O apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares morreu às 2h30 desta sexta-feira (5), aos 84 anos. Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, o apresentador do “Programa do Jô”, exibido na TV Globo de 2000 a 2016, estava internado desde 28 de julho no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo.
Em todas as suas inúmeras atividades artísticas – entrevistador, ator, escritor, dramaturgo, diretor, roteirista, pintor… –, Jô Soares teve o humor como marca registrada. Foi seu ponto de partida e sua assinatura no teatro, na TV, no cinema, nas artes plásticas e na literatura. Ele próprio gostava de admitir isso.
“Tudo o que fiz, tudo o que faço, sempre tem como base o humor. Desde que nasci, desde sempre”, afirmou em depoimento ao site Memória Globo.
Nos últimos 25 anos, Jô ficou conhecido por ser o apresentador do talk-show mais famoso do país. Na TV Globo, estrelava o “Programa do Jô”, exibido de 2000 a 2016. Considerado pioneiro do stand-up, também se destacou por ser um dos principais comediantes da história do Brasil, participando de atrações que fizeram história na TV, como “A família Trapo” (1966), “Planeta dos homens” (1977) e “Viva o Gordo” (1981). Além disso, escreveu livros e atuou em 22 filmes.
O Nosso Meio separou algumas campanhas publicitárias que Jô Soares protagonizou, confira:
TELESP
Jô foi o garoto propaganda da campanha de lançamento do primeiro celular da operadora de São Paulo. Por causa desta campanha estrelada por Jô Soares, a Agnelo Pacheco ganhou o Festival de Londres 1995.
Também pela TELESP, Jô participou do comercial de Natal de 1994, vestido de papai noel. Ao todo, a Telesp investiu US$ 2,5 milhões na campanha de rádio, TVs e jornais, incluindo o cachê de Jô Soares.
LANÇAMENTO ÁUDIO E VÍDEO SAMSUNG
Soares, como garoto propaganda, protagonizou seu talk show ao vivo para 550 convidados. O Sexteto deu o tom musical. Quatro espaços foram especialmente ambientados por arquitetos e decoradores famosos que exploraram a integração dos produtos no dia-a-dia dos consumidores. Os produtos foram apresentados de forma cinematográfica e o trade pode conhecer toda a nova linha de A&V.
HAVAIANAS
Nos seus primeiros anos de comunicação, a marca – cuja propaganda estava inicialmente a cargo da agência J.W.Thompson – introduziu uma ferramenta de marketing no Brasil: o merchandising. Quem deu voz à iniciativa foi Jô Soares com o personagem mordomo Gordon, no humorístico Família Trapo.
SUVINIL
Jô Soares fez comerciais para a marca de tintas Suvinil mais de uma vez. Aqui podemos ver exemplos de campanhas feitas em 1984 e 1996
VARIG
BISCOITO TOSTINES
Jô Soares também foi autor de livros e colunista de jornais e revistas. Os seus maiores sucessos incluem “O Xangô de Baker Street”, de 1995, que virou filme, e “O Homem que Matou Getúlio Vargas”, de 1998.
Veja a lista completa dos livros lançados por Jô Soares:
Os dilemas do Fantasma e do Capitão América (1972) — capítulo no livro Shazam!, de
Álvaro de Moya
O Astronauta Sem Regime (1983)
Humor Nos Tempos do Collor (1992)
A Copa Que Ninguém Viu e a Que Não Queremos Lembrar (1994)
O Xangô de Baker Street (1995)
O Homem que Matou Getúlio Vargas (1998)
Assassinatos na Academia Brasileira de Letras (2005)
As Esganadas (2011)
O Livro De Jô – Uma Autobiografia Desautorizada – Vol. 1 (2017)
O Livro De Jô – Uma Autobiografia Desautorizada – Vol. 2 (2018)
‘Ricardo Iii’ De Shakespeare – Tradução e Adaptação editada em livro pela Imprensa Oficial
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