glória trabalhou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio.

 

A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, em 1998, assumiu como apresentadora do programa e permaneceu por nove anos. Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna. Em 2007, a jornalista foi a primeira repórter a aparecer em uma transmissão em alta definição (HD) na televisão brasileira, durante uma reportagem para o Fantástico sobre a festa do pequi realizada no Alto Xingu.

 

Glória Maria também foi um ícone para a representatividade preta, sempre atuando na luta contra o racismo. A jornalista foi a primeira pessoa no Brasil a acionar a Lei Afonso Arinos, em 1951, que punia o racismo, não como crime, mas como contravenção. Nas redes sociais, Lázaro Ramos lamenta a morte da jornalista. “Perdemos um ícone do jornalismo e da representatividade feminina e preta do nosso país”, escreveu o ator.

 

Confira as reportagens de Glória Maria que marcaram a televisão brasileira:

 

1. Entrevista com Michael Jackson 

Em 1996, em reportagem para o Fantástico, Glória fez uma reportagem sobre a passagem do cantor Michael Jackson pelo Brasil. O astro tinha o costume de não conceder entrevista para manter sua consagração como mito da música. Na ocasião, a jornalista insistiu por uma palavra de Michael e ele acabou cedendo.

 

 2. Entrevista com Madonna

Em 2005, Glória Maria teve a oportunidade de entrevistar a cantora Madonna em uma reportagem para o Fantástico. Na ocasião, a jornalista relatou está muito nervosa e, segunda a assessoria, ela teria apenas quatro minutos para falar com a artista. Nos bastidores, Glória assume para Madonna: “Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos” . Naquele momento, a cantora se solidariza e ordena para a equipe: “Dê a ela o tempo que ela precisar”.

 

3. Visita a Nasa e experiência com gravidade zero

Em 2007, a Nasa convidou jornalistas internacionais para uma experiência. Dentre os jornalistas, Glória Maria recebeu o convite e foi a primeira brasileira à experimentar um voo com gravidade zero. No ‘Mais você’ a jornalista comenta qual foi a sensação.

 

4. Viagem à Jamaica 

Um dos momentos de Glória Maria de alta repercussão nas redes sociais foi a sua ida à Jamaica. Na reportagem, a jornalista visitou uma tradicional comunidade Rastafári, em que foi preciso a produção negociar durante quatro meses para conseguir fazer a imagens. Na visita, Glória Maria participou de um ritual religioso e foi chamada para fumar a erva sagrada da comunidade. Sempre corajosa, Glória topou de cara.

 

5. Glória salta do maior bungee jumping do mundo 

Em 2017, Glória fez uma viagem a Macau, na Ásia. A jornalista viveu outra experiência intensa e  saltou do maior bungee jumping do mundo. A jornalista pulou de um prédio que media 233 metros,  uma altura equivalente a um prédio de 78 andares. Glória registrou sua reação com uma câmera presa na mão.

 

 

Confira também:

Relembre como o rei do futebol foi protagonista em grandes campanhas e ampliou sua genialidade para além dos campos

Gal Costa foi sucesso nos palcos e protagonista de grandes campanhas publicitárias

Relembre campanhas publicitárias marcantes estreladas por Milton Gonçalves