Campanhas

Claro lança campanha em parceria com a agência iD\TBWA com foco em pequenas e médias empresas

Publicado em

09/02/2024 10h34

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Campanha partiu de um estudo de dados públicos e faz uso de uma abordagem B2B2C

A Claro anuncia hoje o lançamento da sua nova plataforma de comunicação de Claro empresas com o mote “mais conexão, mais negócios”, em parceria com a agência iD\TBWA e produzidas pela Jamute e Paranoid. Com o objetivo de fortalecer a imagem da marca e reforçar a qualidade dos serviços, a campanha partiu de um estudo de dados públicos e faz uso de uma abordagem B2B2C para mostrar que conexões de qualidade melhoraram a experiência do consumidor final e geraram mais negócios para o PME.

O filme e as peças criadas são estreladas por empreendedores reais que são clientes Claro empresas e bem avaliados por seus consumidores, a partir do levantamento de dados feito pela operadora e pela agência.

“A campanha nasceu da necessidade de tangibilizar o nosso mote de “quanto mais conexão, mais negócios” para o pequeno e médio empreendedor, a partir de um ponto de vista que fosse inovador na categoria. Para isso, foi fundamental nos basearmos em dados que comprovassem esse conceito e trouxesse maior identificação com o nosso cliente e seu público, com a intenção de trazer ainda mais relevância e autenticidade para a nossa comunicação”, reforça Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.

Disponível tanto em mídia offline, quanto online, a campanha é personalizada e conta com conteúdos exclusivos para cada rede, com a intenção de valorizar a linguagem nativa de cada ambiente e também contar a história dos empreendedores com a Claro empresas, por diferentes ângulos.

Dados apontam os clientes Claro empresas como os mais satisfeitos

Para comprovar que a conectividade da operadora pode trazer melhores resultados aos pequenos e médios empresários, a empresa desenvolveu um projeto de dados inédito, baseada em uma pesquisa que apontou que os estabelecimentos conectados com Claro empresas contratados são, em média, melhor avaliados por seus consumidores, através do Google Meu Negócio, do que seus concorrentes.

A pesquisa teve uma amostra representativa de mais um milhão de empresas, distribuídas em 41 cidades do país e em 10 categorias de negócios. Entre as categorias analisadas estão: padarias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes, oficinas mecânicas, entre outros. O levantamento validado estatisticamente, apontou estabelecimentos clientes da Claro empresas com notas médias superiores às de seus concorrentes, no Google Meu Negócio, em avaliações feitas por seus consumidores, onde clientes da Claro empresas são avaliados com uma média de 4,69 estrelas de avaliação nos reviews, enquanto a média de mercado é de 4,57.

O cenário digital atual aponta em levantamentos dos últimos anos que 72% dos brasileiros realizam pesquisas online antes de concretizar uma compra e 77% confiam em avaliações realizadas na internet para tomar decisões entre diversos negócios, segundo dados da Forecast E-marketer Brasil e da Provokers e Google Brasil.

“Entendemos que há uma correlação entre a operadora que atende um PME e sua pontuação média nas avaliações do Google Meu Negócio e, com isso, conseguimos reafirmar o nosso mote de quanto mais conexões, mais negócios e que uma excelente conexão apoia nossos clientes em conquistar melhor reputação das empresas no digital. Isso só reforça a nossa estratégia, que é centrada em oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, que são os PMEs, mas sem esquecer que isso reflete diretamente na satisfação do consumidor dessas pequenas e médias empresas”, afirma Douglas Bego, diretor de Claro empresas.

O projeto de dados batizado “G-Review Dataset”, desenvolvido pelo laboratório de inovação da iD\TBWA, o iDx – Inovação e Design de Experiência -, foi fundamental para identificar a operadora de cada um dos estabelecimentos avaliados, correlacionando essas informações com as avaliações no Google Meu Negócio. Esta plataforma de dados aberta oferece uma visão única e poderosa, capaz de impulsionar estratégias inteligentes de vendas, gestão e suporte ao cliente.

“Quando sugerimos a ativação para a Claro, pensamos desde o primeiro momento em uma ação disruptiva, que fugisse do lugar comum, trazendo histórias reais de empreendedores que são reconhecidos pela satisfação de seus clientes. Por meio do nosso time de inovação e design de experiência da agência, desenvolvemos uma inteligência de dados capaz de mensurar todas as informações de como os empreendedores utilizam os produtos PME da Claro para se comunicar com o consumidor final. Essa inciativa é muito mais do que uma campanha, é uma solução data-driven desde a concepção até o acompanhamento do sucesso de negócio”, afirma Camila M. Costa, CEO e sócia da iD\TBWA.

FICHA TÉCNICA

Agência: iD\TBWA

Cliente: Claro empresas

Produto: Institucional

CEO: Camila Costa

CSIO: Marco Sinatura

Diretora Executiva de Negócios: Alessandra Sant’Ana

Diretor Executivo de Canais & Engajamento: Thiago Fernandes

Diretor Executivo de Criação: Sthefan Ko

Diretor de Criação: Guga Diehl

Criação: Marcelo Romko, Nando Zenari, Leonardo Bocardi, Adryel Correia, Ellen Reis, Marina Martins

Negócios: Alessandra Santana, Letícia Maciel, Manuela Motta, Mariana Rissi, Natalia Patez e Vanessa Ferreira

Canais & Engajamento: Thiago Fernandes, Carolina Jaguski, Bianca Santana, Matheus Lopes, Pedro Manieri, Victor Lopes

Planejamento: Juliana Meirelles, Vinícius Picollo, Carolina Elizaur

Brand Social: Renato Santolíquido, Renan Dantas

IDx (Inovação): Rodrigo Carvalho, Newton Araújo, Julio Bigoli

Produção: Paula Saraiva, Adriana Silva

Produtora de imagem: Paranoid

Produção Executiva: Marcel Weckx e Luiz Armesto

Atendimento: Marina Marujo e Náthalie Vieria

Diretor Filmes TV: Sala 12

Diretora Social: Karol Maia

Diretor de fotografia Filmes TV: Caetano Salerno

Diretor de fotografia Social: René Baldissera

1º Ass de Direção: Carol Fonseca

2º Ass de Direção: Jaqueline Bonano e Mary Cruz

Diretor de Produção: Davis Fabri

Direção de Arte: Mariana Cavalcante

Figurinista: Duda Waddington

Produção de Elenco: Cintia Capellano

Maquiagem: Vick Garaventa

Fotógrafo Still: René Baldissera

Coordenação de Pós Produção: Paula Solano

Finalizador: Cris Caffaro e Driano Torres

Montador: Tiago Gil

Correção de cor: Psycho N’Look

Colorista: João Moreira

Pós produção: Warriors

Produtora de Som: Jamute

Produção executiva de som: James Feeler

Produtor Musical: James Feeler e Leandro Barduzzi

Engenheiro de som: Junior Aragaki, Otávio Bertolo, Sanjai Cardoso

Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes

Atendimento: Kiki Eisenbraun e Hingrit Nistche

Aprovação do Cliente: Ane Lopes, Fernanda Lamego, Katia Nogueira, Tatiane Leal, Diego Tovar, Edê Albuquerque