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63% das agências já adotam ferramentas de Inteligência Artificial na área de criação, aponta pesquisa VANPRO

Publicado em

05/09/2023 11h46

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Realizada pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro, sondagem aponta que o cenário foi de estabilidade ou crescimento para 80% das agências, e a percepção de um futuro melhor se ampliou para 66%

A última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO indica que as expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas em sua maioria. Os dados foram colhidos em julho de 2023 e apresentam a avaliação do primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022.

 Na sondagem atual, a pesquisa VanPro – considerada um importante termômetro dos negócios e gestão das agências – mostra que 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento de receita (valor recebido pelas agências, excluídos os investimentos dos anunciantes), sendo que 27,5% cresceram mais de 30% no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022.

As agências que ampliaram sua receita no 1º semestre de 2023 foram 45% das entrevistadas, e, entre estas, a maior parte, ou seja, 60% (o equivalente a 27,5% do total das entrevistadas), tiveram um aumento da receita entre 10% e 30%, enquanto 23% (ou 10,3% do total) cresceram mais de 30%, e 16%, menos de 10%.

A pesquisa mostra ainda que 35% das empresas apontaram estabilidade do faturamento, e 20% tiveram perda na comparação com o primeiro semestre de 2022. Entre as que tiveram queda, em 33% delas (ou 6,6% do total), as perdas foram superiores a 30% do faturamento.

“A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências tanto em relação à receita quanto à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor. Além disso, também mostra a penetração das ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho diário das agências, que, em sua maioria, já estão se adaptando para atuar com tecnologia de ponta e como a sua adoção deve impactar positivamente no crescimento das agências”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda).

A percepção dos entrevistados sobre o futuro foi próxima ao identificado na pesquisa realizada em março de 2023 e relativa ao desempenho do ano de 2022. A quantidade de empresas que apontou as perspectivas para o futuro de sua empresa como boas ou muito boas ficou em 66% (em comparação com 65% na última sondagem). Os que apontam como ruim, muito ruim ou possibilidade de interromper as atividades diminuíram de 7% para 5%, e os que não conseguem prever, diminuíram de 3% para 2%. Os que apontaram previsão estável subiram de 25% para 27%.

Sobre as perspectivas, 93% apontam neutralidade ou boas perspectivas, sendo que 66% veem um bom cenário para o próximo ano. Esses números estão levemente melhores do que os da sondagem anterior (90% e 65%, respectivamente). Isso mostra que o crescimento empresarial e do setor talvez passe mais por aproveitar as oportunidades e criar possibilidades de aumento de receita do que de condições externas.

A pesquisa VanPro também detectou que o uso de ferramentas de automação e Inteligência Artificial no trabalho criativo apresenta excelentes avanços, com quase 2/3 das agências já utilizando este tipo de tecnologia para apoiar as entregas criativas.

Sobre a aplicação de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, a pesquisa apontou que 63% das agências ouvidas já adotaram tais recursos, mais do que o dobro da pesquisa anterior (31%), e 17% pretendem implantá-los ao longo de 2023. Por outro lado, 11% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho criativo (1/3 da proporção apontada na pesquisa anterior) e 9% pretendem utilizar estas tecnologias a partir de 2024.

“Esse número dobrou em relação às respostas da sondagem feita há apenas seis meses, em que 31% já tinham implantado e outros 33% pretendiam implantar. Entretanto, agora há outros 17% adicionais que pretendem implantar essas tecnologias ainda em 2023, podendo elevar esse número para 80% das agências ao final do ano”, conta Ana Celina Bueno, diretora da Fenapro.

O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes foi de agências full-service (95%), com equipe de até 20 pessoas (56%), que têm mais de 20 anos de existência (41%) ou entre 11 e 20 anos (36%). E 90% delas são associadas ao Sinapro de seu estado, e 72% ao CENP.

Sobre o perfil de receita anual das empresas entrevistadas, a maior frequência é de agências de até R$ 1 milhão de receita, representando cerca de 34% das entrevistadas. Aproximadamente 29% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 13%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 12%, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram 12% dos respondentes.

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