Tendência

73% dos profissionais de marketing se sentem confiantes sobre o uso de ferramentas de IAs, segundo o LinkedIn

Publicado em

28/10/2023 09h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

No Brasil, 8 em cada 10 planejam aumentar o uso de IA generativa no próximo ano

Os profissionais de marketing de todo o mundo estão prontos para adotar a IA, com quase três quartos (73%) sentindo-se confiantes sobre o uso das novas tecnologias, de acordo com uma nova pesquisa do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo e plataforma líder de publicidade B2B.

O estudo, realizado com mais de 1.500 profissionais de marketing em todo o mundo, revela que a maioria (74%) acredita que a IA mudará significativamente a forma como trabalham no próximo ano, e 42% esperam que ela os ajude a serem mais produtivos. A pesquisa descobriu que 84% acreditam que a IA apoiará o seu trabalho e ajudará a criar espaço para as equipes pensarem de forma inovadora.

Em um cenário de rápido avanço tecnológico, a IA generativa promete apresentar novas formas de trabalho. Globalmente, 6 em cada 10 profissionais de marketing já estão usando a tecnologia, com quase metade (49%) experimentando ferramentas como ChatGPT. O último relatório ‘B2B Marketing Benchmark’ do LinkedIn também revela que quase 8 em cada 10 (76%) líderes de marketing B2B no Brasil planejam aumentar o uso de IA generativa no próximo ano.

À medida que as empresas procuram manter-se próximas de seus consumidores e alavancar a criatividade para marcarem presença na memória de seu público, a IA permitirá que os profissionais de marketing dediquem mais tempo a trabalhos estratégicos, como relacionamento com clientes, por exemplo. Os profissionais de marketing planejam usar IA para tarefas diárias, como resumir artigos e vídeos extensos (77%), criar rascunhos de conteúdos escritos e apresentações (74%) e ajudá-los a resolver problemas (75%).

Pesquisa conduzida pelo Censuswide e baseada em 29.937 profissionais no Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Singapura, Índia, França, Alemanha, Brasil, Espanha, Arábia Saudita, Holanda, Itália, Indonésia, Filipinas, Malásia, Emirados Árabes Unidos e Japão – incluindo 1.574 profissionais de marketing (maiores de 16 anos), entre 23 e 31 de agosto de 2023. O Censuswide segue e emprega membros da Market Research Society, que se baseia nos princípios da ESOMAR.