Design

Bando Propaganda assina o reposicionamento de marca da Unichristus, agora Universidade Christus

Por Redação

14/01/2026 18h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Projeto acompanha o reconhecimento do MEC e marca um novo momento da instituição no cenário educacional cearense

A Bando Propaganda conduziu o reposicionamento completo da comunicação da então Unichristus, que, após receber a chancela do MEC, passou a ser oficialmente reconhecida como Universidade Christus. A nova identidade visual foi pensada para ressignificar esse momento histórico, deixando claro que a mudança representa uma nova fase da instituição no cenário educacional cearense, e não apenas a troca de um nome.

“Diferente da faculdade, a universidade une ensino, pesquisa e extensão. Prática e teoria. Em outras palavras, o conhecimento é criado na universidade”, explica Giacomo Brayner, CCO da Bando. “Então o nosso desafio partiu de criar uma comunicação que expressasse toda essa evolução, não só que mudou o nome de Unichristus para Universidade Christus”, finaliza.

Com essa diretriz estratégica, o novo logo traz um estilo mais moderno, sem perder os traços clássicos. O brasão e as iniciais UCH posicionam a visão e os valores da instituição. O novo símbolo da Universidade Christus é uma síntese visual em que a tradição e contemporaneidade se encontram em um design minimalista, preciso e carregado de significado. Sua silhueta remete a um brasão contemporâneo, referência clássica ao legado, proteção e credibilidade das instituições de ensino reinterpretada com simplicidade formal e forte impacto.

No centro da marca, uma fusão harmoniosa das iniciais U e H dá origem à letra C, revelada por meio do uso do espaço negativo e dos princípios da Gestalt. Essa construção vai além do aspecto gráfico: é uma solução conceitual que materializa a integração indissociável entre ensino, ciência e formação humana. A união orgânica entre a tradição acadêmica e a inovação contínua. Uma identidade singular e memorável, capaz de comunicar a essência da marca com clareza, consistência e imediatismo.

A campanha se dividiu em duas fases: o teaser gerou grande expectativa com paineis de led, outdoors, spot de rádio e vídeos nas redes sociais; já o lançamento contou com outdoors, anúncios de jornal, presskit, paineis de led, empena, spot, mídias nas redes sociais e comunicação de endomarketing, preparando os alunos e professores para o novo momento.

FICHA TÉCNICA:
Diretor de criação:
Giácomo Brayner
Head de Design: Lucas Leite
Finalização: Haroldo Junior e Lucas Araújo
Revisão: Vera Alves
Motion: Marina Medeiros
Executiva de contas: Lidiane Brito