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Babyboomers compram mais em mercado, farmácia e lojas de conveniência no Ceará

Publicado em

09/01/2024 16h42

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Levantamento traz um panorama de como são os gastos da população com 59 anos ou mais, considerando cartão de crédito e Pix

Mercados, farmácias e lojas de conveniência lideram o consumo dos babyboomers (nascidos entre 1946 e 1964) no Ceará, que têm aderido às novas tecnologias e passaram a gastar mais com o Pix nesse ano. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Itaú Unibanco sobre as compras feitas por essa geração, que atualmente compreende os brasileiros que têm a partir de 59 anos.

O estudo analisou as transações realizadas com cartões de crédito e as transações via Pix feitas de CPF para CNPJ entre janeiro e outubro de 2023 – e a comparação com o mesmo período de 2022. No caso do Pix, o levantamento considerou apenas as transferências que configuram transação comercial (de CPF para CNPJ).

No período analisado, os gastos dos babyboomers cresceram 44% sobre 2022, com avanço de 43% no número de transações realizadas. Isso se reflete em um ticket médio mais alto, de R$ 209 – o segundo maior entre todas as idades, e o que mais aumentou em relação ao ano passado. Considerando todas as gerações, os babyboomers representam 17,9% do valor transacionado e 17,8% das compras – atrás das gerações Y e X, mas ainda à frente da geração Z, que tem 4% e 7%, respectivamente.

Entre o público com 59 anos ou mais, as mulheres representam 53% do valor gasto, e os homens, 47%. Considerando o número de transações, elas também aparecem à frente, com 57% das compras realizadas. Os homens, no entanto, têm um ticket médio maior, de R$ 228 – enquanto o das mulheres é de R$ 195.

“O perfil de consumo desta geração revela uma preferência consolidada por setores que evidenciam uma busca por conveniência e praticidade. O levantamento visa oferecer insights valiosos sobre como essa parcela da população direciona seus gastos, revelando uma diversidade de interesses e um equilíbrio entre necessidades cotidianas e aspirações pessoais”, afirma Moisés Nascimento, diretor de dados do Itaú Unibanco.

Na análise sobre os segmentos, os dados mostram que os mercados lideram, com 22% de todas as compras realizadas por esse público. As farmácias ocupam o segundo lugar, com 10%, seguidas por lojas de conveniência, que alcançam 6%, restaurantes, com 5%, e postos de combustíveis, com 4,8%. Olhando apenas para as demais gerações, mercados também lideram, mas com uma proporção menor, representando 15,7% das transações, seguidos por lojas de conveniência, com 6,1%, farmácias, com 6%, e restaurantes, com 5%.

Já os segmentos em que a geração mais velha mais aumentou o número de transações – tanto nos pagamentos com crédito quanto com Pix – estão gastos com teatro, com alta de 429%, recarga de celular, com 220%, redes varejistas, com 205%, máquinas e ferramentas, com 191%, e planos de saúde e odontológicos, com 190%.