Movimentos do mercado

Adriana Saboya é a nova coordenadora de Comunicação e Marketing da Faculdade Uninta Fortaleza

Publicado em

21/02/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Adriana Saboya é um dos grandes nomes da comunicação no Ceará. Com quase 30 anos de profissão, a renomada jornalista iniciou carreira circulando nos principais veículos de comunicação de Fortaleza. À época, recebeu prêmios e honrarias, sinalizando que marcaria sua geração. E assim foi. Seu nome traz respaldo a qualquer projeto em que esteja envolvida. A Faculdade Uninta garantiu uma excelente profissional para os desafios de inserir a instituição de ensino na capital cearense.

No currículo carrega passagem pela gerência de comunicação Projeto Sanear, coordenação de Comunicação e Marketing da Arena Castelão, consultoria de Comunicação da Galvão Engenharia e atuação como editora-chefe da TV Assembleia por 9 anos. Posteriormente, passou a atuar no setores de assessoria, marketing e relacionamento com a mídia para empresas privadas, órgãos públicos, prefeituras municipais, destacando-se até hoje. Além disso, acumula mais de 15 campanhas eleitorais na capital e no interior, sempre na área de estratégia e marketing político. Adriana Saboya tem especialização em Gerência Executiva de Marketing, MBA em Propaganda e Marketing, além de cursos de comunicação corporativa e institucional pela ESPM e Aberje.

Depois de alguns anos trabalhando como autônoma, Adriana decidiu empreender com uma pequena agência de comunicação. Com a pandemia, alguns planos tiveram que ser revisitados:

“Tive que voltar ao modelo autônomo, terceirizando as equipes de trabalho, de acordo com a demanda dos clientes. Quando as coisas estavam voltando ao normal, recebi a proposta da Faculdade Uninta Fortaleza, por meio de seu diretor geral, Marcio Gondim, para assumir o time de comunicação e marketing da Instituição, que está se instalando na capital de pois de 23 anos de tradição no segmento, no interior e em vários estados do país. Está sendo muito instigante voltar ao trabalho de tempo integral, com tantas responsabilidades desafiadoras e liderando uma equipe de ótimos profissionais. Atuar no marketing educacional é estimulante, principalmente em um mercado tão competitivo como em Fortaleza”, conta.

A jornalista acredita que somos o reflexo de nossas experiências pessoais e profissionais e por isso, a partir da pluralidade de suas vivências, ela consegue executar com excelência a gestão de comunicação no segmento educacional.

“Já dei consultoria para outras duas instituições de ensino superior em Fortaleza; isso durou cerca de seis anos. Conhecer esse universo acadêmico, ter tido debates enriquecedores com professores, mestres e doutores, identificar formas de dialogar com alunos e com potenciais alunos me motivou a aceitar esse propósito. Outro aprendizado que trago de projetos anteriores é a habilidade de liderar equipes multidisciplinares. Mais importante que gerenciar projetos e ideias, é motivar pessoas, sentimentos e capacidades individuais. Estou bem feliz com nossa equipe”, conta a jornalista.

Para a profissional, as experiências acumuladas ao longo da vida se somam e se completam, montando um complexo repertório para cada novo trabalho. Adriana explica:

“Uma das coisas que sempre trago comigo é a sede incessante de novos conhecimentos e isso tem sido uma peleja grande! Nós precisamos estar sempre em busca de informação sobre tudo que pode nos ajudar a melhorar nossos resultados. Penso que esse processo de aprendizado é contínuo e interminável. Cada novo projeto, nova ideia ou ação pensada nos instiga a ir além e fazer melhor. Ter uma equipe mais jovem e mais conectada com as tecnologias e com o digital me tirou de uma zona confortável e está me trazendo muitos questionamentos sobre como será a comunicação do futuro. Ninguém sabe como será, mas certamente sabemos que vamos nos preparar para tudo de novo que vier”, ressalta.

Entre suas referências na comunicação, Adriana destaca duas grandes inspirações: Agostinho Gósson e Kenneth Almeida.

“Ainda na faculdade de comunicação, quando ainda achava que seria jornalista de batente para o resto da vida, conheci o melhor de todos os professores, Agostinho Gósson. Uma referência de caráter, idoneidade, verdade e uma grande dose de rebeldia, como pediam aqueles tempos. Já no mundo corporativo, conheci um líder irrequieto, inteligente, perspicaz, de olhos vivos e fala certeira. Ele sempre tirava o melhor de sua equipe. Seu nome é Kenneth Almeida. Ele hoje é diretor de um grande conglomerado de saúde nacional”, compartilha.

Adriana Saboya é a nova coordenadora de Comunicação e Marketing da Faculdade Uninta Fortaleza. Adriana Saboya tem especialização em Gerência Executiva de Marketing, MBA em Propaganda e Marketing, além de cursos de comunicação corporativa e institucional pela ESPM e Aberje.