Inovação

Transformação Digital e ESG são destaques na fala de André Sales, CEO da Solar Coca-Cola, no Perspectivas Nordeste 2024

Publicado em

26/01/2024 16h22

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O executivo aponta tendências e apresenta cases de sucesso da joint venture

No palco do Perspectivas Nordeste 2024, evento do Nosso Meio que aconteceu nesta quinta-feira (25), André Sales, CEO da Solar Coca-Cola, apresentou tendências e cases de sucesso da marca que puderam inspirar os 150 convidados presentes no SkyLounge do BSDesign

André inicia sua fala apresentando ao público um pouco da Solar Coca-Cola, uma joint venture brasileira fabricante e comerciante de cerveja, refrigerantes, sucos, energéticos e produtos lácteos com atuação nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Ele afirma que a Solar está em lugares que crescem consistentemente acima da média do Brasil. 

Atualmente a empresa possui atuação de 70% do território nacional, por meio de 13 fábricas, 73 linhas de produção, 59 centros de distribuição, 67 distribuidores autorizados e 2.291 caminhões. 

Diante da dimensão numérica apresentada pelo CEO, ele pontua como a Solar traça estratégias de atendimento ao varejo e aos consumidores no Nordeste. Segundo André, o varejo tem uma característica muito específica na área de não alcoólicos na região, que é a fragmentação, sendo o setor do varejo mais fragmentado do Brasil.

“Para atender esse varejo fragmentado com eficiência, tem toda uma ciência, temos seis mil e quatrocentas pessoas nas nossas forças de vendas para servir nossos clientes diariamente. Precisa de muita inteligência de mercado, conhecimento desses clientes para saber quais são as ocasiões de consumo, as melhores oportunidades e como se pode desenvolver esse cliente”, conta. 

André pontua que um fator crucial para guiar as decisões estratégicas, é entender o que vem por trás de cada ocasião de consumo, qual o desejo, a necessidade e a oportunidade que a empresa pode investigar melhor para trabalhar os seus produtos. 

“A gente trabalha desde a hora que o consumidor acorda, até a hora de dormir, oferecendo uma gama de produtos para atender adequadamente este consumidor em todas as ocasiões de consumo”, diz

Além da diversidade de produtos, André pontua que a variação de embalagens oferecidas ao mercado também impacta na hora de comunicar e vender para seus clientes, juntamente com uma estratégia pensada para oferecer múltiplas opções ao consumidor. 

Falando especificamente sobre a região Norte e Nordeste do Brasil, o CEO apresenta um quadro revelando que a massa de renda cresce mais nessas regiões, do que nas demais do país, despontando um ambiente oportuno para os investidores da região. 

Créditos: JCD Produções

“Eu inicio o ano com otimismo ao ver que nossa região deve crescer mais em sua massa de renda, do que o resto do país e quando a gente olha empregos crescendo e taxa de juros caindo, todas as políticas públicas agindo. Acho que a indústria de bens de consumo devem se preparar para um bom ano no Nordeste”, aponta.

Seguindo sua apresentação, Sales aborda a indústria como um fator relevante para a transformação digital e destaca o Nordeste como um celeiro de inovação, citando os polos de universidades voltadas para o desenvolvimento tecnológico como Quixadá(CE) e Campina Grande (PB). 

“O digital não tem fronteiras e isso é uma grande oportunidade para o Nordeste, fomentar isso e exportar a transformação digital para outros estados e outros países”, destaca.

O CEO conta como a Solar pensou ao criar uma plataforma desenvolvida para atender com mais eficiência os seus consumidores. O Super App Solar conta com a utilização de mais de 180 mil clientes, onde eles podem fazer pedidos e solicitar treinamentos para otimizar os processos de seus negócios.

Com tendências que estão emergindo dentro do contexto da Solar e que podem ganhar mais ainda o mercado, André elenca estratégias que podem fortalecer grandes empresas internamente visando inovar e automatizar processos, utilizando tecnologia de ponta, desenvolvendo e retendo talentos em tecnologia:

  • Internet das coisas: Gerenciamento em tempo real do comportamento das máquinas industriais e geração de alertas para manutenção preventiva;
  • Machine Learning: Análise do comportamento do cliente, considerando mais de 30 variáveis para sugestão do melhor pedido de compra de acordo com a localização e potencial de vendas de cada cliente;
  • Analytics: Plataforma que combina dados internos e externos, possibilitando uma visão mais detalhada e precisa do comportamento e dos atributos dos clientes.
Créditos JCD Produções

Para finalizar, André fala do papel da indústria na governança e desenvolvimento sustentável (ESG) da região. Ele explica a logística de reciclagem de pets e como atualmente existem áreas do Nordeste que mais coletam do que utilizam na produção de bebidas. O CEO ainda pontua a importância da responsabilidade hídrica. 

“A nossa meta é devolver para a natureza a quantidade de água que utilizamos”, pontua. 

André finaliza destacando a importância de fortalecer os pequenos negócios, dando alguns estímulos com materiais para a melhor experiência dos consumidores. 

“Você dá uma fachada, um conjunto de mesas, um guarda-sol, faz uma ativação diferente, você aumenta a interatividade desse ponto de venda e faz o negócio girar. A gente ouve depoimentos incríveis de como aquela decoração transformou o negócio daquele cliente”, conclui.