Design

Sadia renova identidade visual e portfólio ganha embalagens inovadoras

Por Redação

29/08/2023 12h07

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Com design moderno, novo visual simplifica comunicação, facilita reconhecimento da marca nas gôndolas e freezers e conta com tecnologia inovadora para experiências digitais 

Com o propósito de aumentar a atratividade e facilitar a comunicação com os consumidores, a Sadia, marca de alimentos mais valiosa do país, apresenta oficialmente a renovação visual das embalagens de todo seu portfólio. Com design moderno e adaptada às novas tendências de consumo, o icônico “S” de Sadia é fortalecido por um amarelo de tom vibrante e forte, junto ao protagonismo do mascote Lek Trek.

Os descritivos dos produtos ganham tipologia de fácil leitura e uma linha de cores que auxilia o consumidor no ponto de venda. Todas as embalagens agora contam com QR code, que os direciona para experiências digitais, como acesso a receitas com os produtos. Essa é a primeira vez que o QR code é utilizado de forma integrada com código EAN por uma empresa de alimentos de proteína no varejo. O ícone também auxilia na rastreabilidade dos produtos, já que está vinculado à linha de cada um deles.

As novas embalagens integram a estratégia do novo posicionamento da marca, que reforça o conceito de marca parceira, que acompanha a jornada dos consumidores e traz soluções para as diversas ocasiões de consumo. Nosso propósito é ser uma marca democrática, presente no dia a dia e nos momentos especiais, sempre proporcionando qualidade, cuidado, praticidade e sabor, tendo a inovação como direcional. O novo visual, portanto, faz parte dessa transformação e ajuda a transmitir ainda mais esses objetivos”, diz Luciana Bulau, gerente executiva de marketing da Sadia.

As informações sobre os produtos foram posicionadas para que a marca seja rapidamente reconhecida, independentemente da posição do produto no ponto de venda. Os claims, que são as informações complementares exibidas nas embalagens, agora aparecem com mais destaque, com linguagem informal, para destacar as principais características de cada produto e chamar mais atenção. As fotos exibidas também foram renovadas para apresentar os produtos de forma mais apetitosa e real.

Além disso, outro destaque foram as faixas com cores que ajudam na identificação da linha, por exemplo, produtos ícones como Presunto, Lasanha Bolonhesa e Nuggets contam com o vermelho – que também é uma cor característica da marca. A sinalização colorida também vale para identificar a proteína, que vai além das categorias – Calabresa, Pizza de Calabresa e o Mac’n Cheese Cheddar e Calabresa contam com a cor roxa, que ajuda a criar uma referência.

A mudança envolve mais de 300 produtos Sadia e durou dois anos. Os consumidores tiveram papel fundamental na hora do desenvolvimento das novas embalagens, foram ouvidos para que a marca identificasse melhorias e soluções e até selecionaram a versão final das opções desenvolvidas. O novo visual valoriza os pilares da marca, como o “S”, o carismático mascote Lek Trek e o inconfundível amarelo das embalagens e resgata a memória afetiva de muitas gerações que acompanham a marca. Para o design, foram utilizadas cores quentes sem excessos de luz e simplicidade com ícones, linguagem e tom de voz acessível – tudo para tornar as informações mais visuais e fáceis de compreensão.

“Sadia acompanha a geração e a história de muitas famílias, estando presente em tantas celebrações, festividades, e claro, na rotina diária de tantas pessoas. Como marca líder e sinônimo de categoria, temos a missão de fortalecer ainda mais essa conexão e a valorização das nossas origens, que também encantam os nossos consumidores”, complementa Luciana. “A embalagem é um recurso valioso para nós. Como atributo especial, tivemos o cuidado de trazer informações didáticas no rótulo, a presença de fotos dos alimentos, que ajudam na diferenciação de proteínas e cortes e o modo de preparo, que vai direto ao ponto”, finaliza a executiva.

Pesquisa de mercado

A Sadia realizou 1200 entrevistas e testes com homens e mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, das classes A, B e C. A nova embalagem foi preferida por mais de 80% da amostra, que apontaram aspectos como facilidade de identificar informações, organização, fácil leitura, alta qualidade e criatividade.

Lek Trek

No novo visual, Lek Trek, ganha ainda mais destaque. O mascote, que existe há mais de 50 anos, está repaginado com roupas diferentes em cada uma das linhas, que interagem com a ocasião de consumo proposta pelo alimento, com estilos que vão do country ao natalino. Por exemplo, nos produtos destaques da marca, como congelados, frios e in natura, Lek Trek aparece usando roupas casuais; já nos itens Happy Meal que são alimentos focados nos jovens, como o Nuggets, ele é exibido com fones de ouvido e camisa jeans, com visual mais descolado.

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