Advance Comunicação, EBMQUINTTO, PHD Propaganda e SG Propag respondem
Em 1914 nasceu a primeira agência de publicidade, desde então, a necessidade de contar com agências que impulsionam a estratégia e a criatividade de uma marca tornou-se crucial. Com esse ‘match’ entre empresas e agências fomentando o mercado, as agências cearenses conseguiram firmar parcerias longas e prósperas com empresas que enxergaram que a comunicação é a chave para o sucesso.
Para evidenciar essas relações, a coluna Fala Sinapro! reuniu agências que colecionam anos de atuação com empresas. Para contextualizar, Advance Comunicação, EBMQUINTTO, PHD Propaganda e SG Propag contam o que firma a longevidade dessas parcerias.
A Advance Comunicação acumula 23 anos de relacionamento com a Pague Menos. Nesses anos de parceria, a agência empenhou-se em oferecer soluções inovadoras que impulsionaram o crescimento da empresa.
“Assumimos a conta em abril de 2001, quando a Pague Menos tinha 160 lojas. Hoje, junto com a Extrafarma, já são mais de 1.600 lojas em todo o Brasil. Então, crescemos junto com a Pague Menos, de forma orgânica”, esclarece Eliziane Colares, CEO da Advance.
O esforço em promover movimentos estratégicos para a marca foi o que perpetuou essa relação. Ao longo dos 23 anos, Eliziane cita quais foram os principais cases que marcam essa relação.
“Ao longo desse tempo, foram muitos projetos de sucesso: 9 edições do Encontro de Mulheres e mais de 30 etapas do Circuito de Corridas, em cidades como Fortaleza, Recife, Salvador, Natal, João Pessoa, Aracaju, São Luís, Maceió, São Paulo, Rio, Floripa, Campo Grande, Belém, Manaus, Goiânia e Brasília”, conta.
“Outra campanha de sucesso é “Amor é o que nos faz gigantes”, que valorizou a grandiosidade da Pague Menos em ser a primeira rede de farmácias do Brasil a chegar em todos os estados da federação e mais o Distrito Federal. Essa campanha foi tão forte que foi incorporada como um ativo da companhia: a comunicação interna até hoje é ancorada no “time de gigantes”, fruto do desdobramento interno da campanha”, completa Eliziane.
Campanha “Amor é o que nos faz gigantes”
Em 2023, a Pague Menos foi a primeira rede de farmácias a patrocinar o Big Brother Brasil. Com esse passo inédito, a Advance conquistou junto à empresa uma visibilidade nacional .
“Tivemos também o case de rebranding da marca que potencializou a visibilidade das lojas e, mais recentemente, tivemos o BBB23. A Pague Menos foi a primeira rede de farmácias a patrocinar o principal Reality Show da Globo. Foram meses de trabalho muito intenso. Ao final, a Pague Menos saiu com um crescimento sustentável de vendas e novos clientes conquistados, amplificando sua visibilidade nacional”, finaliza Eliziane.
Para o futuro desta parceria, a CEO da Advance, visualiza os próximos desafios e destaca como a cultura da empresa está enraizada na alma da agência.
“O segmento de farmácias está cada vez mais competitivo e, neste momento, conhecer profundamente o segmento, os mercados prioritários da Pague Menos e ter na veia a cultura da organização, faz muita diferença. Juntando tudo isso com a nossa expertise em varejo, vislumbramos caminhos de novas arrancadas de crescimento para a marca. É nesse sentido que fortalecemos nossa parceria”, finaliza.
Com 18 anos de história recém completados, a EBMQUINTTO e o Colégio ND cresceram juntos ao longo do tempo, Paulo Victor Cavalcante, Diretor de Atendimento da EBMQUINTTO, compartilhou que antes mesmo do atual nome da agência existir, o Colégio ND já fazia parte da carteira de clientes.
“O ND foi o meu primeiro cliente fixo e está comigo desde então. A nossa parceria completou 18 anos em 2023 e passamos por muitas histórias e campanhas. Crescemos juntos, pois no início éramos uma agência pequena, com 3 pessoas no total e o colégio atendia apenas até o ensino fundamental. A Guapo se tornou Quintto Comunicação e depois EBMQUINTTO, assim como o ND evoluiu a um colégio de grande porte, com 2 prédios, grade curricular completa e se tornou uma referência em metodologia educacional”, contextualiza Paulo.
Nessa longa jornada, o Colégio ND pôde perceber o impacto de uma comunicação estratégica. Em 2005, ao se deparar com as habilidades dos profissionais de comunicação, o Colégio se deslumbrou com o poder de uma campanha. Paulo Victor relembra os cases que marcaram essa parceria.
“Em 2005, quando fizemos a nossa primeira campanha, com o conceito “pense grande”, a qual foi um marco para o ND, pois ele percebeu como uma campanha bem estruturada pode ajudar no posicionamento da sua marca. E, em 2010, quando fizemos a primeira campanha de matrícula veiculada em televisão. A campanha foi muito especial, pois usamos o próprio diretor como garoto propaganda, marcava a inauguração do seu primeiro prédio e estrutura totalmente reformada e também registrou o maior salto de matrículas efetuadas em sua história.
Campanha Colégio ND
Para 2024, a EBMQUINTTO pretende continuar investindo em uma comunicação cada vez mais tecnológica e na produção de conteúdos relevantes para os pais e alunos.
“Estamos investindo muito na comunicação digital do Colégio ND. Acreditamos que o maior desafio é manter um diálogo atualizado com seus alunos, utilizando as plataformas digitais, com conteúdos relevantes e de interesse do seu público, ao mesmo tempo que posiciona o colégio como inovador, inteligente e com alta qualidade educacional para os pais”, finaliza Paulo.
A PHD Propaganda acumula 21 anos de parceria com a concessionária Guarautos, Paulo Henrique Donato, Diretor da agência, conta como iniciou essa história.
“Na verdade, a gente começou a atender a Guarautos através da Fiat Regional, que a gente atendia a conta da Fiat Fábrica. E, aí através da Regional a gente atendia às concessionárias locais. Começamos a ter uma afinidade maior com a Guarautos, a nível de transparência, de objetividade, de respeito”, conta Paulo.
Sobre as campanhas criadas ao longo desses anos, Paulo cita “O orgulho de ser cearense” em que foi resgatado a origem da empresa como a primeira concessionária Fiat do estado do Ceará.
Campanha Guarautos
Apesar do mercado automobilístico estar passando por uma transformação, Paulo acredita que o investimento em conteúdos digitais e offline é a melhor estratégia para ampliar o alcance da empresa.
“A gente tem que cada vez mais trabalhar personalizado. Porque cada carro tem um estilo de compra. Temos feito muitos trabalhos tanto na parte digital como na parte off, o que está fazendo com que a Guarautos continue realmente verbalizando e ganhando espaço e mercado a cada dia. Mas o que a gente acredita é que cada vez mais a gente vai ter que usar a inteligência através dos números para fazer uma estratégia bem feita”, finaliza Paulo.
Com mais tempo de parceria, a SG Propag completa 42 anos ao lado da Casa Pio. Em 1982, a empresa buscava uma agência com experiência em varejo e uma veia criativa. Esse encontro de propósitos fez o relacionamento perpetuar gerações e continuar pulsando inovação e criatividade.
“Foi uma sinergia de propósitos e forma de trabalho entre meu pai, Assis Santos, e Clóvis Jr. Foi o começo de uma grande história de muitas campanhas e sucessos, desde o famoso prazo de 60, 90, 120 e 150 dias e nosso maior case, o PáPéPio. Já são 42 anos de um relacionamento de muito respeito e criatividade”, compartilha Bob Santos, Diretor Geral da SG.
A campanha de Dia das Crianças ‘PáPéPio’ foi o case mais marcante dessa parceria. O jingle marcou o imaginário coletivo e esse ano a clássica campanha completa 40 anos.
Campanha PáPéPio
“O ano de 2024 é especial para nossa agência e a Casa Pio com 40 anos de PáPéPio. Um marco no mercado publicitário no Nordeste. Estamos preparando um grande projeto que abrange promoções e ações de marketing para comemorar a data. O valor de uma relação comercial de mais de 42 anos é surpreendente em qualquer setor, imagina na relação entre agência e cliente. Essa sinergia nos permite avançar a cada ano na ampliação dos objetivos de cada campanha. Nosso planejamento é anual e contempla dezenas de campanhas e inúmeras ações ao longo do ano. Agora, em janeiro, já veiculamos as primeiras três campanhas e estamos produzindo para fevereiro e março”, finaliza Bob.