Estratégias de desejo e curiosidade atreladas a comunicação assertiva compõem a receita do sucesso na estreia do evento
Desde seu anúncio, o mega festival de música, cultura e arte gerou desejo e curiosidade no público que está há 38 anos sedento por vivenciar uma “experiência Rock in Rio” em São Paulo. Entre os dias 2 e 10 de setembro, o Autódromo de Interlagos está recebendo artistas de todo o mundo em uma estreia considerada histórica. Não foi sorte de principiante, o sucesso da estreia do The Town se deve a estratégia de comunicação e marketing desenvolvida pela organização
Em 2022, muito antes do abrir dos portões, o The Town já gerava grandes expectativas nos fãs de música internacional. O evento foi anunciado pouco depois do Rock in Rio, logo que foi desenvolvido pelos mesmos criadores. A proposta é homenagear esta grande metrópole do país, que é São Paulo, proporcionando uma experiência imersiva em cada um dos palcos que fazem referência as belezas das da cidade.
Diversos ritmos como rap, rock, pop, jazz, música eletrônica e MPB compõem a receita da programação, que se espalha pelos cinco palcos principais do festival: Skyline, The One, Factory, São Paulo Square e New Dance Order.
“Se você olhar o esqueleto da estrutura do evento, ele é como o do Rock in Rio. O que ele tem de diferencial é todo o storytelling, que é inspirado na própria cidade e que vira um grande cartão de visita. Então, cada palco que você olha, vê algo da cidade”, adianta Roberta Medina.
Skyline
The One
Factory
New Dance Order
São Paulo Square
A expectativa criada para a qualidade do festival que estava para estrear foi dada pela comparação com o Rock in Rio. De acordo com a produtora Roberta Medina, filha do idealizador Roberto Medina, o The Town é fruto de uma demanda muito antiga, desde que o festival carioca começou, em 1985.
“Se pedia para trazer o Rock in Rio para São Paulo. Mas a gente achava que uma marca que nasceu inspirada na história do Rio de Janeiro, não se encaixava. O Roberto se inspirou em São Paulo em sua dimensão, e sendo uma das principais capitais do mundo, tinha que ter um festival à sua imagem e à sua altura”, contou ao GShow.
Criar o desejo do público de ir ao The Town foi uma estratégia trabalhada pouco antes do Rock in Rio 2022. O sabor de “quero mais” aliado a oportunidade de quem queria ir e não pôde foi construído enquanto a comunicação do festival carioca era realizado. Uma maquete do que seria o The Town foi colocada à mostra na cidade do Rock e um pré-cadastro disponibilizado para os interessados. A partir daí, os quatro pilares da comunicação do evento começaram a ser trabalhados: propaganda, conteúdo, assessoria de imprensa e comunidade.
“Nossa comunidade do Rock in Rio é muito forte e chegamos a ganhar um prêmio no TikTok pela base construída com a nossa. São eles que acreditam no que fazemos e no que iremos entregar e engajam naturalmente. Foi assim que presenteamos uma internauta para ir ao The Town para assistir ao show do Bruno Mars. Quando fechamos com o cantor, buscamos alguém que pudesse ter previsto a chegada do artista ao evento. O tweet dela casou perfeito com o anúncio dele em nosso palco principal”, explicou Ana Deccache, Diretora de Marketing do Rock in Rio e do The Town.
“Criar uma marca do zero é desafiador, construir audiência nova envolve um esforço ainda maior. Apesar da chancela do Rock in Rio abrir portas, sabemos que precisamos nos reafirmar enquanto The Town. É uma outra comunicação, formato, cidade, público”, pontua
A parceria com a Globo, contribui para o alcance do festival. Conhecida por fazer a cobertura de grandes shows internacionais dentro dos festivais no Brasil como Lollapalooza e Rock in Rio, a Globo se dedicou em fazer uma ampla divulgação do evento por meio do seu canal de entretenimento, Multishow.
Nas redes, na telinha, nos e-mails, o festival foi tomando conta e se incorporando nas comunicações da empresa contribuindo para uma divulgação massiva e orgânica da cobertura que seria feita pela plataforma digital “Globoplay”.
@multishow O @Bruno Mars serviu vocais, hits, carisma e beleza! ? Uma noite pra nunca esquecer! ♥️ #TheTown2023NoMultishow #BrunoMarsNoMultishow #TheTown2023 #BrunoMars #SKYLINE ♬ som original – multishow
O sucesso foi indiscutível, os olhos de todo o país voltaram para o festival e mais de 220 experiências de marcas estão espalhadas pela cidade da música. Muitas empresas compraram a ideia de estrear esse novo evento marcado no calendário brasileiro e como a diretora de marketing do The Town e do Rock in Rio fala “As marcas fazem parte da festa”.
O The Town 2023 chegou pra mostrar que para grandes sucessos, não é possível contar com a sorte, mas sim com um planejamento estratégico de peso e com parcerias que acreditam no projeto. Não é atoa, que dos astros nacionais a internacionais, todos dedicaram um show diferenciado para o festival, com direito a Demi Lovato cantando em português e Bruno Mars tocando o sucesso “Evidências” de Chitãozinho e Xororó, mostrando que até os grandes artistas precisam estudar o seu público para proporcionar experiências inesquecíveis.
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