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Segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) da Fundação Dom Cabral em Sobral é lançado durante o Connect 2022

Por Redação

14/10/2022 19h54

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A novidade para 2023 foi anunciada pelo diretor-geral do Nosso Meio, Fernando Hélio Martins Brito, ao lado de Gleidson Sousa, diretor da Barros Soluções em Gestão, associada à Fundação Dom Cabral no Ceará

Tendências do varejo e análise de negócios contemplaram a programação do Connect 2022, realizado em Sobral nesta sexta-feira (14). Bruno Portela, professor da Fundação Dom Cabral, e Geovane Oliveira, ex-auditor da Ernst Young e diretor executivo do Grupo SM Minérios do Brasil, compartilharam com 120 executivos da região norte do Ceará suas perspectivas de mercado para impulsionar estratégias empresariais. A ocasião foi marcada pelo lançamento da  segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) da Fundação Dom Cabral em Sobral. Realizado pela Barros Soluções em Gestão, associada à Fundação Dom Cabral no Ceará, em parceria com Nosso Meio e Roneely Feitosa Advogados, o encontro aconteceu no Instituto Cearense de Tecnologia, Liderança e Empreendedorismo (ICETEL), em Sobral.

 

“Inicialmente, o desafio era despertar o interesse de 25 empresários sobralenses para formar uma turma de PDD da Fundação Dom Cabral. A parceria entre Nosso Meio, Barros Soluções em Gestão e FDC deu tão certo que garantimos 48 executivos só para a primeira turma. Agora, anunciamos a segunda turma para março de 2023, o que é uma alegria. O Nosso Meio tem um braço de educação executiva e caminha lado a lado de grandes instituições de ensino. No caso do município de Sobral, é uma satisfação promover o programa de capacitação para os gestores da região”, detalha Fernando Hélio Martins Brito.

 

Ministrado por professores especialistas da FDC, o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes traz conteúdos relevantes e atualizados, com troca de experiências entre as empresas participantes, além de conceitos, metodologias e aplicações práticas. O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes aborda seis módulos, com temas relacionados a gestão estratégica, marketing e vendas, gestão financeira, liderança, gestão de pessoas e de projetos. Os conteúdos temáticos serão trabalhados com a preocupação de traduzir o seu significado e as suas implicações para dentro da organização, deslocando-se a reflexão do campo teórico para uma análise objetiva da realidade da empresa.

 

Connect 2022

Lançado em março de 2020, o Connect promove o encontro de grandes nomes da gestão empresarial cearense na cidade de Sobral para gerar networking e compartilhar ideias e boas práticas de negócios. Realizado anteriormente pela Sobral Gráfica e Editora, neste ano o Nosso Meio, maior mídia especializada em Marketing, Comunicação e Negócios do Ceará, foi o correalizador do evento.

Cenários do varejo global

 

Inicialmente o professor Bruno Portela (FDC) pontuou a diferença entre modismo e tendências de mercado do varejo. Assim, tendência  é um direcionamento ou uma sequência de eventos com certa força e estabilidade, que é mais previsível e duradoura que um modismo. “As tendências revelam o futuro e podem prover direção estratégica”, ressalta o especialista.

Num mundo em que constante transformação, novos olhares sobre os acontecimentos, o comportamento da sociedade diante desse cenário e a relação do indivíduo com a tecnologia e a natureza são capazes de apontar para uma tendência mais qualificada. O novo Relatório de Visão Geral Global Digital 2022 – publicado em parceria entre We Are Social e Hootsuite – revela que a maior parte do mundo conectado continua a crescer mais rápido do que antes da pandemia.

O estudo apresentado indica que a população mundial é de 7,91 bilhões em janeiro de 2022, com a taxa de crescimento anual de 1,0% sugerindo que esse número chegará a 8 bilhões em meados de 2023. Os usuários globais de Internet subiram para 4,95 bilhões no início de 2022, com a penetração da Internet agora em 62,5% da população total do mundo. Quando se trata de usuários globais de mídia social, há 4,62 bilhões de pessoas em todo o mundo em janeiro de 2022.

Esse número é igual a 58,4% da população global, embora seja importante notar que os “usuários” de mídia social podem não representar indivíduos únicos. Os usuários globais de mídia social cresceram mais de 10% nos últimos 12 meses, com 424 milhões de novos usuários iniciando sua jornada de mídia social em 2021. No cenário brasileiro, a surpresa: há mais smartphones do que pessoas. Hoje são 214,7 milhões de indivíduos no território brasileiro que acessam 224,9 milhões de aparelhos móveis. Desses, 171,5 milhões têm atividade em mídias sociais.

 

 

E o que isso impacta no varejo?

Os hábitos e preferências dos consumidores se transformam de maneiras cada vez mais recorrentes e aceleradas, graças, principalmente, às transformações digitais e tecnológicas. E isso tem um motivo em especial: o surgimento das novas gerações no mercado consumidor.

Confira as principais tendências com base na NRF Retail’s Big Show 2022 reunidas pelo especialista.

O omnichannel, estratégia de conteúdo que usa diversos canais integrados para melhorar a experiência do usuário e a relação entre marca e cliente é um dos pilares da loja do futuro. Nesse formato de atendimento, o cliente pode entrar no aplicativo da loja para ver se o estabelecimento tem um item específico e, só depois de confirmar, vai ao local fazer a compra. Nesse sentido, 20% dos shoppers dos Estados Unidos preferem visitar especificamente lojas que oferecem acesso instantâneo a informações sobre estoque. Por isso, a transparência do estoque local é um fator que o omnichannel pode usar a seu favor, por exemplo. Outro aspecto relevante é que 52% das pessoas preferem comprar grandes marcas com lojas locais. Sim, a regionalização é ponto forte para atrair o cliente.

O alt-commerce seria uma forma de vendas que funcionaria como uma evolução do e-commerce. Neste caso, significa comércio alternativo, ou seja, um formato que diversifica as vendas por canais que não são tradicionais. Assim, 31% dos consumidores Gen Z preferem comprar via online por “métodos não-tradicionais” do que por “websites entediantes”. Compras por redes sociais, por exemplo, é uma das formas populares nos dias de hoje – 62% dos consumidores de 13 a 39 anos estão interessados em fazer compras diretamente dos feeds das redes sociais. Afinal, hoje em dia é comum checar lojas no Instagram, consumir os conteúdos do perfil e comprar por ali diretamente. O próprio app já atualizou diversas vezes a sua interface, simplificando os métodos de compra e venda de produtos por usuários e, assim, seguindo esta tendência de mercado. O alt-commerce, então, trataria a compra apenas como parte do processo em si, e não como produto final, assim como o e-commerce mais tradicional.

Por fim, o metaverso é o novo espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e demais camadas digitais que temos acesso hoje. O potencial que a ferramenta oferece é exponencial e pode transformar o varejo no mundo digital. Muitos especialistas na comunidade varejista acreditam que o caminho rumo ao metaverso é irreversível e que este será, principalmente, trilhado pela geração Z.

Sendo o metaverso um mundo sem nenhum tipo de barreira entre o físico, o digital e o virtual, o consumidor que acessa o site de uma loja em busca de produtos e é reconhecido pela equipe da loja física quando a visita — pois o histórico pode ser acessado pelos vendedores quando for necessário — terá mais um canal de consumo para usufruir. O conceito de omnichannel que existe hoje em dia é ampliado assim para o metaverso.

A linguagem universal dos negócios

 

Em sequência, o consultor, conselheiro, ex-auditor da Ernst Young e diretor executivo do Grupo SM Minérios do Brasil, Geovane Oliveira, destacou que os princípios universais dos negócios que se aplicam a qualquer organização, cultura, idioma ou regulamentação governamental. Quem garante é Ram Charan, guru da liderança, com formação em Havard Business School.

Princípio 01

Toda organização precisa servir os clientes, gerir o dinheiro com eficácia, usar os ativos de maneira sensata e crescer constantemente.

Princípio 02

Os melhores gestores são capazes de remover a complexidade e o o mistério dos negócios, focando nos fundamentos da obtenção de lucros. E, além disso, certificam-se de que todos na empresa entendam os elementos básicos do negócio.

Princípio 03

É necessário modelar a visão de negócios, dominando os conceitos básicos da obtenção de lucros.
• Clientes
• Geração de Caixa
• Retorno sobre o capital investido
• Crescimento

Com base nesses pilares, o especialista ainda indicou o seguinte modelo de framework para auxiliar os executivos na empreitada de conquistar uma estratégia de crescimento eficaz.

 

Lançamento da 5ª edição do jornal impresso Nosso Meio

Nesta edição, o Nosso Meio comemora dois anos de atividades, com resultados surpreendentes, um público cada vez mais fidelizado e inauguração de um novo formato e estrutura editorial para nossa publicação trimestral. A mudança é fruto de lapidações necessárias para uma entrega de conteúdo cada vez mais qualificada aos leitores.

 

 

Hoje o Nosso Meio é uma mídia multiplataforma que congrega portal, jornal impresso, podcast, tv digital, newsletter, mídias sociais, ciclo de encontros executivos e produção de eventos. A maior mídia especializada em Marketing, Comunicação e Negócios do Ceará conversa com players regionais e nacionais, colocando luz sobre o trabalho criativo e original do Nordeste. 

 

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