Com mais de 1,8 milhão de metros quadrados construídos, empresa cearense celebra quatro décadas valorizando seu legado, as relações construídas ao longo do tempo e os novos projetos que marcam sua atuação no mercado imobiliário
Construir é transformar um projeto em algo capaz de permanecer no tempo. Para a WR Engenharia, essa história começou no Cariri, em 1986, e ganhou novos endereços, formas e dimensões ao longo das décadas. Em setembro de 2026, a construtora chega aos 40 anos celebrando não apenas os empreendimentos que ajudou a erguer, mas as pessoas que estiveram por trás de cada etapa dessa trajetória.
Fundada pelos engenheiros Ricardo Callou e Wagner Sampaio (in memoriam), a empresa acompanhou mudanças nas cidades e na própria construção civil. Da prancheta às novas tecnologias aplicadas aos canteiros, foram quatro décadas de evolução de processos, métodos construtivos e modelos de gestão. Um percurso que permitiu ampliar áreas de atuação e incorporar diferentes tipos de projetos ao portfólio.
“Quando olhamos para esses 40 anos, vemos muito mais do que as obras que entregamos. Vemos profissionais que cresceram conosco, clientes que confiaram no nosso trabalho e parceiros que contribuíram para chegarmos até aqui. A engenharia é o que fazemos, mas as relações construídas durante esse caminho são parte fundamental do nosso legado”, afirma o fundador Ricardo Callou.
A celebração também ganhou os canteiros. A campanha comemorativa parte do conceito de que todo projeto começa com pessoas e encontra no senso de dono um dos elementos da cultura da WR. Em 2026, a construtora conduz 12 obras no Ceará, entre empreendimentos próprios e projetos contratados, mobilizando cerca de 1.500 profissionais em diferentes funções e especialidades.
“Chegar aos 40 anos é olhar para tudo o que construímos, mas, principalmente, para as pessoas que tornaram e continuam tornando essa história possível. São profissionais que, todos os dias, assumem responsabilidades, cuidam dos detalhes e entendem que cada obra carrega a nossa marca”, destaca o diretor comercial e marketing da WR Engenharia, Mauro Clark Jr.
Quatro décadas construídas no Ceará
Se as histórias ajudam a explicar a trajetória, os números dão dimensão ao caminho percorrido. A WR ultrapassou 1,8 milhão de metros quadrados de área construída e contabiliza 5 mil unidades habitacionais e comerciais entregues. O portfólio inclui 20 empreendimentos comerciais, 15 educacionais, 10 shopping centers, 08 projetos na área da saúde e 05 hoteleiros, além de construções destinadas a outros setores.
A experiência acumulada também pode ser observada no atual momento da empresa em Fortaleza. Granvista, Uptown e Bosque da Cidade estão entre os empreendimentos próprios que integram o portfólio residencial da WR na capital e apresentam propostas desenvolvidas para diferentes regiões, perfis de moradores e formas de relacionamento com os espaços urbanos.
No Cocó, o Granvista possui duas torres residenciais e traz para sua concepção elementos de integração com o entorno, incluindo fachada de conceito biofílico e ambientes destinados à convivência. No Dionísio Torres, o Uptown aposta em uma torre única e incorpora conceitos como fachada ativa e gentileza urbana. Já o Bosque da Cidade leva a presença residencial da incorporadora para a Cidade dos Funcionários, ampliando sua atuação em Fortaleza.
Os novos projetos também traduzem mudanças que aconteceram no setor imobiliário ao longo dessas quatro décadas. Moradia, mobilidade, convivência, integração com a cidade e soluções para novas rotinas passaram a fazer parte das decisões que envolvem um empreendimento. A experiência adquirida em diferentes segmentos permite à companhia acompanhar essas transformações e aplicá-las aos projetos atuais.
Nesse processo, a WR define como propósito “encantar pessoas, transformando aspirações em realidade construída”. Integridade, senso de dono, foco no cliente e honestidade formam o conjunto de valores que orienta a atuação da marca. São princípios aplicados desde a relação com clientes e parceiros até a gestão dos projetos e a rotina das equipes.
Uma história feita para continuar
Completar 40 anos também abre espaço para pensar sobre permanência. Em uma atividade
marcada por ciclos longos, cada empreendimento reúne uma rede formada por profissionais, fornecedores, clientes e parceiros. Relações estabelecidas ao longo do tempo tornam-se parte do conhecimento acumulado e contribuem para preparar a companhia para os desafios dos próximos anos.
A programação comemorativa de 2026 recupera personagens, projetos e momentos que ajudaram a formar a identidade da WR. Ao revisitar esse percurso, a empresa conecta a experiência adquirida às transformações que continuam acontecendo na engenharia, nas cidades e na maneira como as pessoas utilizam os espaços.
“Aos 40 anos, os edifícios ajudam a contar parte dessa trajetória, mas não contam tudo. Há histórias que não aparecem nas fachadas, nos números ou nas plantas. Estão nas mãos de quem construiu, nas decisões de quem acompanhou cada projeto e nas pessoas que fizeram parte dos canteiros ao longo dessas quatro décadas”, afirma Ricardo Filho, diretor da WR Engenharia.
Quatro décadas depois de seus primeiros projetos, a WR encontra no que já foi construído uma memória de sua atuação e, no que ainda está por vir, espaço para continuar transformando ideias em novos endereços. Entre a experiência acumulada e os projetos que começam a ganhar forma, os 40 anos marcam um capítulo de uma história que segue em construção.
