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Anuário Brasileiro de Live Marketing revela que marcas investiram R$ 100 bi em experiências durante 2023

Publicado em

06/12/2023 08h30

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Números do índice Promoview reúnem informações dos investimentos para a participação de marcas em eventos desde o planejamento até a entrega final

Em 2023 o setor que reúne agências e fornecedores especializados na execução das ações sob o guarda-chuva do conceito “experiências de marcas” apresentou crescimento médio de 16% em relação a 2022 batendo a casa de R$ 1 bilhão de reais em investimentos por parte das empresas que utilizam estas ferramentas para construção de marcas, produtos e serviços. Os números integram o Anuário Brasileiro de Live Marketing 2023/2024 publicado esta semana nas versões impressa e digital.

Eles mostram o tamanho do mercado que reúne os agentes responsáveis pela criação e execução de ativações, eventos corporativos, ações promocionais, incentivos e outros que envolvem experiências dos stakeholders com marcas em todos os níveis dos ambientes digital e presencial.

A cifra é impressionante e empolgante, um record desde que a medição foi feita pela Ampro em 2004. Mas não surpreendente os especialistas. Após ser condenado a morte em 2020, o segmento de ações promocionais e eventos, que dependia de aglomerações para ser realizado, ressurgiu ainda mais forte no pós-pandemia.

O relatório apresenta também o percentual dividido por atividade incluindo apenas os investimentos diretos que passam por dentro da administração das agências, sem os números que envolvem o impacto em outros setores econômicos nas cidades como transportes, alimentação e hospedagens.

A amostragem envolve agências de diversos portes e regiões participantes da rede de agências associadas a plataforma por meio de formulário de pesquisa. A ponderação considera o impacto da região de cada uma delas e o faturamento com base na declaração dos participantes.

‘Os festivais, feiras de negócios, eventos esportivos e uma variedade imensa de atividades para visibilidade de marcas e interação com seus stakeholders voltaram com tudo e o que tivemos foram oferta de briefings foi como nunca se viu, as casas e espaços de eventos sem datas além dos custos de serviços diversos e mão de obra que foram parar nas nuvem. Esse sim podemos chamar do verdadeiro ano da retomada do nosso segmento, comenta Júlio Feijó Neto, editor da Publicação desde 2012.

Para Feijó há um grande espaço para crescimento, mas o setor precisa de organização estrutural.

“Os executivos perceberam a importância do brand experience para construção de marcas numa jornada que começa no on line mas que não funciona sem uma ação presencial. A pandemia mostrou isso.
Então estes investimentos em estruturas físicas para colocar o consumidor dentro do universo da marca ainda está só começando. Isso se transformou numa indústria bilionária mas sem critério. Temos clientes realizando concorrências predatórias, distante dos conceitos de ESG apregoado pela indústria e uma legislação que desfavorece o desenvolvimento da atividade que emprega milhões de pessoas em todo o país”, completa.

O Anuário contempla e reconhece todos os agentes envolvidos na criação e produção de ações promocionais e eventos corporativos, com destaque para agências, executivos, diretores, produtores e criativos que atuam profissionalmente neste setor.

Este mercado bilionário está em crescimento constante a cada ano que passa e, em função disso, foi necessário uma publicação para atender a essa demanda, propiciando aos contratantes destes serviços em todo o País, um estudo completo sobre esta disciplina tão utilizada para ativação de marcas, produtos e serviços.

O conteúdo apresentado é ilustrado com imagens que retratam as mais diferentes situações do mercado promocional, além de números atualizados e analises técnicas de especialistas mostrando a importância deste trabalho para ativação de marca.

A publicação terá uma tiragem inicial de dez mil unidades e será distribuída para as áreas de compras, RH e marketing das principais empresas contratantes de serviços promocionais além de bibliotecas das universidades brasileiras, com versões digitais em todas as plataformas.

O formato de participação, inédito, fará a convergência do conteúdo impresso com o que será publicado nos sites e blogs das agências promocionais participantes do Anuário, ao longo do ano.